PESQUISA

Páginas

Descomplica debate evasão escolar em nova campanha em um país com mais de 5 milhões sem acesso à educação

 Descomplica debate evasão escolar em nova campanha em um país com mais de 5 milhões sem acesso à educação


Concebida e produzida internamente, o objetivo da campanha é promover o debate de uma verdadeira mazela para o país; pesquisas apontam que evasão escolar pode triplicar em decorrência da pandemia e atingir entre até 30% da rede pública



Descomplica, principal marca de educação digital do Brasil, lança hoje a campanha "Educação Sem Distância" nos principais meios de comunicação do país, em TV aberta, em mídias OOH, anúncios digitais e nas suas redes sociais. As peças abordam a alta evasão escolar, um problema latente da sociedade brasileira, de maneira instigante -- convidando a audiência para uma reflexão sobre como mitigar o abandono do percurso educacional e exaltando os alunos que, a despeito das adversidades, seguem sua jornada no sistema educacional.

Tamanha é a gravidade da situação que, em sua primeira grande iniciativa publicitária, a edtech prefere denunciar um problema sério da sociedade a anunciar seus atributos e produtos. É também a primeira vez que uma empresa lança uma campanha para falar sobre evasão escolar no Brasil. Pesquisas apontam que a evasão escolar pode triplicar nos próximos anos devido às consequências da pandemia do novo coronavírus.

O Enem de 2021 já reflete esse cenário: a edição deste ano terá o menor número de inscritos desde 2005 - 3,1 milhões, vs.5,8 milhões em 2020. O desemprego em alta, afetando hoje em dia 13 milhões de pessoas, também contribui para a evasão escolar e arremata um cenário pessimista sobre como o país sairá da crise econômica e educacional na qual se encontra. Além disso, dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid 2020 indicam que, ano passado, 5,1 milhões de estudantes entre 6 e 17 anos não frequentavam a escola -- de maneira física ou online.

A trajetória de sucesso da edtech alicerçada no ensino digital da atual evasão escolar -- um fenômeno que cresceu de maneira assustadora justamente em um momento em que as escolas foram obrigadas a contar com a tecnologia para continuar funcionando. Está claro para a Descomplica que o momento em que vivemos requer uma dose de ambição tão grande quanto a complexidade de seus problemas. Essas mensagens precisam urgentemente chegar à casa de todos os brasileiros -- e instigá-los. Afinal, está mais que clara e comprovada a relação direta entre a educação de um país e seu desenvolvimento social.

"Este não é um filme sobre ensino à distância, é sobre as distâncias no ensino." Assim começa a principal peça da campanha -- deixando claro que seu foco não é no modelo de negócios da Descomplica. E sim, no abandono escolar, que lesiona principalmente as minorias sociais. Ilustrada por uma mulher negra e outra travesti, o vídeo chega ao seu fim destacando as ações da empresa para quebrar padrões. Elas vão desde oferecer a Faculdade Descomplica 100% online, até promover lives gratuitas de preparação para o Enem e garantir mil bolsas de pós-graduação para a comunidade LGBTQIA+.

A data para sua veiculação tampouco foi escolhida à toa. No dia 07 de outubro 2011, a Descomplica transmitiu sua primeira aula ao vivo. Foi pioneira ao unir qualidade de ensino a acesso. Em apenas 10 anos, mais de 50 milhões de pessoas foram impactadas pela Descomplica, que, além de curso pré-vestibular, oferece graduação, pós-graduação, MBA e cursos livres. Cresceu na esteira que sua própria ambição criou, impulsionada pelo comprometimento que sempre teve não apenas com seus alunos, mas com o país inteiro.

"Somos provocadores por essência. A campanha reforça nosso maior lema, de que ‘aprender é para todo mundo’. Estamos propondo um grande debate nacional em torno de um problema que sempre existiu na educação brasileira, mas que cresceu nos últimos 18 meses", diz Marco Fisbhen, CEO da Descomplica. "Temos que falar sobre esse tema o quanto antes".

"O tema da evasão escolar tem sido muito debatido e isso não é à toa. A pandemia trouxe desafios muito grandes para o setor e é preciso trabalhar para mostrar aos estudantes que existe um caminho que entrega o que eles buscam: proximidade no ensino, aulas dinâmicas e interativas e, principalmente, um meio de se qualificarem para a entrada no mercado de trabalho", diz Luciana Feres, Chief Marketing Officer do Descomplica. "O ensino digital é uma das soluções e feito com pedagogia digital de qualidade pode ser essa ponte entre o presente e o futuro dos alunos, de construir uma educação próxima e que vai contra a distância que hoje o ensino no país tem de seus alunos", finaliza.

