Pesquisar

16 de set. de 2021

Consumidores lembram mais da publicidade feita pelos influenciadores

 



Consumidores lembram mais da publicidade feita pelos influenciadores do que dos anúncios tradicionais, aponta pesquisa da Nielsen, em parceria com YOUPIX

#publi sem criatividade é banner! Escolha o creator com cuidado, invista tempo em um bom briefing e esteja aberto para a co-criação, aconselha Rafa Lotto

Em 2021, a YOUPIX lançou no mercado de influência o movimento chamado #PubliSemPreguiça, do qual, semanalmente, são destacados os melhores publis da rede, levando em consideração critérios como criatividade, entrega de conteúdo, posicionamento de produto e/ou serviço e engajamento. Esse tema foi assunto do painel que ocorreu durante o segundo dia de YOUPIX Summit 2021, maior evento sobre indústria e economia de creators da América Latina. Rafa Lotto, sócia e Head de Planejamento da YOUPIX, apresentou além da análise, alguns dados de uma pesquisa realizada em parceria com a Nielsen , líder global em medição de audiência e de resultados, sobre publicidade feita por influenciadores.

Segundo o estudo, os consumidores lembram mais da publicidade feita pelos influenciadores do que dos anúncios tradicionais. Em números, a pesquisa indica que a lembrança dos consumidores para anúncios tradicionais foi de 36%, enquanto para anúncios feitos com influenciadores, a média da lembrança global é 59%. E fica melhor: os anúncios feitos com influenciadores brasileiros costumam ter uma média de lembrança ainda maior, 66%.

Para Rafa Lotto, "os produtores de conteúdo são criativos, basta apenas que tenham uma chance para criarem com a marca, ao invés de apenas replicarem um texto que recebem. A audiência adora o publi sem preguiça e interage com o conteúdo. O #publisempreguiça funciona, converte, engaja e vende mais que o publi preguiçoso. Se você é creator, cobre pela sua criatividade como um criativo de agência faz". Ainda de acordo com outra pesquisa realizada pela Nielsen, a InfluenceScope, solução utilizada para avaliar os criadores de conteúdo e medir a aderência entre creators e marcas, aponta que os produtores de conteúdo sem preguiça performam melhor nas quatro esferas avaliadas:





• Alcance: não só o tamanho, mas a qualidade dessa audiência (baixo índice de fake followers, por exemplo)

• Relevância: o target demográfico atingido, os interesses desses seguidores e a quantidade de publicidade em seu conteúdo.

• Ressonância: engajamento, sentimento com relação ao seu conteúdo, e as menções que recebe nas redes.

• Retorno: performance desse creator quando o conteúdo é patrocinado pela marca X investimento.

Apesar de novos modelos de monetização chamarem a atenção de creators, o patrocínio de marcas é ainda a primeira fonte de receita para muitos e, talvez, a mais desejada. Mas para conquistar espaço na verba limitada de marketing, produtores de conteúdo precisam estar cada vez mais alinhados com os objetivos do negócio da marca e trabalhar a publicidade, não apenas para ocupar lugar no feed, mas para gerar engajamento das audiências, conversas relevantes e resultados concretos com as empresas.

A cada dia, as marcas investem mais dinheiro e energia em Marketing de Influência e apostam em parcelas representativas de seus investimentos na construção de marca e resultados de vendas por meio dessa ferramenta. O crescimento desse mercado, estimado em 15 bilhões de dólares até 2022, de acordo com a Business Insider, é inegavelmente uma realidade.

Sobre a YOUPIX

Com 15 anos de atuação no mercado, a YOUPIX se tornou o principal hub de conexões e negócios para o mercado de conteúdo e influência digital do país. Sendo a única consultoria voltada para Influence Economy na América Latina, a YOUPIX é reconhecida como a maior autoridade na área, fazendo com que seu expertise seja solicitado por todos os stakeholders que atuam no setor. Através de metodologias de consultoria, educação e think tank, a YOUPIX oferece soluções para marcas e criadores identificarem e criarem narrativas - próprias ou compartilhadas - que tenham relevância cultural, impacto e construam negócios. Siga @instayoupix e no Linkedin /youpix.

Sobre a Nielsen

A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa líder global de dados e análise que fornece uma compreensão holística e objetiva da indústria de mídia. Com ofertas que abrangem medição de audiência (measurement), resultados de audiência (outcomes) e conteúdo, a Nielsen oferece a seus clientes e parceiros soluções simples para questões complexas e otimiza o valor de seus investimentos e estratégias de crescimento. É a única empresa que pode oferecer medição de audiência cross-media sem duplicação. A Nielsen está comprometida em garantir que cada voz conte, pois para ela e seus clientes "Audience is EverythingTM ".

Uma empresa S&P 500, a Nielsen tem operações em quase 60 países. Para mais informações, visite: https://www.nielsen.com. De tempos em tempos, a Nielsen usufrui do seu site e redes sociais como canais de distribuição de informações relevantes da empresa. Os materiais podem ser encontrados em https://www.nielsen.com/investors, e nas contas oficiais do Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA