Fundação SM realiza Seminário Internacional de Educação Integral 2021


Em sua sétima edição e totalmente online pelo segundo ano consecutivo, o SIEI será dividido em três dias com palestras e oficinas que discutirão sobre a garantia do direito à Educação em tempos de pandemia.

Estão abertas as inscrições para a sétima edição brasileira do Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI), que acontecerá nos dias 11, 20 e 25 de agosto. Com o tema "O direito à Educação em tempos de pandemia", o evento, idealizado e coordenado pela Fundação SM Brasil, tem como objetivo contribuir para construção de estratégias capazes de enfrentar os desafios impostos ao direito à educação no país, que estão ainda maiores com o cenário da Covid-19.

O SIEI 2021 será dividido em três encontros, que colocarão em diálogo os profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes, famílias e comunidades em contexto de crise.

"Acreditamos que os temas escolhidos pelo SIEI neste ano endereçam os desafios educacionais prioritários neste contexto de crise e devem por isso estar na pauta do dia de redes, escolas e comunidades. Nosso objetivo é, a partir do diálogo entre profissionais e da escuta de gestores, professores, famílias e estudantes de diferentes regiões do país, contribuir para a construção de caminhos efetivos a garantia do direito à educação no país", explica a diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, que mediará a mesa de abertura do SIEI.

Entre os participantes estão: a prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra; a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte (MG), Maíra Colares; o Diretor de Ensino Urbano de Marabá (PA), Fábio Rogério Rodrigues Gomes; a diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa; a psicanalista Ilana Katz; a diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, Tereza Perez, a ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) Cleuza Repulho; Pilar Lacerda, ex-secretária de educação básica do Ministério da Educação, entre outros especialistas.

As mesas ocorrerão sempre das 9h30 ao meio-dia. No período da tarde, entre às 14h e 17h, serão realizadas oficinas para aprofundar as discussões. Vale ressaltar que as oficinas possuem número limitado de vagas e requerem inscrição prévia.

A gerente da Fundação SM, Mariana Franco, explica que a programação do SIEI foi pensada para trazer aos participantes exemplos e a realidade que a maioria está vivenciando no contexto educacional "Sabemos que a pandemia sacudiu as estruturas de toda comunidade escolar e quisemos trazer para o SIEI, além da reflexão da conjuntura, situações reais de como essas pessoas estão enfrentando os desafios a que todos foram expostos com esta crise, em busca da garantia do direto à educação", afirma.

A programação completa está no site https://www.even3.com.br/7siei. O formato do seminário será on-line e gratuito através das redes sociais da Fundação SM (Facebook e Youtube). No entanto, para receber o certificado de participação, tanto das mesas quanto das oficinas, é necessário fazer a inscrição na página do evento na internet.

O 7º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com o apoio para realização da SM Educação e com a parceria de Comunidade Educativa CEDAC, CENPEC, CIEDS, Centro de Referências em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho/Futura, Instituto Alana, Instituto Rodrigo Mendes (IRM), Instituto Tomie Ohtake e SESC.

Serviço:

7º SIEI - O direito à Educação em tempos de pandemia

Evento gratuito

Datas: 11, 20 e 25 de agosto

Horário:

Mesas: 9h30 às 12h

Oficinas: 14h às 17h

Haverá emissão de certificado

Programação completa

Dia 11/08, quarta-feira

09:30 - 12:00

A atuação intersetorial no enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia

Mesa com Raquel Lyra, Maíra da Cunha Pinto Colares e Fábio Rogério Rodrigues Gomes.

Mediação: Natacha Costa

OFICINAS

14:00 - 16:00

Mudar de escola? Mudar A escola!

Oficina com Sônia Ribeiro, Catarina Almeida, Emília Caldas

14:00 - 16:00

A Educação Integral e a volta às escolas: O que fazer sendo gestor(a) da escola ou da rede?

Oficina com Pilar Lacerda

Dia 20/08, sexta-feira

09:30 - 12:00

Políticas públicas e a garantia da aprendizagem

Mesa com Ana Lúcia Fernandes Moura, Cleuza Repulho e Claudia Galian.

Mediação: Tereza Perez

OFICINAS

14:00 - 16:00

A literatura como cuidado de si e do outro

Oficina com Cristiane Fialho, Sheila Ferreira Costa Coelho, Cristiane Tavares e Ana Paula Lopes Leme

14:00 - 16:00

Práticas curriculares integradas e democráticas no Novo Ensino Médio

Oficina com Lilian L'Abbate Kelian

14:00 - 17:00

Diversidade de gênero e garantia do direito à Educação

Oficina com Ana Muniz, Débora Silva

Dia 25/08, quarta-feira

09:30 - 12:00

Clima escolar e a saúde emocional da comunidade em contexto de crise

Mesa com Ilana Katz, Clélia Mara dos Santos, Lucia Santos e Márcia Calçada.

Mediação: Pilar Lacerda

OFICINAS

14:00 - 16:00

Cultura Digital - experimentações entre arte e tecnologia

Oficina com a Equipe de Ação e Pesquisa Educativa do Instituto Tomie Ohtake

14:00 - 16:30

A busca de soluções colaborativas frente aos desafios da pandemia

Oficina com Regina Mercurio, Cecília Barreto, Katia Cibas

Sobre o SIEI

Realizado no Brasil desde 2015, o Seminário Internacional de Educação Integral - SIEI foi idealizado pela Fundação SM, em 2008, na Cidade do México. O Seminário nasceu do desejo de abrir espaços para o diálogo qualificado e plural acerca de temas prioritários para a Educação, e de contribuir com os agentes educativos em sua missão de conduzir os processos de ensino e aprendizagem de crianças e jovens.

Comentários