Grupo Metronorte, da GM, aumenta conversão de vendas on-line em mais de 20% com a Linx

 


Grupo Metronorte, da GM, aumenta conversão de vendas on-line em mais de 20% com a Linx
Mesmo durante a pandemia, que impactou o segmento automotivo significativamente, base de clientes do grupo cresceu 25% no período

Paraná, 17 de junho de 2021 - A partir de uma parceria de sucesso com a Linx, empresa líder em tecnologia para o varejo, o Grupo Metronorte, com sede em Londrina (PR), conquistou um resultado expressivo entre as concessionárias da General Motors (GM) do Brasil durante a pandemia. De março de 2020 a março de 2021, comparado com os doze meses anteriores, a empresa aumentou a conversão total de vendas on-line em 20% para veículos novos e 23% para seminovos. Mesmo com as restrições e até fechamento de lojas físicas, a adaptação para o digital manteve o faturamento da empresa em patamares semelhantes aos anteriores à pandemia e a base de clientes cresceu 25% no período.

Os resultados positivos são creditados à solução desenvolvida em conjunto com a Linx, o App do Consumidor, adotado ainda em 2018. À época, a Metronorte foi a primeira concessionária do Brasil a disponibilizar um aplicativo completo de vendas e atendimento ao cliente, que cobre desde vendas de automóveis novos e seminovos até o pós-vendas (aftermarket) - este último considerado essencial para superar o momento de crise.

Disponível para smartphones Android e IOS, a solução permite aos clientes consultas e compras de automóveis, autopeças e acessórios; agendamento e acompanhamento de serviços, como visitas, manutenções e test drives; e atendimento on-line completo, com direito a consultas com colaboradores da Metronorte. Com a solução totalmente integrada ao sistema de gestão ERP, o Linx DMS, os gestores da concessionária ainda podem controlar vendas, estoques, serviços prestados e visualizar dados em tempo real e na palma da mão, otimizando processos do dia a dia e ganhando insights estratégicos para o negócio.

Segundo Feres Nabhan, diretor comercial do Grupo Metronorte, a promoção do aplicativo nos canais de marketing e propaganda da Metronorte e o treinamento constante da equipe desde sua adoção foram essenciais para que a empresa atingisse maturidade em vendas digitais e atendimento on-line e estivesse preparada para conquistar os excelentes resultados quando a pandemia chegou. "O agendamento de serviços acontece on-line, muito rapidamente, e temos benefícios indiretos como a redução dos custos e do tempo de espera no atendimento. Mesmo com as lojas fechadas, temos vendido até seis carros diariamente. Isso acontece porque podemos estar na casa do cliente 24 horas por dia", avalia o executivo.

Outra vantagem é que, como boa parte da interação com os clientes agora acontece por meio do aplicativo, é possível uma visualização completa do seu comportamento e preferências, trazendo inteligência de dados para o negócio e insights para estratégias de marketing direcionadas, como a gestão de relacionamento com o cliente (CRM - Customer Relationship Management). Nessa área, Nabhan destaca o envio de comunicações personalizadas para a base de clientes, em conformidade total à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que abordam o cliente com o produto e serviço certos, no momento certo. "Isso acontece em recalls de veículos, por exemplo, quando enviamos mensagens apenas para os proprietários dos veículos listados, já propondo o agendamento dos serviços que ele precisa", exemplifica.

Renato Lass, diretor de negócios do segmento automotivo da Linx, afirma que esse fator traz segurança para os clientes, que podem contar com a empresa em momentos importantes. "O consumidor de hoje busca um atendimento cada vez mais personalizado e conveniente. Com uso de dados de forma inteligente e facilidade para segmentar os perfis de cada um, o varejista consegue propor serviços de extrema utilidade, aumentando a conversão de vendas e a fidelização do cliente".

Segundo Nabhan, a plataforma também traz inteligência de dados para os clientes, pois mantém um histórico completo das manutenções realizadas nos veículos cadastrados. "Quando o cliente precisa vender o carro, por exemplo, ele tem a segurança de um histórico completo do automóvel. Isso traz uma conveniência enorme, que nos dá vantagem no relacionamento e aumenta a possibilidade de novos serviços e compras", diz.

O sucesso é tamanho que cerca de 20% dos agendamentos de serviços automotivos já são realizados no aplicativo da Metronorte, que gerou uma média de 150 leads diários durante a pandemia e foi baixado 49 mil vezes nos últimos 24 meses - uma média de 100 downloads por semana.

Nabhan faz um balanço positivo da parceria com a Linx e prevê resultados ainda melhores nos próximos anos. "Juntos, trouxemos os clientes para mais perto da Metronorte. Mesmo sem aproveitar todas as funcionalidades, demos passos importantíssimos para a digitalização da empresa. Acredito que temos um caminho virtuoso a percorrer e que chegaremos ainda mais longe", projeta.

Lass, por sua vez, acredita que a transformação digital da Metronorte foi feita corretamente desde o início, com a digitalização dos processos internos, promoção da solução de vendas e treinamento da equipe, se tornando um exemplo a ser seguido no segmento. "Mesmo em um período de dificuldades para o varejo automotivo, a empresa conseguiu se destacar e atingir seus objetivos. Com o fim da crise e das restrições, os resultados tendem a ser ainda maiores", avalia.

A Linx, que conta com 45,6% de market share em tecnologia para o varejo, também tem atuação de destaque no varejo automotivo: são 2.800 concessionárias atendidas, representando 40% das concessionárias associadas da Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores).


Sobre a Linx

A Linx é uma empresa brasileira especialista em tecnologia para o varejo. Líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. Toda a expertise da Linx na jornada de compra é transformada em insights fundamentais para atingir o que os varejistas mais esperam: fidelizar seus consumidores e atingir resultados concretos e relevantes. Com capital aberto na B3 desde 2013, a Linx também se tornou a primeira empresa brasileira de software com capital aberto na NYSE, em 2019. A empresa possui mais de 3,5 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 16 filiais pelo Brasil e 5 países da América. Para saber mais, acesse www.linx.com.br/imprensa.

Sobre a Metronorte

Integrante de um importante grupo empresarial paranaense, com mais de 30 anos no mercado automotivo, a concessionária Chevrolet Metronorte Matriz localizada em Londrina/PR é reconhecida pela qualificação de seus profissionais, bom atendimento e eficiência de serviços. Seu compromisso com a satisfação dos clientes e com a atualização tecnológica de toda a estrutura das lojas é marca registrada da revendedora Metronorte, ações fundamentais para o seu atual reconhecimento e alcance no setor automobilístico de carros novos e seminovos do país, além de uma ampla gama de serviços de manutenção e reparo de automóveis, tudo com peças genuínas e acessórios originais General Motors. Para saber mais, acesse www.metronortechevroletmatriz.com.br.


Informações para a Imprensa

Linx - JeffreyGroup

Comentários