Plataforma de aprendizagem Cloe atinge 100 mil estudantes do Ensino Básico


Com tecnologia, empresa pretende ampliar alcance do método aprendizagem ativa e o ensino bilíngue no país

São Paulo, 10 de junho de 2021 - O estudante no centro da aprendizagem solucionando problemas, pautando conteúdos e construindo com o professor em sala de aula - seja ela no formato remoto, híbrido ou presencial. É esse o objetivo da Cloe, plataforma educacional criada em 2019, que traz por meio de metodologias ativas, o protagonismo desse estudante, com uso da tecnologia e professores que são facilitadores. Disponível em todo o Brasil, a plataforma já impactou mais de 100 mil estudantes e cerca de 275 escolas públicas e privadas utilizam a sua tecnologia.

Em um sistema que é totalmente integrado, a Cloe traz todo o seu conteúdo programático em formato 100% digital. São trilhas de conhecimento temáticas, nas chamadas Expediçõesatividades que desenvolvem competências socioemocionais por meio do Garage 21 (a partir de disciplinas modernas) e conteúdos inteiros em texto e multimidia com os Artigos Cloe. Além disso, a plataforma cobre todo o currículo obrigatório e diretrizes exigidas pela BNCC (Banco Nacional Comum Curricular) e propõe que as escolas substituíam os livros e as apostilhas impressas por projetos digitais.

Com formato de 8, 12 ou 16 aulas, nas Expedições, os estudantes são convidados a pensar um problema do mundo real, levantar perguntas sobre ele e realizar uma conquista a respeito, seja um projeto para um pequeno grupo ou a comunidade (de maneira divertida e com responsabilidade). Foi o que aconteceu no Colégio Santa Madre, no Pará, região norte do país, em que os alunos confeccionaram sabão sustentável, a partir de discussões sobre problemas socioeconômicos e ambientais que empresas podem gerar, por exemplo.

As trilhas ainda podem ser realizadas a partir de temas específicos e de acontecimentos atuais do mundo, como é o caso de saúde e bem-estar. Somente com esse assunto e voltados de forma direta ou indireta ao covid-19, são mais de nove de expedições, que vão desde a importância da vacinação à saúde física e mental em tempos de isolamento social como o vivenciado hoje. Aqui os conteúdos são pensados para aplicação em diversas disciplinas e atendem estudantes das mais variadas faixa-etárias do ensino básico.

Já para os professores, além do engajamento dos alunos, ainda há recursos, que funcionam dando todo o apoio na rotina, a partir do uso de Dashboard de Dados com as atividades realizadas, quizzes tanto para questões objetivas como dissertativas e diferentes tipos de avaliações (somativa, por observação e da conquista).

Outro destaque é o Garage 21, que tem como foco trabalhar as chamadas disciplinas modernas e que oferecem a capacidade socioemocional dos estudantes como o Empreendedorismo, a Educação Financeira, os Trabalhos Manuais e a Tecnologia. A ideia nesse formato é preparar o estudante para o futuro e mercado de trabalho, desenvolvendo a partir das atividades, competências relacionais e de gestão desde a escola.

"Uma sala de aula passiva e analógica, não dá mais conta da missão essencial da escola, que é preparar seus estudantes para os desafios que enfrentarão no presente e no futuro. A criança que entrar na escola em 2021 provavelmente entrará no mercado de trabalho perto de 2041 e sairá dele em 2091. Levando em conta a velocidade em que o mundo está mudando, que há 12 anos não existiam tablets não é difícil concluir que será muito maior o nível de digitalização quando nossas crianças estiverem no auge de suas vidas profissionais", comenta Fernando Shayer, mestre em educação pela Universidade de Columbia, CEO e fundador da Cloe.

Por fim, outro recurso disponível na plataforma é o Artigos Cloe, com conteúdos pedagógicos atualizados em texto, além de contar com vídeos, áudios, músicas e hiperlinks para seções como a biblioteca, que estimulam na hora do aprendizado e engajam os estudantes no formato mais tradicional. É importante lembrar, que essa e as demais funcionalidades podem ser usadas tanto no modo individual como mais um componente no ensino, como no modo integrado com as trilhas e também disciplinas.

Acesse https://www.cloeedu.com e saiba mais.

Sobre a Cloe

Fundada em 2019, a Cloe é uma plataforma digital de aprendizagem ativa criada para apoiar escolas e educadores em todo o mundo. Por meio dela, escolas acessam projetos que integram diversas metodologias ativas e desenvolvem competências alinhadas à BNCC, que podem ser aplicadas em todas as salas de aula e disciplinas de qualquer escola. A plataforma digital, materiais e conteúdos Cloe foram elaborados junto a especialistas da Teachers’ College, da Columbia University - referência global em pesquisas sobre educação. A empresa conta atualmente com mais de 400 colaboradores e faz parte da Camino Education, um grupo educacional que também é mantenedor da Camino School, e cuja missão é enriquecer a aprendizagem de milhões de estudantes.

Informações para a imprensa | Loures Consultoria

Comentários