Veja agora a campanha no canal do Descomplica no Youtube .

Confira a ficha técnica da campanha:

Título: Educação Sem Distância

Anunciante: Descomplica

Produto: Marca Descomplica

Agência: DStudio

Chief Design & Creative Officer: Victor Sahate

Diretor Executivo de Criação: Nathália Capistrano

Criação: Melissa Castagnari, Rodrigo Pires, Michael Silva, Victor Wahrsager e Marcella Barbieri

Diretor de Conteúdo: David Butter

Conteúdo: Mirella Nascimento, Kimberlly Moraes, Renato Cavalcanti, Luma Sartori, Ana Carolina Peres e Luiza de Almeida

Gerenciamento de Projetos: Nagila Nunes e Vitória Batan

Aprovação Cliente: Marco Fisbhen e Luciana Feres

Pesquisa: Roberta Campos e Camila Cartaxo

Diretor de Mídia: Laiza Hasselmann

Mídia: Carla Dart

Mídia / Agência: Convert

Glaucia Montanha, Rodrigo Genazio, Douglas Magalhães e Natasha Santoro

Produção Filme: Surreal Hotel Arts

Direção: Luiza Villaça

Aprendiz de direção: Luigi Parisi

COO: Cris Chacon

Produção Executiva: Milena Trindade

Head de Produção: Lu Martins

CCO: Carlão Busato

Direção Criativa: Heitor Caetano

Liner Producer: Ale Borzani

Liner Producer Jr: Olivia Fuchs

Assistente Executiva: Buba Kore

Assistentes de Coordenação: Ana Alegretti, Bruna Brito e Beatriz Prado

Direção de Fotografia: Rafael Martinelli

Direção de Arte: Débora Pascotto

1ª Assistente de Direção: Juliana Cretella

2ª Assistente de Direção: Paula Balieiro e Rodrigo Bontempo

Direção de Produção: Nani Matias

Ass. Produção: Kayane Cabral, Kayelle Cabral e Adriana de Assis

Assistente de arte: Gabrielle de Siqueira

Produtora de Objetos: Gislaine Leal

Produtor de Casting: Guilherme Koch

Figurino: Ana Cardoso

Produtor de locação: Dudu Castello Branco

Finalização: Bruno Magosso

Montagem: Gabriel Lancman

Pós-Produção: Clan

Correção de Cor: Psycho

Produtora de Som: S de Samba

Atendimento: Meg Magro

Produção de Som: Pedro Caldas

Direção Musical: Wilson Simoninha e Jair Oliveira

Locução: Duda Buarque

Foto: Doma Studio

Vídeo: Doma02

Produção: Murillo Mahnic e Luanna Leonis

Direção de Arte: Fernanda Carneiro

Gaffer: Tim Sanches

Beauty: Amanda Pris

Stylists: Anuro e Cacau Francisco

Modelos: Angel Meira, Gelado Vicente, Filipe Gabriel, Pedro Carvalho, Carol Lourenço, Isiz Aguiar, Carol Martinni, Maria Vieira, Débora Ribeiro

Descomplica

Fundado em 2011, o Descomplica tem a missão de democratizar o acesso à educação em todas as fases da vida. A startup, que atua com um modelo 100% online, oferece cursos preparatórios para Enem e vestibulares, além de graduação e pós-graduação - estas por meio da Faculdade Descomplica. Alcançando 5 milhões de usuários por mês em todas as plataformas, o Descomplica é responsável pela educação da maioria do público que se prepara para o Enem no Brasil. Em 2020 a empresa foi anunciada como uma das "Tech Pioneers" do Fórum Econômico Mundial, um reconhecimento global a companhias baseadas em tecnologias que estejam entre o estágio inicial e de crescimento. As empresas são consideradas startups promissoras e se encontram no chamado "scale-ups", definição dada a companhias que crescem pelo menos 20% ao ano. São empresas no front da inovação tecnológica e de seus negócios. Também no ano passado, a startup foi anunciada como uma das 100 Startups to Watch 2020, prêmio que leva em consideração startups inovadoras, altamente escaláveis e que merecem a atenção de investidores, aceleradoras, governos e grandes empresas. Recentemente, recebeu o selo Great Place to Work (GPTW), como a 10ª Melhor Empresa para Trabalhar no Rio de Janeiro na categoria médias empresas.

Mais informações para a imprensa

FSB Comunicação - Assessoria de imprensa do Descomplica