MEC homologa cursos à distância da Faculdade do Comércio da ACSP

 





MEC homologa cursos à distância da Faculdade do Comércio da ACSP

São Paulo, 29 de junho de 2021 - O Ministério da Educação (MEC) homologou quatro cursos de ensino à distância (EAD) da Faculdade do Comércio de São Paulo (FAC-SP): Tecnologia em Gestão Logística; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Recursos Humanos e Sistemas para Internet (comércio eletrônico). A graduação em Administração de Empresas segue em análise no MEC. A FAC-SP, que tem como mantenedoras a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), é a única instituição de ensino do Brasil a focar seus cursos exclusivamente para o varejo.

O pedido de credenciamento, tanto do ensino à distância quanto da modalidade presencial, foi feito em 2018. Doze comissões e 36 avaliadores do Ministério analisaram as solicitações. Os cursos presenciais, oferecidos na capital de São Paulo, foram aprovados em dezembro de 2019, com notas máximas.

"A Faculdade do Comércio possui o DNA focado no público das Associações Comerciais: comércio, varejo, empreendedores individuais, prestadores de serviços, entre outros. Os polos de ensino nas Associações Comerciais vão capacitar, atualizar e tornar o comércio e os empreendedores ainda mais competitivos e preparados para as tendências do mercado", afirmou o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto.

Todo trâmite, até a aprovação do EAD, tem sido acompanhado de perto pelo deputado federal e vice-presidente da Facesp, Marco Bertaiolli. "Com o reconhecimento pelo MEC, a Faculdade do Comércio passa a ter uma sala de aula na cidade do empreendedor, na Associação Comercial vizinha ao local onde ele mora ou trabalha e ao alcance de um clique no celular ou no computador", afirmou o vice-presidente.

O professor Roberto Macedo, diretor acadêmico da Faculdade do Comércio, destaca que ao serem polos, as Associações Comerciais passam a ter a oportunidade de "revolucionar a maneira como se ensina o comércio e o varejo para os pequenos e médios empreendedores". "Elaboramos um projeto pedagógico de altíssima qualidade focado no desenvolvimento de competências necessárias ao profissional do mercado digital", garantiu Macedo, que é Doutor em Economia pela Universidade Harvard.

PREPARAÇÃO

"Chegou o tão aguardado momento de iniciarmos a fase operacional dos polos de EAD, que funcionarão nas Associações Comerciais. Está cada vez mais nítida a importância das associações nos munícipios, sobretudo no que tange a qualificação do empreendedorismo local, que precisa se atualizar para compreender a profunda revolução por qual passa o comércio, especialmente ocasionada pelo consumo digital", diz Wilson Victorio Rodrigues, diretor-geral da FAC-SP.

Ao mesmo tempo em que aguardava e cobrava a liberação dos cursos EAD, a direção da Faculdade se empenhava na preparação das Associações Comerciais para se transformarem em polos de ensino. Além de receber representantes das entidades, Rodrigues tem ido presencialmente até às entidades e também realizado diversas reuniões online. O objetivo era, assim que o MEC homologasse a modalidade a distância, as entidades já estivessem totalmente aptas a iniciarem a oferta dos cursos. E assim ocorreu.

Quarenta e cinco associações comerciais estão prontas. O próximo passo é a assinatura do contrato da entidade com a instituição mantenedora e, a partir daí, começar a oferecer os cursos. "O pioneirismo e o arrojo do presidente Alfredo Cotait fizeram com que a rede Facesp passasse a contar com uma faculdade inovadora e tecnológica", finalizou Rodrigues.

Informações para a imprensa ACSP
Alan Viana, aviana@acsp.com.br, (11) 3180-3220
Marcelo Picolo, mlpicolo@acsp.com.br, (11) 3180-3220
Gabriel Daniele, ggferreira@acsp.com.br, (11) 3180-3220


Assessoria de Imprensa Facesp
Cleber Lazo, cleber.lazo@facesp.com.br, (11) 3180-3539


Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selic deverá permanecer em 13,75% ao ano

Falecimento de Glória Maria

Texaco

ABRE - ESTÁGIO - EMPREGO - APRENDIZ

Novos casos de câncer por ano até 2025

Anticoagulante

O governador Tarcísio de Freitas sancionou o projeto de Lei que prevê o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol

Pix Internacional

Verticalização da Cidade de São Paulo