PESQUISA

Páginas

CPFL Energia, Aneel e Instituto Crescer promovem formação para professores com foco em eficiência energética

 



CPFL Energia, Aneel e Instituto Crescer promovem formação para professores com foco em eficiência energética

O projeto CPFL nas Escolas- Energia em Jogo conscientiza comunidade sobre o uso responsável da energia elétrica e pretende impactar 2,4 mil docentes e 80 mil alunos até dezembro de 2022

São Paulo, outubro de 2021 - A CPFL Energia - grupo brasileiro do setor de energia, se uniu a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e ao Instituto Crescer, instituição que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores e estudantes nas diferentes áreas do conhecimento, para promover o projeto CPFL nas Escolas - Energia em Jogo. A iniciativa tem como objetivo abordar o consumo eficiente de energia, junto aos professores das 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, e pretende formar 2,4 mil docentes e 80 mil alunos de 221 municípios de São Paulo até dezembro de 2022.

O projeto se compromete com a disseminação de informações em sala de aula para conscientizar a comunidade sobre a importância de utilizar a energia elétrica de maneira responsável. Desde maio de 2021, já foram impactados 969 professores e 21.059 estudantes em 35 municípios de São Paulo.

"Queremos engajar a população no debate sobre a importância do consumo consciente de energia elétrica, para mudar hábitos das comunidades, promovendo o uso racional dos recursos. Mesmo com a pandemia e o isolamento social, continuaremos a ajudar os estudantes no seu desenvolvimento escolar e pessoal", explica o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia.

O contato com os professores participantes é feito por meio das secretarias de educação de cada município. A iniciativa utiliza materiais com metodologia alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre os conteúdos abordados estão os tipos de energia (cinética, química, térmica, luminosa e eletrostática), as transformações e transferências energéticas, a leitura da conta e das bandeiras tarifárias, eficiência energética, Selo Procel e o uso seguro da energia elétrica.

Fazem parte do material didático impresso o Almanaque do Aluno e o Caderno do Professor, com atividades que exploram o universo da energia elétrica. O projeto também faz uso das redes sociais, onde são criadas comunidades para que os estudantes possam publicar seus trabalhos. Além disso, os jovens e seus familiares também têm acesso a um aplicativo com jogo virtual que ensina boas práticas de consumo e economia.

"É fundamental promover o conhecimento acerca do uso responsável dos recursos, mas diante do cenário que estamos vivenciando, com um grande período de estiagem, esse projeto é ainda mais oportuno. A metodologia utilizada nessa iniciativa é voltada ao letramento científico, o conjunto de habilidades e competências necessárias para compreender e articular de forma autônoma conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados aos discursos da ciência", explica a diretora do Instituto Crescer, Dra. Luciana Allan.

Sobre o CPFL nas Escolas
CPFL nas Escolas - Energia em Jogo é uma ação educativa realizada em escolas do estado de São Paulo que difunde uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e seus familiares.

Professores e estudantes são convidados a explorar o mundo da energia a partir de atividades possibilitam o desenvolvimento de competências, em especial a do pensamento científico, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia, há 108 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis a maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Sobre a Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada para regular o setor elétrico brasileiro, por meio da Lei nº 9.427/1996 e do Decreto nº 2.335/1997. Mais informações em: https://www.aneel.gov.br/a-aneel

Sobre o Instituto Crescer
O Instituto Crescer é uma Instituição fundada em 2000 que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores para diferentes áreas do conhecimento, projetos de inclusão digital e qualificação profissional de jovens. Seus principais parceiros são Microsoft, Fundação Nestlé, Copersucar, Instituto Claro, Instituto CCR, Instituto EDP, CPFL Energia, Energisa, FTD Educação e Itaú Unibanco.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA - INSTITUTO CRESCER