Memória e Patrimônio Cultural de São Paulo são temas das visitas online e mediadas presenciais do CCBB Educativo


Público poderá participar de uma conversa sobre o edifício onde hoje funciona o Centro Cultural do Banco do Brasil e sua relação com o centro histórico da cidade

O Centro Cultural Banco do Brasil tem alguns dos espaços expositivos mais visitados de todo o mundo. Seus edifícios, além de exposições temporárias de arte, carregam histórias fascinantes que são abordadas nas visitas patrimoniais. Nas conversas conduzidas pelos educadores do Programa Educativo, discutem-se os principais aspectos históricos e arquitetônicos do prédio e as relações que existem entre patrimônio cultural, memória e cidade. O público do CCBB São Paulo poderá acompanhar essas visitas de duas formas: pelas Visitas on-line para escolas e instituições e pelas Visitas mediadas presenciais.

As visitas on-line para escolas e instituições são realizadas de segunda a sexta-feira, em horários pela manhã, tarde e noite, a partir de um agendamento prévio dos grupos interessados. A participação é gratuita pela plataforma Zoom, clique aqui para agendar. Neste mês, essas visitas serão divididas em dois temas:

Memória
A cidade de São Paulo é atravessada cotidianamente por milhões de pessoas que fazem dessa a maior cidade do país. Mas nem sempre ela foi gigante, quando fundada ela se limitava ao que hoje chamamos de triângulo histórico. Em sua história muitos personagens foram celebrados enquanto outros sofreram um processo de apagamento de sua cultura. Quem são os personagens que lembramos? Que histórias nos foram contadas? É possível ressignificar um processo histórico? A equipe do CCBB Educativo convida professores e responsáveis por grupos interessados a discutir sobre memória, patrimônio e cultura em visitas virtuais.

Patrimônio Cultural
Discutir o que são Patrimônios Culturais, bem como sua importância e surgimento, apresenta-se como ferramenta fundamental para apontarmos inconsistências históricas. Entender como são escolhidos, por quem são definidos e porque foram consolidados, nos auxilia no processo emancipatório sobre a maneira com a qual olhamos para a história. Refletir sobre todas essas escolhas, também se faz importante para a valorização dos saberes ancestrais e nos coloca em contato com a diversidade cultural que existe.

Visitas Mediadas Presenciais
A partir de uma visita educativa pelo edifício do Centro Cultural do Banco do Brasil, o público é convidado a refletir sobre história, cultura e patrimônio. Durante a atividade, discutimos sobre as contribuições deste edifício para a cidade de São Paulo, observando este espaço que outrora se apresentava como agência bancária acompanhando o crescimento urbano e hoje é um centro cultural inserido no circuito das artes, promovendo exposições para um grande público. As visitas acontecem aos domingos, 2ª-feiras, 4ª-feiras e 6ª-feiras, às 12h e às 16h30 e 5ª-feiras e sábados, às 12h. Clique aqui para adquirir o ingresso.

Link para Imagens:
=========================

Relacionamento com a imprensa
f e r v o - comunicação, conteúdo & relacionamento &2PRÓ Comunicação
Priscila Cotta - priscila.cotta@agenciafervo.com.br
Myrian Vallone - myrian.vallone@2pro.com.br
Belisa Barga - belisa.barga@2pro.com.br
Elisabete Machado - elisabete.machado@2pro.com.br
Juliana Oliveira - 
juliana.oliveira@2pro.com.br

Assessoria de imprensa CCBB:
Leonardo Guarniero
(11) 4297-0600 | leoguarniero@bb.com.br


Redes sociais CCBB São Paulo
Facebook/ccbbsp | Twitter/ @ccbb_sp | Instagram/ccbbsp

Comentários