Colaboradores do Grupo São Cristóvão Saúde ganham novos treinamentos pelo IEP

 




Colaboradores do Grupo São Cristóvão Saúde ganham novos treinamentos pelo IEP

Inaugurada em maio deste ano, a nova sede do Instituto de Ensino e Pesquisa - IEP Dona Cica inicia processos de capacitação profissional de colaboradores do Grupo



Visando a qualidade no atendimento e a capacitação de todos os profissionais envolvidos com a Instituição, o setor de Educação Continuada do Grupo São Cristóvão Saúde vem realizando diversos treinamentos para toda a sua equipe multidisciplinar. O processo de capacitação profissional dos colaboradores, realizado na nova sede do Instituto de Ensino e Pesquisa "Maria Patrocínia Pereira Ventura - IEP Dona Cica", inaugurada em maio deste ano, contempla diversas áreas, tanto assistenciais quanto administrativas, incluindo: Enfermagem, Médicos, Recepção, Segurança, Manobrista, Higiene e limpeza, entre outras.

De acordo com a coordenadora da Educação Continuada, Adriana Bacchin Pelissari, os treinamentos são promovidos usando diversas formas e metodologias de ensino e aprendizado, sendo presencial, semipresencial ou EAD. Além disso, treinamentos híbridos são oferecidos para o público interno do São Cristóvão Saúde e online para os colaboradores e público externo, como o programa "Sextas ao Vivo", criado em outubro de 2020 pelo time de Educação Continuada, com o intuito de promover aulas de forma totalmente gratuita via plataforma Zoom e abordagem de temas diferenciados. Essa iniciativa já atingiu mais de mil alunos desde o início do projeto e vem crescendo mensalmente.

Os treinamentos são realizados pelo time de Educação Continuada, composto pelas profissionais: Enfª Adriana Bacchin Pelissari (Coordenadora de Educação Continuada), Enfª Vânia da Conceição Augusto de Souza, Enfª Danielle Cristina dos Santos Goto, Farmacêutica Myrian Kazumi Sano e Ftª Jaqueline Spadari, todas analistas de educação continuada com ampla experiência no mercado e habilitadas para treinamentos teóricos, práticos, BLS, ACLS, simulações realísticas e treinamento de habilidades.

Com a chegada da Coordenadora da Educação Continuada, Adriana Bacchin Pelissari, foi criado um painel de indicadores específicos do setor, a fim de compreender quais os treinamentos gerados para atender a demanda Institucional, cujos dados começaram a ser mensurados, divulgados e utilizados para análise crítica, metas e planos de ação. O painel de bordo também direcionou o aumento da produtividade com o incremento de treinamentos nas Unidades do Centro Ambulatorial Américo Ventura (CAAVs) e Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS). "Dentre os principais benefícios realizados por esse processo de capacitação e aprimoramento profissional, temos o trabalho padronizado com foco na segurança do paciente, bem como o seguimento das rotinas e protocolos Institucionais, trazendo a melhor experiência possível ao nosso beneficiário", afirma Adriana Bacchin Pelissari.

No que diz respeito aos robôs importados recentemente da Noruega, o primeiro treinamento com o simulador de alta fidelidade acontecerá ainda no mês de junho, cujo público-alvo é composto por médicos de diversas especialidades, equipe de enfermagem e grupo multidisciplinar. Os manequins, situados na sala de simulação realística clínica e comportamental do IEP, reproduzem sons pulmonares, cardíacos, abdominais, bem como o movimento dos olhos, pulsos palpáveis nos quatro membros, possibilidade de punção venosa, infusões de medicamentos e passagens de cateteres diversos, podendo ser utilizados para todos os tipos de simulações.

Para garantir um treinamento linear e homogêneo a toda equipe Institucional, a Educação Continuada - com o apoio e aprovação da Alta Direção do Grupo - contratou duas profissionais das áreas de Enfermagem e Farmácia para compor o time. "Nosso objetivo é manter nossos colaboradores dos mais variados setores em constante processo de atualização e capacitação profissional. Por isso, a Educação Continuada do São Cristóvão Saúde tem essa missão de aprimorar, cada vez mais, o conhecimento e a experiência dos profissionais no que diz respeito ao atendimento de excelência voltado aos nossos pacientes, seja na parte administrativa ou assistencial", declara o Presidente/ CEO do Grupo, Engº Valdir Pereira Ventura.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, sete Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 108 anos em dezembro de 2019. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente, Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentou a capacidade de internação passando de 171 para 275 leitos, além das sete Unidades dos Centros Ambulatoriais, Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV) e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 126 mil vidas do Plano de Saúde.

O atual Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, é também o Vice-Presidente da ACSP - Associação Comercial de São Paulo e o 1º Diretor Financeiro da FEHOSP- Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo.

Informações para a imprensa: PR Consulting Americas - 11 3078-7272

Comentários