Pesquisar

8 de out. de 2021

Comunicação e Letras

 Comunicação e Letras é o sétimo volume da Coleção 150 anos de Mackenzie que será lançado pela Editora Mackenzie

A obra faz parte da comemoração do sesquicentenário da Instituição. Lançamento será no dia 14 de outubro

A Editora Mackenzie promove o lançamento do livro Comunicação e Letrasorganizado pelos professores André Cioli Taborda Santoro, José Alves Trigo, Marcos Nepomuceno Duarte e Osvaldo Takaoki Hattori, do Centro de Comunicação e Letras (CCL), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

A obra é o sétimo volume da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo, escrita por docentes e personalidades de relevância, nos diversos campos do conhecimento, compreendidos por estas, em comemoração ao sesquicentenário da instituição. A transmissão será pelo canal da TV Mackenzie no Youtube https://youtu.be/LQWBufjtPzM

A obra foi concebida e desenvolvida tendo como ponto de partida o acervo do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) - responsável por promover a preservação da memória da instituição, que é catalogado de acordo com o que preconizam as melhores técnicas de museografia, museologia e conservação preventiva. O CHCM está sediado em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade e do Estado de São Paulo (em razão de sua relevância histórica e arquitetônica por ter abrigado a primeira escola privada de Engenharia do Brasil).

O livro discute as mudanças pelas quais a cidade de São Paulo passou sob a perspectiva da repercussão das diferentes publicações que o Mackenzie patrocinou ou editou nos seus 150 anos. Diante do grande número de publicações, preservadas sobretudo no CHCM, tornou-se necessário um profundo poder de síntese e seleção das obras mais representativas desse período.

Um olhar sobre essa pesquisa permite perceber a relevância histórica da Universidade nas transformações, formando cidadãos que participaram e participam ativamente dos mais diferentes setores da sociedade brasileira. Os autores debruçaram-se sobre um conjunto específico de materiais e documentos que revelam a trajetória da comunicação dos diversos públicos da instituição ao longo dessa centenária trajetória. Folhetos, anúncios de jornais, revistas, flâmulas, formulários, materiais didáticos, registros de eventos, programas de rádio e de TV, enfim, um grande número de peças e ações comunicacionais que ao seu tempo registraram os esforços e o empenho de uma instituição de ensino que sempre buscou corresponder aos seus compromissos com a sociedade brasileira - especialmente no que toca ao binômio "educação e cidadania".

Essa sociedade, especialmente se considerarmos a cidade de São Paulo em sua passagem do século XIX para o XX, transformou-se profundamente. Foi proclamada e implantada uma república que, se não alterou drasticamente os atores políticos aptos a exercer o poder, ao menos criou condições para que camadas excluídas da população pleiteassem seu direito de participação.

A riqueza originada com a produção e a exportação do café reconfigurou áreas inteiras da cidade, promoveu um processo de imigração sem precedentes no país e o acúmulo de capitais que alimentou um vertiginoso processo de industrialização refletido na expansão da cidade e suas periferias. Em todo o curso dessas mudanças, o Mackenzie estava presente, cumprindo seu papel de formação profissional qualificada e cidadã, sendo capaz de contribuir para rumos da história brasileira. Este livro, em sua diversidade de autores, objetos e abordagens, revisita o papel da comunicação nesses 150 anos de história do Mackenzie.

Cada uma das obras da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo contempla as relações e a participação dos cursos das unidades acadêmicas da UPM no processo de construção da cidade de São Paulo nesse período, a contar da criação da Escola Americana em 1870, por meio de abordagens específicas para cada curso, relacionadas com a temática Educação, Cidade e Sociedade.

Na ocasião, haverá também o lançamento de outros dois volumes da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo, tendo como temas abordados arte e cultura; e religião e confessionalidade.

Serviço
Lançamento dos livros
- Comunicação e Letras (orgs. André Cioli Taborda Santoro, José Alves Trigo, Marcos Nepomuceno Duarte e Osvaldo Takaoki Hattori)
- Arte e Cultura (org. Marcos Rizolli)
- Religião e Confessionalidade (org. Mário Sérgio Batista)
Data: 14 de outubro
Horário: 12h30
Sobre a Editora Mackenzie
Especializada na publicação de livros acadêmicos e técnico-científicos, a Editora Mackenzie, há 21 anos no mercado editorial, publicou mais de 300 títulos de alguns dos mais renomados pesquisadores do país, nas áreas de Administração, Educação, Engenharia, Filosofia, Letras e Linguística, Psicologia, Teologia, entre outras, contribuindo para o desenvolvimento da educação brasileira.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, são comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Informações
Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
(11) 2766-7280

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA