PESQUISA

Páginas

Dia Nacional da Bailarina

 Dia Nacional da Bailarina: confira quatro dicas para dançar e cuidar do corpo


Alimentação saudável, alongamento e meias de compressão são importantes para quem pratica a dança

No dia 1° de setembro é celebrado o Dia da Bailarina e do Bailarino. A data foi criada para homenagear os dançarinos de Balé (ou Ballet), estilo de dança que surgiu na Europa Renascentista no século XV. Hoje existem diversas variações do Balé, sendo as principais o Balé Clássico e o Balé Contemporâneo.

O Balé Clássico é pautado por uma técnica mais rígida e com movimentos mais precisos que são executados de forma perfeita, seguindo exatamente o script. Já o Balé Contemporâneo é mais livre e o bailarino pode dançar de acordo com as suas emoções e sentimentos.

Independentemente do estilo, dançar Balé não é fácil. Dedicação, elasticidade, ritmo e disciplina são pontos fundamentais para ser um(a) bailarino(a). É necessário treinar, ensaiar, decorar movimentos e coreografias para transmitir a emoção da dança por meio do corpo. Mas o Balé também traz inúmeros benefícios, como o fortalecimento do condicionamento físico, desenvolve flexibilidade, postura e coordenação motora, além de auxiliar no controle da respiração.

Balé é arte e dança. Por isso, é importante manter o cuidado com a saúde das pernas, um dos membros mais usados na atividade. Confira quatro dicas para dançar e cuidar da saúde das suas pernas:

• Ter uma alimentação saudável: é fundamental controlar a alimentação e investir em alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e proteínas. Alimentos gordurosos e calóricos devem ser evitados.

• Meias de compressão: existem diversos modelos de meias de compressão no mercado e seu uso pode ser preventivo. A SIGVARIS GROUP, empresa líder mundial em produtos de compressão graduada, possui um amplo portfólio de meias e canelitos que auxiliam no direcionamento correto do fluxo venoso e linfático, permitindo assim, uma nítida melhora na circulação, além de promover conforto e bem-estar.

• Alongue-se: o alongamento é fundamental para aumentar a flexibilidade muscular, ativar a circulação sanguínea e prevenir lesões. Alongue-se por pelo menos 10 minutos para preparar seu corpo.

• Hidrate-se: beber de 1,5 a 2 litros por dia de água é importante para manter a pele hidratada e o organismo mais saudável.

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e líder de mercado global na produção de meias médicas de compressão graduada, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenir e tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida.

A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu "tecidos emborrachados elásticos", comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

Outras informações

Informações para a imprensa

CDI Comunicação