Cuidados com a respiração nasal ajudam a prevenir doenças respiratórias e irritações durante o inverno

 





Cuidados com a respiração nasal ajudam a prevenir doenças
respiratórias e irritações durante o inverno

Meses mais secos do ano exigem cuidados com as vias nasais e importância da respiração correta

São Paulo, 09 de junho de 2020 - A chegada do inverno costuma agravar doenças respiratórias da população, em meio a temperatura e umidade mais baixa do ar. Essas características climáticas acabam criando um ambiente propício para a proliferação a circulação de vírus e bactérias1. Com isso, há um aumento de casos de casos de gripes e resfriados3. De acordo com a OMS, a gripe cause comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas todos os anos.

Em meio a esse quadro, é fundamental que a população, principalmente os grupos vulneráveis, como idosos e crianças, adotem medidas de prevenção e cuidados, para evitar o agravamento do quadro respiratório. O hábito de limpar e hidratar o nariz é uma das práticas que melhor ajudam a prevenir problemas nasais, e ajudam a reduzir doenças respiratórias. Essa prática diminui de 30% a 50% a frequência de uso de medicações, casos de gripes e resfriados4.

Para o médico Fabrizio Romano, otorrinolaringologista e presidente da Academia Brasileira de Rinologia, "os quadros mais comuns são as gripes e resfriados. A rinite alérgica também é bastante comum. Sinusites vem logo em seguida. Mas às vezes, a obstrução nasal pode indicar algum problema mais sério, inclusive tumores, por isso sempre é necessária a avaliação de um otorrinolaringologista".

O especialista destaca que a lavagem nasal é uma das formas mais eficientes de prevenir esses quadros nessa época do ano "No inverno aumenta a transmissão das doenças respiratórias. O ar frio e seco também piora os quadros alérgicos. Por isso, nesta época do ano devemos recobrar nossos cuidados com a respiração". No entanto, consultar um médico especialista caso haja algum problema com o sistema respiratório é fundamental: "Procure um otorrinolaringologista sempre que não estivermos conseguindo respirar de forma adequada pelo nariz, ou então com sintomas como perda de olfato, secreção nasal, espirros, coceira e dor. Além disso, a lavagem nasal com solução salina ajuda a manter as fossas nasais funcionando bem e previne doenças respiratórias", destaca Romano.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com o nariz para prevenção das doenças respiratórias e os benefícios da respiração feita pelo nariz de forma correta, a Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), com o apoio da Libbs Farmacêutica, promovem a 2a Semana da Respiração Nasal, que acontece de 21 a 25 de junho.

Saiba mais em: https://www.familiarespira.com.br/

Referências
1. Ministério da Saúde (BR). Exposição ao frio pode agravar doenças respiratórias [internet]. [acesso em 1 jun. 2020]. 2013. Disponível em: https://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/32729-exposicao-ao-frio-pode-agravar-doencas-respiratorias

2. Slapak, I. et al. Efficacy of isotonic nasal wash (seawater) in the treatment and prevention of rhinitis in children. Arch. Otolaryngol. Head Neck Surg. 2008; 134(1):67-74.

3 Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente. Infecções respiratórias, como gripes e resfriados, aumentam no inverno [internet]. [acesso em 9 jun. 2021]. Disponível em https://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/43-infeccoes

4 National Library of Medicine. Efficacy of isotonic nasal wash (seawater) in the treatment and prevention of rhinitis in children [internet]. [acesso em 9 jun. 2021]. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18209140/
Sobre a Libbs Farmacêutica
A Libbs é uma indústria farmacêutica brasileira 100% nacional, que está no mercado há mais de 60 anos e conta com cerca de 2.600 colaboradores. A companhia investe 10% de seu faturamento entre P&D e inovação e comercializa cerca de 90 marcas em mais de 200 apresentações de medicamentos, distribuídos nas seguintes especialidades: cardiovascular, ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, transplantes e sistema nervoso central. Foi a primeira indústria farmacêutica a implantar o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (rastreabilidade).

Recentemente, inaugurou sua unidade de Biotecnologia, responsável pela produção de medicamentos biológicos indicados para tratar câncer e doenças autoimunes, com tecnologia single-use (produção que utiliza biorreatores com bolsas descartáveis). Por entender que tratar da vida vai além de fabricar medicamentos, a empresa também realiza um trabalho de responsabilidade social corporativa com o apoio a projetos educacionais, culturais e esportivos com foco em saúde, educação e qualidade de vida, sempre vinculados à superação de limitações. O seu propósito é contribuir para que as pessoas alcancem uma vida plena e sua aspiração é ser a farmacêutica brasileira mais admirada do mundo.

Comentários