8 de set. de 2021

Prêmio ABRE 2021

 

Unipac conquista troféu ouro no Prêmio ABRE 2021

A empresa comemora, pelo segundo ano consecutivo, a premiação

da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, na categoria Sustentabilidade. O destaque deste ano é o projeto com a tecnologia plasma, uma aplicação inédita no envase de defensivos agrícolas


 

Clique com o botão direito do mouse para salvar a imagem

Pelo segundo ano consecutivo, a Unipac - considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do Brasil – conquistou o troféu ouro no Prêmio ABRE, promovido pela Associação Brasileira de Embalagem.

 

A Unipac figurou em 1º lugar na categoria Sustentabilidade, uma das mais concorridas por eleger as soluções que priorizam a otimização dos recursos naturais e aplicam a simbologia técnica de descarte seletivo, entre outros pontos que compõem a Cartilha “Diretrizes de Sustentabilidade” publicada pela entidade. A premiação, ocorrida na noite do dia 2 de setembro, foi transmitida ao vivo pelo canal da Associação, no YouTube: https://youtu.be/PuWknPqwB8s.

 

O projeto defendido pela Unipac na 21ª edição do Prêmio ABRE foi o das embalagens rígidas de 5 e 20 litros fabricadas com a tecnologia plasma e destinadas exclusivamente ao envase de defensivos agrícolas – utilização inédita neste segmento no Brasil. Reconhecido e utilizado internacionalmente, o plasma, neste tipo de aplicação, consolida as iniciativas estratégicas e sustentáveis da empresa que, ano a ano, se destaca em inovação, segurança e compromisso no atendimento das necessidades específicas de cada cliente, contribuindo positivamente com o ecossistema em que faz parte.

 

Como líder do mercado em embalagens rígidas para defensivos agrícolas, a Unipac busca inovar, sempre com o foco do cliente, gerando propostas diferenciadas, com competitividade e sustentabilidade. “É com muita alegria que recebemos esta premiação. Foi um projeto desafiador e conseguimos colocar no mercado brasileiro uma tecnologia pioneira e inovadora, que traz consigo o viés da sustentabilidade. O resultado é um produto livre de solventes, que reduz o consumo de energia e os gases do efeito estufa e que é 100% reciclável, mantendo a qualidade e a performance das embalagens com barreira”, comemora Mauro Fernandes, Diretor Comercial da Unipac.

 

Desde maio de 2021, as embalagens com a tecnologia plasma vem sendo utilizadas pela Syngenta – fabricante de soluções agroquímicas. “Esta premiação é o reconhecimento do compromisso que une as nossas empresas. Foram anos de estudos, que contou com equipes dedicadas em criar uma iniciativa voltada à economia circular, menor geração de resíduos e sua correta destinação. Acreditamos que a integridade, a responsabilidade e a união de esforços é essencial para viabilizar projetos sustentáveis, baseados em objetivos sólidos e capazes de fazer deste um mundo melhor para a presente e futuras gerações”, comenta Gabriel Gonçalves, presidente da Unipac.

 

Em 2020, a empresa também conquistou o troféu ouro no Prêmio ABRE, na mesma categoria, apresentado um projeto que utiliza resina reciclada proveniente de IBCs (contentores intermediários) em embalagens para defensivos agrícolas. A empresa coleciona histórias de sucesso e pioneirismo e foi a primeira indústria, no Brasil, a desenvolver uma solução com esta fonte de resina reciclada para este nicho de mercado.

  

Plasma: solução sustentável e competitiva

Conhecida como “o quarto estado da matéria”, a tecnologia de plasma permite que gases e vapores sejam excitados eletronicamente e se tornem altamente reativos, processo que forma uma camada de barreira nanométrica na parte interna das embalagens plásticas, com o objetivo de evitar a migração de solventes e a perda de ingredientes ativos. 

 

A tecnologia de plasma, se comparada a outras tecnologias de barreira convencionais, oferece menor impacto ambiental (uma pequena quantidade de gases ambientalmente amigáveis é utilizada para criar a camada de barreira), menor consumo de energia e de emissão de gases de efeito estufa (GEE). É um processo estável, livre de solventes e o produto final é 100% reciclado.

 

As embalagens com proteção por plasma da Unipac seguem rigorosos protocolos baseados em normas internacionais de avaliação de compatibilidade com produtos químicos e em requisitos regulatórios vigentes. A empresa detém o domínio desta tecnologia e busca atender parceiros estratégicos, no Brasil e no exterior, que procuram soluções para agregar valor do ponto de vista financeiro, técnico e ambiental, com a oferta de propostas cada vez mais completas e que contribuem para reduzir a emissão de poluentes. 

Perfil Unipac

Com 45 anos em 2021, a Unipac é considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do país, sendo referência para empresas nacionais e internacionais que atuam nos segmentos automotivo, de defensivos agrícolas, logístico, entre outros. Executa seis tipos de processos de transformação em suas unidades produtivas – sopro, injeção, injeção estrutural, extrusão de chapas, termoformagem e rotomoldagem – que estão instaladas em Pompeia (matriz) e Limeira (filial), ambas em São Paulo, e nos sites de seus clientes, por meio do modelo in house, nas cidades de Regente Feijó/SP, Paulínia/SP e Maracanaú/CE. Possui em torno de 1.000 colaboradores, que atuam de forma colaborativa e participativa, em um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento constante.

Conta com uma área voltada à inovação e um moderno centro de pesquisa de engenharia avançada em materiais e processos. Além disso, investe em programas e parcerias com outros Centros de Pesquisa e de Inovação e tem capacidade para integrar novas tecnologias digitais para o desenvolvimento de produtos e serviços, antecipando-se às tendências de mercado e seguindo as regulamentações nacionais e internacionais. Para completar a sua estrutura, com recursos próprios, mantém uma ferramentaria para a produção de moldes para os mais variados processos de transformação. Possui uma visão estratégica sustentável e implementa diversas ações conectadas às necessidades do mercado e de seus clientes, ofertando propostas de valor diferenciadas que mantém o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental e contribuem positivamente com o ecossistema do qual faz parte.

A Unipac é uma das unidades de negócio do Grupo Jacto, composto por importantes empresas que atuam nos segmentos agrícola, tecnologia de aplicação de polímeros (automotivo, embalagens e logística), transporte, equipamentos para serviços de limpeza e higienização, e soluções para a área médica. Fundado em 1948 e presente nos cinco continentes, o Grupo é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto ao cumprimento das legislações, regulamentações e requisitos acordados com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas.

Unipac

Telefone: (14) 3405-2100

www.unipac.com.br




Google

COMPARTILHE