Pesquisar

9 de out. de 2021

Com proposta multidisciplinar, Senac EAD lança pós-graduação em Psicopedagogia

 



Com proposta multidisciplinar, Senac EAD lança pós-graduação em Psicopedagogia

Foco da especialização é atender a demandas institucionais relativas à aprendizagem e ao desempenho de alunos e colaboradores

Considerada um dos campos de estudo da Ciência da Educação, a psicopedagogia tem como objeto de pesquisa o processo de aprendizagem, bem como a identificação e orientação das potencialidades dos estudantes em diferentes níveis de ensino.

Com o desenvolvimento das pesquisas e de novas abordagens educacionais, o profissional com essa especialização vem conquistando maior espaço no mercado de trabalho, ampliando a área de atuação para instituições de saúde, recursos humanos e organizações sociais, por exemplo.

Atento a essa demanda de aperfeiçoamento, o Senac EAD lançou a pós-graduação em Psicopedagogia, com duração de 12 meses e oferecida exclusivamente na modalidade a distância. No programa de ensino, além das disciplinas gerais, serão abordadas atuações psicopedagógicas em diferentes contextos de educação: formal, hospitalar, organizacional e em situações de vulnerabilidade.

Núria Ester Campmany Requena Barbosa é professora de pós-graduação na área de Educação. Ela destaca que um aspecto diferencial e específico do trabalho da psicopedagogia é a identificação das potencialidades do ser humano. "Esse olhar contribui para o processo de integração das crianças, adolescentes e adultos, que por diversas razões, se encontram desmotivados no ambiente escolar".

Antes da regulamentação da profissão de psicopedagogo, os públicos que apresentavam dificuldades de aprendizagem eram encaminhados para os médicos, pois era concebido que a causa do problema pudesse ser biológica ou orgânica. "Posteriormente, o atendimento passou a ser realizado por psicólogos, psicanalistas, pedagogos e professores de diversas áreas. Atualmente, para o exercício da profissão é necessário ser graduado ou pós-graduado em Psicopedagogia", esclarece a especialista.

Atuação integrada

Na avaliação de Núria, a identificação adequada de um transtorno de aprendizagem requer envolvimento e parceria de uma equipe multidisciplinar, visto que o diagnóstico pode levar mais tempo que o esperado. "Uma abordagem conjunta pode evitar a fragilização da autoestima do educando, desmotivação aos estudos, sentimento de frustração e dificuldades de acompanhamento", pontua.

Além disso, um problema identificado em sala de aula, durante a atuação do especialista, pode incorporar outras questões e assumir outros contornos, que também requerem a atenção desse profissional, tanto para a detecção, quanto para um replanejamento de sua intervenção.

"O psicopedagogo age como interlocutor na escuta reflexiva para qualificar o processo de ensino-aprendizagem. Desse modo poderá apresentar em reuniões de formação de educadores e familiares dos alunos propostas de mediação e acompanhamento", argumenta a professora.

Tão importante quanto o trabalho desenvolvido pelos profissionais é a participação das famílias, que podem compartilhar detalhes sobre o comportamento manifestado pelo aluno no ambiente doméstico. "Os familiares devem ser informados sobre as dificuldades que o educando apresenta, devem ser comunicados sobre as ações e atividades que serão realizadas para a minimização, enfrentamento e superação dos transtornos", esclarece.

Mercado de trabalho

Levando em conta a abrangência do trabalho apresentado pela psicopedagogia, é válido destacar alguns exemplos práticos de contribuição do profissional na área educacional: mapeamento e compreensão da realidade pessoal e específica do processo educativo, reorganização do planejamento escolar, adaptação de metodologias, incentivo à integração das equipes, além do acompanhamento e estímulo dos educandos no processo de aprendizagem.

" Estudos desenvolvidos a respeito da atuação do psicopedagogo, seja nas redes de ensino pública e privada, seja em clínicas, no ambiente hospitalar ou nas empresas, evidenciam que o trabalho conjunto tem o potencial de qualificar a compreensão dos contextos de ensino e aprendizagem e inferir melhores resultados no desempenho dos alunos", acrescenta Núria.

Além disso, o mercado de trabalho tem buscado profissionais para atuarem em organizações sociais, especialmente as que atendem públicos com deficiência; em empresas para atuarem junto às equipes que desenvolvem treinamentos; em hospitais, junto às equipes educacionais que acompanham crianças internadas ou em longo tratamento; em brinquedotecas e museus para colaborarem com o planejamento das atividades educativas; em instituições de abrigamento para conduzir as ações educacionais.

Para os interessados em cursarem a especialização do Senac EAD, cabe destacar que a proposta apresentada no projeto pedagógico visa a preparação do profissional para atuar nas seguintes situações:

- Apoio psicopedagógico aos trabalhos realizados nos espaços institucionais;

- Intervenção psicopedagógica visando à solução dos problemas no processo de aprendizagem;

- Utilização de métodos, técnicas e instrumentos psicopedagógicos que tenham por finalidade a pesquisa, a prevenção, a avaliação e a intervenção relacionadas com a educação;

- Identificação, compreensão e análise dos problemas no processo de aprendizagem.

Sobre o Senac EAD

Com 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em https://www.senac.br/ .

Informações para imprensa - Senac EAD

In Press Porter Novelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA