Transformação Digital é tema de revista de artigos lançada pela Apex-Brasil


A primeira publicação científica da agência reúne oito artigos que se aprofundam no impacto da digitalização nas relações comerciais do Brasil com o exterior

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lança em formato digital, nesta INCLUIR DATA, a sua primeira publicação científica. Trata-se da revista de artigos "Simpósio em Negócios Internacionais da Apex-Brasil", que traz o tema da "Transformação Digital" com o objetivo de debater os atuais desafios no contexto das relações comerciais.

Na publicação, a agência reúne conhecimento gerado a partir do impacto da transformação digital nas exportações, nos novos modelos e estratégias de internacionalização e até mesmo na reorganização das cadeias globais de valor e seus impactos nos investimentos estrangeiros no Brasil. Uma transformação digital é responsável pela reinvenção desses processos, a partir do uso crescente de ferramentas digitais na realização de tratativas e transações.

A revista mostra que "a multiplicidade de visões é capaz de gerar novos conhecimentos que isoladamente não surgiriam". A partir disso, a Apex-Brasil se posiciona com um "Think Tank" em negócios internacionais. A pandemia gerada pela Covid-19 e a consequente acentuação da virtualização das relações comerciais é tema focal, especialmente no que tange às exportações, aos novos modelos e estratégias de internacionalização e à reorganização das cadeias globais de valor e seus impactos nos investimentos estrangeiros no Brasil.

O XX da Apex-Brasil explica que a agência tem se posicionado como um agente catalisador de conhecimentos em negócios internacionais. "Após atuar de forma proativa diante da pandemia mundial - com estudos de mercado, rodadas de negócios virtuais, eventos remotos de qualificação para exportação e webinars de promoção de investimentos -, chegou a vez de reunir conteúdo de excelência em uma publicação inédita", destaca.

Trata-se de oito artigos escritos por estudiosos de todo o País, selecionados por meio de uma chamada pública. A Apex-Brasil lançou a Chamada de Artigos ECEX No 01/2020, de forma a estimular a geração e disseminação de conhecimentos sobre temas emergentes que influenciam o ambiente de atuação da Apex-Brasil, de seus parceiros e empresas apoiadas. Os temas desta chamada foram debatidos no âmbito do Simpósio em Negócios Internacionais, evento que será realizado anualmente pela Apex-Brasil.

Os textos que aprofundam a atual relação entre digitalização e internacionalização estão disponíveis online, no site da agência (portal.apexbrasil.com.br).

Comentários