Cursos de especialização do SENAI-SP abrem portas para aluna de construção civil

 





Prática e mercado de trabalho: cursos de especialização do
SENAI-SP abrem portas para aluna de construção civil

Conheça Regilene Oliveira que encontrou, em mais de dez cursos, o aperfeiçoamento e aprendizado para aprimorar sua prestação de serviços na área



São Paulo, 13 de outubro de 2021 - Regilene Aparecida Jerônimo de Oliveira é recém-formada na Graduação de Engenharia Civil, e encontrou, no SENAI-SP, a parte prática que sentiu falta em sua formação. "Desde 2018, já fiz cerca de dez cursos no SENAI-SP. Eu faço um curso atrás do outro e já apliquei todos eles no meu dia a dia. É diferente porque é a única capacitação que você aprende, de fato, fazendo e já sai de lá com a prática aperfeiçoada", completa.

Atualmente, ela faz estágio durante o período da manhã e, às tardes e finais de semana, trabalha em reformas domiciliares, que, segundo ela, têm crescido muito. "Eu não parei de trabalhar desde o ano passado", comemora. Segundo Regilene, a maioria dos serviços são em apartamentos e na parte de acabamentos, como pintura e revestimento, além de melhorias nos sistemas elétricos e hidráulicos.

Com as capacitações do SENAI-SP, ela pôde aumentar seu leque de serviços e notar um aprimoramento do que já fazia. "Eu já tinha uma noção e fazia algumas coisas, mas estudando na instituição, tanto eu quanto meus clientes, notamos que entreguei algo muito melhor", explica.

Sua lista de cursos no SENAI-SP é extensa: envidraçamento de sacada, eletricista residencial, instalação de pisos laminados, pintura decorativa, pintura airless, impermeabilização de borracha líquida, manutenção e instalação elétrica, dry wall, pintura imobiliária e pequeno reparos em edificação. Todos realizados de forma gratuita, por meio de bolsas de estudo. Além disso, conta com a capacitação para o dry wall, que é um sistema de construção a seco composto por placas de gessos.

Agora, ela própria está construindo a casa da irmã, em Guarulhos, e continua fazendo os cursos do SENAI-SP: em andamento, está com o curso online de Leitura e Interpretação de projetos. "Sinto-me maravilhosa fazendo tudo isso. Porque amo o que faço e ainda tem o valor de ser uma mulher fazendo", defende.

Cursos no SENAI-SP

O SENAI-SP está sempre alinhado com as necessidades do mercado, e neste último ano, uma das áreas que mais demandaram profissionais foi a construção civil. Apenas no primeiro trimestre de 2021, o setor cresceu 36,5%, segundo balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Um dos fatores apontados foi a necessidade de reformas em ambientes domésticos que, com a pandemia, ganharam também a posição de local de trabalho, lazer, estudos e convívio familiar.

E a maioria dos cursos que Regilene optou no SENAI-SP são cursos livres de aperfeiçoamento e especialização que possuem menor carga horária e são oferecidos gratuitamente por muitas unidades. Uma delas é o SENAI "Orlando Laviero Ferraiuolo" conhecido como SENAI Construção Civil, no Tatuapé, em São Paulo.

Na unidade, o público que procura tais cursos vem com dois perfis majoritariamente: pessoas que já trabalham na área e estão em busca de aperfeiçoamento devido ao mercado aquecido, como Regilene, e desempregados em busca de qualificação para a prestação de serviços. Tais perfis podem ser observados no curso de Construtor de Alvenaria, durante os anos de 2019 e 2021: cerca de 67% dos alunos eram empregados ou profissionais liberais e 30% desempregados - havendo o complemento de um pequeno público que eram aposentados. Esses fazem os cursos, geralmente, para criarem uma segunda opção de renda. A tendência segue nos cursos de Pintura Imobiliária, com 60% dos alunos já empregados ou autônomos e 30% desempregados, e no de Assentador de Revestimento, com 80% de empregados ou autônomos e 13% de desempregados.

O curso Construtor de Alvenaria, de 160 horas, obtém destaque na unidade pois é a formação do cargo de pedreiro que, devido à complexidade do curso, foi alterado para "Construtor de Alvenaria". Atualmente, ele aborda diversas frentes, cálculos e práticas para se executar o assentamento de elementos de alvenarias.

Outra área que têm chamado a atenção, na unidade de Construção Civil do SENAI-SP, são os cursos voltados à automação residencial. Atualmente, com a queda de custo e popularização, um maior número de casas aderiu aos equipamentos de Comfort Living, ou seja, tecnologias utilizando dispositivos inteligentes e específicos para automação residencial, como central de alarme, CFTV (Circuito Fechado de TV), acionamento e controle de persianas e de iluminação. O ramo tem se tornado um diferencial no mercado para os eletricistas.

O curso de Automação Residencial com Dispositivos Inteligentes, de 40 horas, por exemplo, desenvolve competências para instalação de dispositivos conectados que promovem o controle de iluminação e de persianas, execução da configuração dos módulos Bluetoothgateway WI -FI, entre outros.

Já o de Automação Predial, de 120 horas, capacita profissionais para os serviços de instalação e suporte ao funcionamento de instalações eletroeletrônicas que visam à automação de residências e instalações comerciais e industriais.

Em nossos cursos gratuitos, temos opções de Construção Civil Edificações e Instalações. Saiba mais em cursosgratuitos.sp.senai.br.


Sobre o SENAI-SP

O SENAI-SP tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável do País, elevando a competitividade da indústria, por meio da educação profissional, da inovação e tecnologia. Para isso, conta com 92 unidades de formação profissional distribuídas em todo o Estado, 78 escolas móveis, além de estratégias de educação on-line e híbrida.

Na vertente de serviços tecnológicos, atua com soluções integradas e customizadas às indústrias, por meio dos Institutos de Tecnologia e Inovação, que contam com plataformas compostas por laboratórios, pesquisadores e profissionais com alto nível de formação para entregar estratégias avançadas aos desafios das empresas.



Mais informações sobre o SENAI-SP com assessoria de imprensa:

Ana Stella Guisso - stella.guisso@sp.senai.br; (11) 94956-2521



Imagem: Crédito "Divulgação SENAI-SP"

Comentários