Pesquisar

8 de out. de 2021

Inhotim promove atividades para celebrar o Dia da Criança

 

Inhotim promove atividades para celebrar o Dia da Criança

Programação traz a primeira edição de 2021 do Espaço Ciência Inhotim e visitas temáticas que mesclam botânica e arte


Hélio Oiticica, Invenção da cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe, 1977. Foto: Breno da Matta | Jardim botânico Inhotim. Foto: João Marcos Rosa. Clique aqui para acessar imagens de divulgação.



Entre os dias 9 e 14 de outubro, semana do Dia da Criança, o Instituto Inhotim promove atividades que mesclam botânica, arte e arquitetura - pilares do museu - para os pequenos curtirem com suas famílias.

A programação é organizada em três módulos. No primeiro, intitulado Visita Temática - Volta ao Mundo, os educadores do Instituto partem do acervo botânico de espécies exóticas que há no Inhotim para conduzir os visitantes por uma viagem por diferentes países e culturas de onde se originam os tipos de plantas. Junto ao mapa-múndi que cada um receberá, as crianças e famílias serão convidadas a percorrer lugares e descobrir diferentes modos de se relacionar com a natureza e com as plantas.

Já na Visita Temática - Bicho ou Planta, a ideia é mostrar como algumas plantas e animais têm características semelhantes. De modo divertido e interativo, algumas espécies do acervo botânico do Inhotim serão reveladas a partir dos nomes populares que remetem a animais, a exemplo da pata-de-elefante e orelha-de-macaco, espécies que permitem a investigação ecológica de maneira lúdica.

A programação ainda traz a edição de 2021 do Espaço Ciência, projeto do Educativo do Inhotim apoiado pela Volvo, que visa a difusão e ampliação do conhecimento científico e de informações ambientais. "A Ciência é ferramenta imprescindível para entender as questões ambientais contemporâneas e foi a partir dessa premissa que o Instituto Inhotim criou esse projeto de atendimento a visitantes espontâneos, estudantes e professores, com encontros que podem ocorrer nos jardins, no entorno de galerias e outros pontos do museu", explica Vinícius Porfírio, supervisor do Educativo do Instituto.

Entre cada visita, as crianças podem se deparar com obras como Invenção da Cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe, instalação do emblemático Hélio Oiticica, construída postumamente a partir de textos, plantas, maquetes e amostras deixadas pelo artista. A obra mistura geometria e cores a partir de nove paredes em alvenaria, tinta acrílica, tela de arame e vidro. A presença da luz natural com as mudanças ao longo dos dias completa a obra, modificada a cada instante e proporcionando experiências únicas aos visitantes.

Destaque também para o site specific de grande escala O espaço físico pode ser um lugar abstrato, complexo e em construção (2021), no qual o artista Rommulo Vieira Conceição sobrepõe elementos presentes em espaços públicos e privados e reorganiza objetos e arquiteturas, fundindo ambientes de modo a causar deslocamentos simbólicos e funcionais.

Ainda na área externa, o trio de esculturas em bronze fundido pelo artista Edgard de Souza - Sem título, 2000; Sem título, 2002; Sem título, 2005 - trazem silhuetas de uma figura masculina baseadas no corpo do próprio escultor, sugerindo um movimento contínuo.

Cada atividade é limitada a 15 pessoas por vez. Para participar, basta se inscrever na recepção do Instituto.

A seguir, programação completa:

• 9/10, sábado, às 14h: Visita Temática - Volta ao Mundo | Capacidade: 15 pessoas;

• 10/10, domingo, às 14h: Visita panorâmica - Bicho ou Planta | Capacidade: 15 pessoas;

• 10/10, domingo, às 14h: Visita panorâmica - Bicho ou Planta | Capacidade: 15 pessoas;

• 11/10, segunda-feira, às 14h: Visita Temática - Volta ao Mundo | Capacidade: 15 pessoas;

• 12/10, terça-feira, às 14h: Visita Temática - Bicho ou Planta | Capacidade: 15 pessoas;

• 14/10, quinta-feira, às 14h - Espaço Ciência, com temática voltada para botânica. Capacidade: 15 pessoas

FUNCIONAMENTO

O Instituto Inhotim está funcionando de quinta-feira a domingo e em feriados, com capacidade para mil visitantes por dia. A entrada é gratuita em toda última sexta-feira do mês, exceto em feriados, com o mesmo limite de público. A compra e retirada de ingresso é realizada exclusivamente online e com antecedência pela Sympla, tiqueteira oficial do Inhotim. Em função dos protocolos de saúde, vale lembrar que não está sendo feita operação de venda de entradas na bilheteria do parque. 

Os protocolos de saúde estabelecidos no Inhotim, como o uso obrigatório de máscara, por funcionários e visitantes, displays de álcool em gel distribuídos pelo parque e distanciamento entre as mesas nos pontos de alimentação, continuam seguem em vigência.

O Inhotim avalia diariamente o cenário da pandemia na região e atua sempre em consonância com as decisões estabelecidas pelos órgãos de saúde. Todas as orientações sobre como chegar ao museu, compra de ingressos, os protocolos adotados e regras de visitação estão disponíveis  no site da instituição .

Localização

O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 - sentido BH/SP.

Pode-se chegar ao Inhotim também pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 - sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.

Opções de transporte regular

Transfer - a Belvitur, agência oficial de turismo e eventos do Inhotim, oferece transporte aos sábados, domingos e feriados, partindo do Hotel Holiday Inn Savassi (Rua Professor Moraes, 600). O horário de saída é às 8h30 com retorno às 17h30. O transporte até o Parque custa R﹩ 66 (ida e volta) ou R﹩ 35 (só volta). O pagamento é feito com o motorista em dinheiro ou no cartão. O serviço também pode ser reservado de terça a sexta-feira, mas necessita de lotação mínima de quatro pessoas. Contatos: 31 3290-9180; inhotim@belvitur.com.br

Ônibus Saritur - saída da Rodoviária de Belo Horizonte de terça a domingo, às 8h15 e retorno às 16h30 durante a semana e 17h30 aos fins de semana e feriados. R﹩ 41,50 (ida) e R﹩ 37,15 (volta).

Entrada
R﹩ 44 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos não pagam.
Moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim não pagam entrada.


Informações para imprensa:
Ane Tavares | ane.tavares@inhotim.org.br | +55 (31) 9764-6440 
https://www.inhotim.org  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA