Plataforma segura de vestibulares e provas online da Mercer ultrapassa 90 mil provas realizadas e recebe reconhecimento do Gartner


Gartner nomeia Mercer| Mettl como um forte player de mercado em serviços de monitoramento remoto, principalmente por conta da segurança.

São Paulo, junho de 2021 - Com o isolamento social exigido no combate à pandemia da Covid-19, diversas instituições de ensino e certificação do país precisaram implementar provas online em seus vestibulares e processos. Praticamente todas as instituições alteraram o formato tradicional de seus exames, entre as quais se destacam FAAP e Ibmec, que utilizam o Mercer|Mettl, ferramenta segura e amigável de vestibular, provas e processos seletivos online da Mercer. Disponibilizada desde o ano passado, acaba de atingir 90 mil provas realizadas. Mais de 30 instituições de ensino já utilizam a tecnologia, além de empresas que precisam realizar provas para processos de contratação de colaboradores e associações ou entidades que precisam certificar profissionais pelo conhecimento. A Mercer|Mettl se tornou a única empresa a figurar no Guia de Mercado global da Gartner como um dos principais fornecedores de monitoramento do mundo, principalmente por conta de sua praticidade, experiência e, acima de tudo, segurança (OU ALGO ASSIM).

Originalmente desenvolvida para facilitar e gerenciar processos de recrutamento e seleção, a plataforma Mercer|Mettl também é bastante conhecida pelas empresas e áreas de Recursos Humanos que a utilizam para conduzir "assessments", isto é, avaliações de funcionários em programas de gestão de talentos, planejamento de sucessão e outras importantes práticas de Recursos Humanos no mundo corporativo.
Para as provas e exames virtuais, a plataforma Mercer|Mettl é reforçada com várias funcionalidades de segurança como, por exemplo, autenticação de candidatos multifatorial, inteligência artificial, navegação segura e encriptação de dados. Esse conjunto de recursos tem a finalidade de garantir a identidade do indivíduo que realiza o teste e a integridade do ambiente em que ele é realizado. Isso significa, por exemplo, que o sistema desabilita imediatamente quaisquer tentativas de abrir novas abas ou arquivos, navegar em sites diversos, duplicar ou compartilhar a tela, enviar e-mails, abrir dispositivos de memória externa, ter a máquina acessada por softwares de acessibilidade remota, ou imprimir, copiar ou colar qualquer conteúdo.
"Sem um instrumento seguro que permita monitorar e minimizar as fraudes não só em vestibulares, mas em provas também, a sociedade corre o risco de prejudicar o nível de formação dos alunos, já que além de tornar desigual a competição entre os avaliandos pode prejudicar o desenvolvimento intelectual dos alunos", analisa Rafael Ricarte, líder de produtos de carreira da Mercer Brasil.
A plataforma diferencia-se pela incorporação de uma funcionalidade denominada proctoring, um algoritmo baseado em inteligência artificial (IA) que sinaliza quaisquer comportamentos suspeitos dos candidatos que são capturados via webcam, microfone e tela do computador que está sendo utilizado para realizar o exame. Além da detecção facial do aluno, a IA também reconhece gestos ou movimentos suspeitos, utilização de dispositivos móveis e a presença de outras pessoas no ambiente em que está sendo feita a prova. A ferramenta monitora inclusive o áudio dos candidatos, via inteligência artificial, gerando alertas para a instituição no caso de identificação de vozes de terceiros durante a prova.
"A COVID-19 fez com que as instituições de ensino e certificadoras acelerassem ainda mais a sua transformação digital para se manterem em operação e, assim, relevantes nos seus mercados", afirma Ricarte. Assim como aconteceu com empresas de todos os setores, a pandemia também impactou a comunidade escolar, obrigando educadores e alunos a se adaptarem a uma nova realidade, o que inclui lecionar e assistir a aulas online. "O fato é que a educação pós-pandemia nunca mais será a mesma e incluirá modalidades como o ensino híbrido, que mescla o presencial com o virtual, e a utilização cada vez maior da tecnologia e de ferramentas inovadoras, para que os alunos possam continuar tendo aula independentemente do local onde se encontrem, e seguras, para que as instituições possam atestar e certificar o conhecimento absorvido", complementa.
O sistema de exames online da Mercer|Mettl é totalmente customizável e escalável, de acordo com as necessidades da instituição. A plataforma aceita qualquer tipo de formato de perguntas e variedade de matérias ou conteúdo. A solução também é ofertada na versão MPaaS - Mettl Proctoring as a Service - em que os recursos antifraude são facilmente integrados ao sistema de avaliações do cliente via API ou LTI.
"Foi muito importante contarmos com a plataforma em um momento em que houve a necessidade de passar toda a dinâmica do nosso vestibular para o ambiente online, garantindo a segurança dos candidatos, bem como a qualidade da avaliação Ibmec e seus critérios", explica Reginaldo Nogueira, Diretor Geral do Ibmec de São Paulo e de Brasília.
Outra grande vantagem da plataforma é que ela permite que os exames sejam processados rapidamente e os resultados divulgados em poucas horas ou até mesmo em tempo real. Essa agilidade e a conquista dos mais importantes certificados de segurança mundiais, como a ISO 27001 e o selo GDPR concedido pela União Europeia, também influenciaram a adoção da solução da Mercer|Mettl por diversas instituições certificadoras, entre elas a Abrapp (ABRIR A SIGLA)e a Escola Nacional de Seguros.
Sobre a Mercer
Mercer acredita na construção de um futuro brilhante, redefinindo o mundo do trabalho, remodelando a aposentadoria e os resultados dos investimentos e proporcionando saúde e bem-estar reais. São aproximadamente 25.000 funcionários da Mercer, que estão baseados em 43 países e com operação em mais de 130 países. A Mercer é uma empresa da Marsh McLennan (NYSE: MMC), empresa líder mundial em serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas, com 76.000 colegas e receita anual de mais de US ﹩ 17 bilhões. Por meio de seus negócios líderes de mercado, incluindo Marsh Guy Carpenter Oliver Wyman , a Marsh McLennan ajuda os clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo. Para mais informações, visite https://www.mercer.com.br. Siga a Mercer no Linkedin .

Informações para a imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selic deverá permanecer em 13,75% ao ano

Falecimento de Glória Maria

ABRE - ESTÁGIO - EMPREGO - APRENDIZ

Texaco

Novos casos de câncer por ano até 2025

Anticoagulante

O governador Tarcísio de Freitas sancionou o projeto de Lei que prevê o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol

Verticalização da Cidade de São Paulo

Pix Internacional