Para não errar mais português
Autor consagrado, Luiz Antonio Sacconi aponta deslizes comuns da língua portuguesa
e mostra de forma divertida como evitá-los
Autor de dezenas de livros na área de língua portuguesa e gramática, o professor Luiz Antonio Sacconi brinda seus leitores com mais uma edição do título 1000 Erros de Português da Atualidade (agora publicado pela Matrix Editora, 240 págs., R﹩ 49,90). Especialista em simplificar o que é complexo, Sacconi aponta de forma clara e bem humorada diversas transgressões à norma padrão - como o autor prefere chamar os "erros".
Trata-se de um livro de consulta, bem diferente das tradicionais gramáticas e dicionários. É uma mão na roda para quem busca aprender de modo prático e rápido sem se prender a regras e normas. Sacconi lista casos frequentes da língua cotidiana, explicando um a um de maneira a facilitar a compreensão do leitor. É surpreendente!
Alguns exemplos:
- Sua irmã é pão-dura. Não, nenhuma pessoa é pão-dura. Use sempre pão-duro para qualquer para qualquer gênero: turma pão-duro, gente pão-duro...
- Nunca voei com a TAP: Nem poderia mesmo. Impossível é alguém, ser humano, voar "com" qualquer tipo de aeronave. Apenas o Superman tem o privilégio de conseguir esse feito. Quem voa, voa por um avião e não com ele.
- Minha geladeira é eficaz. Há que se distinguir eficaz e eficiente. Eficaz é todo aquele ou tudo aquilo que produz o resultado ou efeito esperado (um medicamento, por exemplo). Eficiente é todo aquele ou tudo aquilo que dá ou obtém bons resultados. Se minha geladeira gasta pouca energia, ela me é eficiente....
Sobre ou autor
Luiz Antonio Sacconi é gramático e lexicógrafo, professor de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP).
Mais informações:
Comentários
Postar um comentário