Competência Auditiva na Educação Infantil Mackenzie

 Competência Auditiva na Educação Infantil Mackenzie


Desenvolvimento pessoal e escolar da criança

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM) têm trabalhado com um grande diferencial na Educação Infantil: a utilização de estratégias para o desenvolvimento da Competência Auditiva, que diz respeito à capacidade de identificação do som de diferentes objetos do cotidiano, de memorizar uma sequência de informações ouvidas, de analisar os sons do ambiente e de compreender uma história contada pelo professor, por exemplo.

Essa competência é desenvolvida nas unidades dos CPM com o apoio dos materiais do Sistema Mackenzie de Ensino (SME), como é o caso dos livros de Competência Auditiva, que trazem histórias com os personagens que aparecem nos livros didáticos de acordo com cada ano da Educação Infantil. As narrativas contextualizam as situações a serem trabalhadas com os alunos. O material contém, ainda, propostas alinhadas aos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A leitura desse livro é sempre realizada em um momento planejado pelo professor, que pode trazer objetos e materiais para contextualizar e fixar o novo vocabulário apresentado nas histórias. Podem ser objetos que representem elementos do enredo, imagens que ilustrem um novo vocabulário ou conceito, uma canção para acompanhar a narrativa, ou, até mesmo, um preparo do ambiente em que a história será lida - o que torna a aprendizagem mais lúdica e significativa.

Além disso, ao longo da leitura, o professor realiza pausas para dialogar com os alunos acerca do texto que está sendo lido, solicitando sempre a participação deles para relatarem suas experiências, para trazerem sua opinião e pensamentos sobre o texto.

De acordo com a analista pedagógica da Superintendência de Educação Técnica e Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Karen Melo, dialogar é uma das coisas mais importantes para se fazer com os pequenos. "A forma como falamos com uma criança literalmente faz com que seu cérebro se desenvolva", destaca.

Para ela, o diálogo entre adultos (podendo ser pais, professores ou responsáveis) e crianças auxilia todos os conteúdos escolares, desde a matemática até as artes, para toda a vida. "Dentre as competências desenvolvidas pelo diálogo estão o autocontrole, a perseverança, a liderança e a generosidade", esclarece.

O Projeto Pedagógico na Educação Infantil dos Colégios Mackenzie tem como objetivo oferecer uma educação integral ao aluno. Como explica Karen, o CPM contempla os objetivos de aprendizagem propostos pela BNCC, por meio do trabalho com conteúdos curriculares apresentados em uma sequência didática, alinhados ao conceito de aprendizagem significativa.

A organização curricular da Educação Infantil, segundo a BNCC, é estruturada em cinco Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Já os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança são: brincar, conhecer-se, conviver, explorar, expressar e participar.

A analista afirma que um dos fatores mais importantes do desenvolvimento da competência auditiva é o contato que a criança tem com a linguagem sendo utilizada em diferentes contextos.

"O trabalho com a escuta da leitura de textos literários oferece acesso a vocabulário e estruturas linguísticas que, normalmente, não fazem parte do diálogo comum. Assim, a criança é introduzida, desde cedo, à cultura letrada, da qual faz parte a decodificação, a compreensão de narrativas e a produção de textos impressos", conclui ela.

Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie
Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica - Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio, procura o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno e a formação de valores e da consciência crítica, despertando o compromisso com a sociedade e formando um indivíduo capaz de servir ao próximo e à comunidade. No percurso da história, o Mackenzie se tornou reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das renomadas instituições de ensino que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Informações
Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
imprensa@mackenzie.br
(11) 2766-7280
Celular de plantão: (11) 9.8169-9912
Siga-nos no Instagram: instagram.com/imprensamackenzie

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selic deverá permanecer em 13,75% ao ano

Falecimento de Glória Maria

ABRE - ESTÁGIO - EMPREGO - APRENDIZ

Texaco

Novos casos de câncer por ano até 2025

Anticoagulante

O governador Tarcísio de Freitas sancionou o projeto de Lei que prevê o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol

Verticalização da Cidade de São Paulo

Pix Internacional