Conheça 5 características de uma pessoa com dislexia e saiba como ajudá-la

 






Conheça 5 características de uma pessoa com dislexia e saiba como ajudá-la

A dislexia é considerada um transtorno específico da aprendizagem que afeta as habilidades básicas de leitura e escrita, e geralmente envolve um conjunto de sintomas. Para Juliana Amorina, diretora presidente do Instituto ABCD "Há diferentes graus de dislexia, normalmente descritos como leve, moderado e severo. O grau de dislexia baseia-se, em geral, na severidade das dificuldades apresentadas pela pessoa. Mas com um suporte adequado, a grande maioria das dificuldades podem ser superadas", afirma.

Veja 5 características de uma pessoa com dislexia listadas pelo Instituto ABCD, que disponibiliza em seu site uma série de materiais e informações sobre o transtorno, inclusive um teste rápido que pode ajudar na identificação da dislexia.

- Dificuldade para memorizar e pronunciar palavras novas

- Precisa de mais tempo para ler e escrever

- Não gosta de ler textos em voz alta, principalmente na frente dos outros

- Comete alguns erros ortográficos

- Esquece a ortografia de palavras frequentes

Para ajudar uma pessoa com dislexia, algumas dicas são essenciais: Aprecie o seu esforço; comemore suas conquistas; respeite o seu tempo, principalmente em provas ou tarefas escritas; leia para a pessoa ou indique leitores de texto. E, mais importante, valorize as suas aptidões e talento.

*Sobre o Instituto ABCD

O Instituto ABCD é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, que contribuam com o desenvolvimento e gerem oportunidades para que pessoas com dislexia tenham sucesso na escola, no trabalho e na vida.

Acompanhe o Instituto ABCD nas redes:

Instagram: @iabcd @edueduapp

Facebook: @InstitutoABCD

Contato com imprensa

Comentários