Pediatra lista dicas para estimular a inteligência do bebê através da conversa!
Pediatra ensina como estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê
Pesquisas recentes, mostram que falar frequentemente com os pequenos influência positivamente as habilidades numéricas e o raciocínio.
Estimular o desenvolvimento cognitivo infantil é essencial para que a criança aprenda a interagir com o mundo e as pessoas ao seu redor. É dessa forma que ela absorve e assimila as informações, aprendendo sobre tudo o que a cerca e sobre ela mesma. As habilidades cognitivas permitem à criança o aprendizado do todo no qual está inserida. Por isso, é essencial que os pais ajudem no desenvolvimento, para que seus filhos despertem e aprimorem competências.
Dra. Francielle Tosatti Pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria explica que pesquisas recentes comprovam que um ambiente rico em diálogo tem muitos benefícios. E que conversar frequentemente com os pequenos pode influenciar positivamente as habilidades numéricas e o raciocínio. Ou seja, uma das maneiras naturais de otimizar o desenvolvimento cognitivo do bebê é conversar bastante com ele! Pais e mães precisam conversar e interagir com os bebês desde seu primeiro dia de vida, para estimular a construção de novas conexões neurais no pequeno cérebro que se forma.
O cérebro "se alimenta" de linguagem e de um ambiente enriquecedor provido pelos adultos nos primeiros anos de vida. "Mesmo que o bebê não entenda o que está sendo falado, a linguagem formará a arquitetura do cérebro para o pensamento e a aprendizagem. Pais e cuidadores são a força mais poderosa em construir o cérebro das crianças e prepará-las para a escola", acrescenta Dra. Francielle.
A pediatra listou dicas para estimular a inteligência do bebê através da conversa:
- Converse bastante com o bebê e use uma grande variedade de palavras e frases. Use palavras grandes também;
- Converse com o bebê de formas que sejam naturais para você;
- Converse COM seu bebê e JUNTO com ele. Interagir com o bebê (em outras palavras, ter conversas com ele), ajuda em muitos benefícios do desenvolvimento sócio psicoemocional.
A médica destaca que quanto mais se fala com o bebê, maior será o seu vocabulário, a conversa melhora o raciocínio e as habilidades não-verbais.
Dra. Francielle Tosatti
- Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande - RS.
- Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande - RS.
- Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
- Especialista em Emergências Pediátricas pelo Instituto Israelita Albert Einstein.
- Médica Emergencista da equipe do pronto-socorro e enfermaria do Hospital Infantil Sabará.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
UPDATE COMUNICAÇÃO