PESQUISA

Páginas

Especialista da Inspira Rede de Educadores avalia inovações do ENEM faz um alerta para evitar erro clássico na hora de estudar





Especialista da Inspira Rede de Educadores avalia inovações do ENEM faz um alerta para evitar erro clássico na hora de estudar

Provas estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro e, este ano, versões digital e impressa terão os mesmos conteúdos

São Paulo, setembro de 2021 - Para quem vai prestar o ENEM este ano, a versão digital tem novidades em relação à primeira edição, realizada em 2020, por meio de um teste piloto. Mais de 100 mil vagas foram ofertadas na modalidade que disponibilizará atendimentos especializados. O candidato que optou pelo digital, poderá, por exemplo, solicitar tradutor intérprete de língua brasileira de sinais, exame com letra ampliada, tempo adicional para finalizar a prova e sala com acessibilidade.

Para Jonas Stanley, diretor pedagógico da Inspira Rede de Educadores , a prova digital é um avanço para todos, em especial, para a pessoas com deficiência: "É um ótimo sinal perceber que estão olhando, de fato, para todos os públicos com o cuidado necessário. É fundamental ter a possibilidade de escolher o local ou ampliar o tempo de prova, por exemplo. E por que não, ter a chance de ampliar o exame em caso de baixa acuidade visual?", comenta.

Data e conteúdo

Na edição deste ano, as duas versões, impressa e digital serão realizadas nos mesmos dias, 21 e 28 de novembro e, diferentemente do que aconteceu em 2020, os conteúdos serão os mesmos. Stanley observa que leitura e interpretação de texto são premissas da prova do ENEM. Segundo o especialista, a ideia é que o candidato tenha aptidão interpretativa para todas as áreas.

Especificamente na área de Linguagens e suas Tecnologias, a parte de Língua Portuguesa é 100% interpretação de texto. "Não há Gramática específica, mas é claro que a Gramática auxilia muito na interpretação de texto. Quando analisamos a área da Matemática e suas Tecnologias, as divisões da disciplina, aliadas à quantidade de questões mostram que todos os assuntos do conteúdo programático serão abordados", avalia.

Planejamento

Na hora de estudar, o cronograma é fundamental. Ele ajuda a organizar melhor o tempo para preencher as questões e simulados, programar revisões, evitar confusões e até a procrastinação. Stanley orienta que há vários formatos de cronogramas disponíveis atualmente e alerta que é preciso evitar o erro de fazer um planejamento com temas preferidos: "Hoje, existem programas e apps que criam cronogramas. Alguns colégios oferecem ferramentas que criam um cronograma com base no que realmente é abordado no ENEM e não nas preferências do leitor. Ao usar o app, é comum colocar somente as partes das quais mais gosta. Fazer um cronograma com "o que eu mais gosto" é um erro clássico de quem prepara seu próprio cronograma, seja pelo app ou seja em uma folha de papel".

Sobre a Inspira Rede de Educadores

Com mais de três anos de atuação no mercado, a Inspira Rede de Educadores está presente em todas as regiões do Brasil. Amparada por valores diferenciados, como protagonismo, resiliência, interdependência, felicidade, justiça, curiosidade e simplicidade, a empresa trilha uma jornada pautada pela educação de excelência.

Hoje, consolidada como uma das três maiores operadoras de escola do país, a companhia é responsável pelo aprendizado de mais de 33 mil alunos, das 60 escolas integradas à rede. Sob o comando de um renomado time de educadores, que somam mais de duas décadas de experiência no setor, a empresa segue em pleno processo de expansão.

Reconhecida pelas práticas de excelência, a Rede é formada por instituições que inspiram pessoas e hoje é referência em educação diferenciada, formando pessoas apaixonadas por conhecimento, dentro de um ambiente acolhedor e inspirador para gestores, educadores e estudantes.

Mais informações à imprensa

Heloizi Parra