Conservatório de Tatuí oferece cursos livres gratuitos de curta duração

 






Instituição disponibilizará 90 vagas para três programas distintos e as inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de agosto

O Conservatório Dramático e Musical de Tatuí está com inscrições abertas para três cursos livres gratuitos, com início em agosto. Os cursos, que terão 12h de duração, serão realizados virtualmente e abordarão os temas ‘E o conto, quem conta?’, ‘Programas performativos ou outras formas de existir’ e ‘Confecção de instrumentos musicais’. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo site até o dia 12 de agosto.

"Com esses Cursos de curta duração, buscamos alcançar um público mais amplo, interessado em conhecer aspectos do fazer teatral e da confecção de instrumentos musicais, sem necessariamente precisar dedicar um tempo grande para isso, como exigem os cursos de formação continuada. Estendemos também essa oportunidade para interessados de todo o Brasil a até fora dele, já que os cursos serão de forma on-line. São também uma maneira de estudantes de outras localidades conhecerem o conservatório e quem sabe, num futuro próximo, virem estudar presencialmente conosco.", destaca Antonio Salvador, gerente artístico pedagógico de artes cênicas do Conservatório de Tatuí.

As aulas de ‘Confecção de Instrumentos Musicais’, começam no dia 16 de agosto com o professor Fernando Sardo, músico multi-instrumentista, e propõe a prática de construção de instrumentos musicais e musicalização com a utilização de matérias primas não convencionais e alternativas como plástico PVC, garrafas PET, papel, sucatas variadas, entre outros. Serão confeccionados instrumentos de fácil execução e que podem ser reproduzidos em sala de aula. Além de técnicas de luteria, apresentação e afinação de instrumentos de sopro. O curso propõe, ainda, uma atividade de musicalização utilizando os instrumentos construídos no curso.

Com início no dia 17 de agosto o curso ‘Programas performativos ou outras formas de existir’, com o professor João Fabbro, ator e arte educador, pretende estabelecer algumas bases históricas da Performance Arte enquanto uma linguagem híbrida de fazer artístico. Para além da contextualização, oportunizarão experiências com programas performativos que possam prolongar novas possibilidades de entendimento da arte enquanto percepção e relação com a vida cotidiana. Neste sentido, olharão para trabalhos de Eleonora Fabião e para estudos de Ludmila Castanheira, mulheres, professoras e artistas que fazem da Performance Arte uma forma de existir e modificar os campos existentes no seu entorno.

Já as aulas de ‘E o conto, quem conta?’ começam no dia 19 de agosto com a professora Adriana Afonso, que dirige o Grupo Asas de Contação de História Recreação e Música. O curso abordará a diferença entre ler e contar uma história. Além de destacar estratégias para a seleção de histórias, métodos e técnicas de contação de história, sonorização, narração e o mapa afetivo.

Serviço:

O que: Curso ‘Confecção de Instrumentos Musicais’

Quando: de 16 a 19 de agosto, das 19h30 às 22h30

Onde: online

Quanto: gratuito

Pré-requisito: Interesse por arte e cultura que não tenha restrições a trabalhos manuais

O que: Curso ‘Programas performativos ou outras formas de existir’

Quando: de 17 a 27 de agosto, das 15h às 17h

Onde: online

Quanto: gratuito

Pré-requisito: maio de 18 anos de idade

O que: Curso ‘E o conto, quem conta?’

Quando: de 19 a 27 de agosto, das 19h às 22h

Onde: online

Quanto: gratuito

Pré-requisitos: Ensino médio completo

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e VISA.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" - Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente - é um dos mais respeitados conservatórios dramático-musicais da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: https://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/



CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820

Tel.: (15) 3205-8444

Funcionamento:

Conservatório de Tatuí: segunda a sexta, das 08h às 17h e das 18h às 22h

Bilheteria/Teatro Procópio Ferreira: terça a sexta, das 13h30 às 17h30 e

das 19h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 15h às 21h.

Ingressos: todos os eventos realizados pela instituição têm entrada gratuita

Informações para a Imprensa:

Conservatório de Tatuí

Sabrina Magalhães | (15) 3205-8464 | (19) 99774-0110 - sabrina.magalhaes@conservatoriodetatui.org.br

Secretaria de Cultura de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)


Comentários