Feedback é utilizado com sucesso como parte do processo de aprendizagem

 Educação: Feedback é utilizado com sucesso como parte do processo de aprendizagem

Na Sphere International School, estratégia é utilizada para desenvolver autonomia, comunicação e autogerenciamento de alunos



Muito comum no ambiente de trabalho, o feedback é o termo conhecido para descrever o processo de dar um retorno sobre alguma atividade realizada. Nas empresas, esse tipo de ferramenta de comunicação ajuda o colaborador a identificar se o andamento do seu trabalho está de acordo ou não com o que a companhia busca.

A estratégia, que faz parte da rotina de tantas empresas, também tem sido utilizada com sucesso no ambiente educacional com a intenção de desenvolver a autonomia dos alunos e sua aprendizagem autorregulada.

Na Sphere International School , rede de escolas inovadoras e internacionais que faz parte do Grupo SEB, uma das formas de feedback é a Student-Led Conference (conferência liderada pelo estudante) ou apenas Conference .

Conference é realizada em formatos diferentes, duas vezes ao ano, ao final do primeiro e do segundo trimestre letivo, desde a Educação Infantil até o 9º ano. Reúne alunos, pais e professores, e tem como objetivo celebrar as principais conquistas de um determinado período escolar, refletir e traçar metas e próximos passos.

Os encontros são personalizados e têm duração de aproximadamente 15 minutos com cada família, de modo que todos tenham a oportunidade de receber um feedback individualizado sobre a aprendizagem e o desenvolvimento de seus filhos.

A partir do Year 1 (1º ano), a própria criança conduz todas as etapas da Conference, demonstrando seu portfólio de desenvolvimento e outros recursos que possam apoiar este importante momento de avaliação e reflexão. Nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos passam a ter diversos professores especialistas e escolhem três disciplinas para o encontro individualizado, de modo que possam, junto a suas famílias, demonstrar trabalhos, resultados de avaliações, olimpíadas e, principalmente, a autoavaliação com o desenvolvimento de habilidades.

Processo tem impacto positivo na aprendizagem

Susan Clemesha, Diretora Acadêmica da rede Sphere International School, explica que, tão importante quanto o encontro entre aluno, família e professor, a preparação que antecede a Conference é igualmente valiosa. "É nesse momento que o estudante faz uma retrospectiva do período, observa suas produções com auxílio dos registros feitos nos portfólios, orgulha-se de suas conquistas e reflete sobre como pode melhorar".

Além de todas as vantagens desse tipo de atividade no ambiente educacional, a Conference proporciona que alunos, pais e professores observem resultados, reflitam sobre o processo e ganhem novos insights sobre o que poderá vir pela frente, ajudando a desenvolver nas crianças sua autonomia.

"Cada vez mais, percebemos que os portfólios, as autoavaliações, o feedback e as oportunidades de ‘pensar junto’, em um processo de escuta autêntica, entre alunos, pais e professores, têm um impacto muito maior e mais positivo sobre a aprendizagem. A Conference significa uma valiosa oportunidade de avaliação, pois instiga os próprios alunos a assumirem o protagonismo por sua aprendizagem. É um momento de reflexão sobre suas motivações, seus interesses e talentos, suas dificuldades e desafios", afirma Susan.

Neste vídeo é possível entender mais como funciona essa prática.

Sobre a Sphere International School

É uma rede de escolas inovadoras, bilíngues e internacionais concebida a partir das referências da educação e cultura brasileira. Parte do Grupo SEB, um dos maiores grupos educacionais do país, a rede conta com a experiência de 15 anos da escola referência e a expansão pelo modelo de franquia iniciou em 2019.

Informações para imprensa - Ecomunica

Comentários