As múltiplas facetas de Ivan Serpa são destaque na programação de julho do CCBB Educativo

 


A vida e obra do artista serão exploradas por meio de visitas online e presenciais no CCBB São Paulo


O programa CCBB Educativo apresenta a exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto que faz uma retrospectiva de Ivan Serpa, artista carioca que é considerado grande expoente da arte concreta brasileira. Com 200 obras, que percorrem mais de vinte anos da produção do artista, restaurador e educador, a mostra nos permite conhecer, para além do concretismo, as experimentações e pesquisas desenvolvidas por Serpa. O público poderá acompanhar a exposição de duas formas: pelas Visitas on-line para escolas e instituições e pelas Visitas mediadas presenciais em cartaz no CCBB São Paulo.

As visitas on-line para escolas e instituições realizadas pelos educadores são pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas e o patrimônio cultural como forma de construção da identidade, levando em consideração a pluralidade dos públicos. Essas atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades. A participação é gratuita pela plataforma Zoom, clique aqui para agendar a visita, que está divida em três tópicos:

Educador
Artista e restaurador, Ivan Serpa foi também professor de francês e de artes. Criou a Escolinha de Artes do MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, um importante espaço de iniciação artística. Além de crianças, Ivan Serpa também lecionou para adultos e alguns se tornaram grandes nomes da arte brasileira. Ao olharmos atentamente para o conjunto de obras presentes na exposição, podemos ter ideias sobre como o professor Ivan Serpa pode ter sido também inspirado por seus alunos em seu fazer artístico.

Vida e obra
Ao visitarmos uma exposição com caráter retrospectivo compreendemos a importância da biografia para compreender uma trajetória artística. Podemos nos aproximar dos caminhos tomados e dos eventos que levaram a mudanças dos percursos artísticos, percebemos também como o contexto e momento em que o artista viveu o influenciou. Apresenta trabalhos feitos ao longo de mais de 20 anos em que Serpa se dedicou à arte, mantendo-se ativo e em constante transformação até o momento de seu falecimento.

Concretismo
Esse foi um movimento artístico presente nas artes visuais e literatura. Com origem na Europa, chegou ao Brasil a partir dos anos 1950, onde foi incorporado às questões específicas brasileiras por uma geração de artistas. Alguns dos princípios deste movimento nas artes visuais eram a utilização de figuras geométricas e a preocupação com elementos puramente plásticos - cores e planos Alguns grupos de artistas surgiram e articularam o cenário concretista brasileiro, como o Grupo Frente, liderado por Ivan Serpa, e do qual fizeram parte Abraham Palatnik, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Décio Vieira, entre outros.

Já nas Visitas mediadas presenciais, em cartaz no CCBB São Paulo, a equipe do CCBB Educativo convida professores e responsáveis por grupos interessados a conhecer mais sobre a influência desse artista no concretismo brasileiro e a dialogar sobre arte e cultura. A mostra é uma retrospectiva que apresenta a produção de Serpa e as diversas técnicas por ele exploradas entre os anos 1950 e 1970. As visitas acontecem aos domingos, 2ª-feiras, 4ª-feiras e 6ª-feiras, às 12h e às 16h30 e 5ª-feiras e sábados, às 12h. Na Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico de São Paulo.


Como uma obra de arte lida com o tempo?
O tempo é um assunto recorrente na história da arte, visto que uma obra pode assumir novas leituras com o passar dos anos. Um artista quando produz um trabalho pode dialogar com o passado, com o presente ou ser um "visionário" projetando tendências para o futuro. Junto dos educadores do Programa CCBB Educativo é possível descobrir de quais maneiras o tempo está presente na obra de Ivan Serpa.

Link para Imagens:
=========================

Relacionamento com a imprensa
f e r v o - comunicação, conteúdo & relacionamento 2PRÓ Comunicação
Priscila Cotta - priscila.cotta@agenciafervo.com.br
Myrian Vallone - myrian.vallone@2pro.com.br
Belisa Barga - belisa.barga@2pro.com.br
Elisabete Machado - elisabete.machado@2pro.com.br
Juliana Oliveira 
juliana.oliveira@2pro.com.br

Assessoria de imprensa CCBB:
Leonardo Guarniero
(11) 4297-0600 | leoguarniero@bb.com.br


Redes sociais CCBB São Paulo
Facebook/ccbbsp | Twitter/ @ccbb_sp | Instagram/ccbbsp


Comentários