Pesquisar

11 de out. de 2021

Longevidade Expo+Fórum 2021: Maratona Digital

 


Longevidade Expo+Fórum 2021: Maratona Digital consolidou principal evento do setor
Para o ano que vem, encontro será no formato híbrido: presencialmente, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP) e também na internet

Foram quatro dias de intensas trocas de conhecimentos, experiências, negócios e, também, de quebra de paradigmas. A terceira edição da Longevidade Expo+Fórum, na versão 100% digital, realizada na semana passada, colocou em evidência mais uma vez a questão da longevidade, provocando o mercado a reconhecer o potencial do segmento 50+.

Com uma audiência que superou as expectativas dos organizadores, o evento combinou a maratona de conteúdo com mais de 25 horas de programação com mais de 70 palestras e convidados, e a exposição online, com a participação de 50 empresas com soluções e serviços exclusivos para o público sênior. "A fórmula da Longevidade é gerar conteúdo e incentivar os negócios para este segmento do mercado, que está carente por soluções e serviços. Ficamos gratamente surpresos com a interação e com a audiência, que esteve sempre ativa em todos os painéis", diz o idealizador e presidente da Longevidade Expo+Fórum, Francisco Santos, 73+.

Na segunda edição 100% digital, a Longevidade jogou luz sobre temas sensíveis à realidade dos 50+ no país: saúde e bem-estar, moda, tecnologia, economia, finanças, moradia, turismo, arte e outros assuntos foram tratados por profissionais e especialistas de diversos segmentos de atuação, além de personalidades públicas e do meio artístico.

"Conseguimos compor, com a ajuda dos nossos parceiros de conteúdo, uma programação muito bem equilibrada e atual, que permitiu a discussão de temas fundamentais para todos nós como sociedade: o etarismo, a intergeracionalidade no mercado de trabalho, a inclusão digital dos longevos, a profissionalização dos cuidadores, entre vários outros aspectos da realidade dos longevos que vêm ganhando corpo à medida que vamos ganhando voz na sociedade, como cidadãos e indivíduos", analisou Francisco Santos.

O que se pode perceber, passada a edição de 2021 da Longevidade Expo+Fórum, é que existe uma percepção mais nítida de quem é o longevo hoje e do potencial de interação dele com a sociedade. Marcante também é uma mudança significativa na maneira que os próprios 50+ se colocam hoje frente à dinâmica social, assumindo o protagonismo de suas escolhas e decisões. E esta evolução não passa despercebida pela iniciativa privada e pelo poder público.

A Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum em 2021 teve o patrocínio master da Unimed, do Banco Safra e da Silver Week 2022. E a programação foi elaborada em conjunto com os parceiros de conteúdo: Sesc-SP, Unibes Cultural, USP 60+, Sebrae SP, Sindhosp, Seniorlab, Labora, Portal do Envelhecimento, Observatório da Longevidade, MasterCare Brasil, Aging 2.0, Visite São Paulo, Fecomércio SP, Mundocoop, Raízes, Movimento Lab60+, Maturi, a Associação Brasileira de Gerontologia e o Instituto Moriguchi.


Cerimônia de abertura

Destaque para a cerimônia de abertura da Longevidade em 2021, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes - sede do Governo do Estado de São Paulo - com a presença do governador do Estado de São Paulo, João Doria.

Francisco Santos abriu a cerimônia: "Chegamos à 3a. edição do evento em um momento desafiador da pandemia de Covid-19, que ainda atinge toda a população brasileira, em especial os longevos. Acredito, entretanto, que sairemos desse período difícil com o público sênior mais valorizado e percebido, seja como personagem importante no núcleo familiar ou na atenção crescente que os governos e a sociedade a eles dedicam. O público longevo está vivendo mais e quer viver melhor", afirmou.

Durante a cerimônia, que contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo, Célia Parnes, entre outras autoridades entre elas, Doria ressaltou as ações da administração à frente do Estado de São Paulo em prol do respeito pelo direito à vida e à longevidade das pessoas, e a contribuição do evento Longevidade Expo+Fórum para o exercício prático de atendimento e materialização de ações para o público sênior. Na cerimônia, o governador de São Paulo assinou uma autorização para a construção de 20 Centros de Longevidade Ativa (CLA) na capital do Estado, que visam a inclusão produtiva, qualificação e recapacitação de idosos com o objetivo de garantir uma rápida inserção no mercado de trabalho da população mais longeva.


III Congresso Unimed da Longevidade

Um dos pontos altos do evento foi o III Congresso Unimed de Longevidade, comandado pelo ator e diretor Odilon Wagner. Fake News, sexualidade, espiritualidade e inclusão digital, foram debatidos a fundo, com participação do doutor em Comunicação e Semiótica, Flávio Morgado, a fundadora da Geração Ilimitada e chefe de redação do Globo Repórter, Márcia Monteiro, a atriz e comunicadora, Bruna Lombardi, e pela psicanalista e escritora, Regina Navarro Lins, o ator Antonio Pitanga, a Monja Coen, a empreendedora Ana Fontes, o colunista da Folha e apresentador do Expresso Futuro no Globo Play, Ronaldo Lemos, e o fundador e CEO da Sambatech, Gustavo Caetano.


Expo Digital

Além da extensa programação, a audiência da Longevidade teve a oportunidade de conhecer mais de perto quem são algumas das empresas que desenvolvem soluções e serviços para o mercado longevo. Juntas, essas empresas mostraram o potencial de negócios associado à longevidade e à janela de oportunidades que se criou desde a primeira edição do evento.

Acompanhe aqui no site da Longevidade Expo+Fórum, uma série de reportagens sobre a Maratona Digital da Longevidade em 2021.


2022 será presencial

Para o ano que vem, a IV Longevidade Expo+Fórum será no formato híbrido, ou seja, acontece presencialmente, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP) e também na internet, de 30 de setembro a 3 de outubro, garantindo que um público cada mais amplo e de várias regiões do país possa participar. "Teremos muitas novidades em 2022, mas uma das mais significativas será a possibilidade de reencontrar as pessoas de forma a celebrar a longevidade. Serão 250 palestras e atividades distribuídas em cinco auditórios. Além disso, mais de 100 empresas participarão da expo presencial e digital", adianta Francisco Santos.


Sobre a Longevidade Expo + Fórum
A Longevidade Expo + Fórum é um evento no formato Feira de Negócios, Experimentação, Fórum de Tendências e Maratona Digital, voltado para o público 50+ e a cadeia de produtos, tecnologia, serviços e soluções para estes consumidores nos mais variados segmentos da economia, como saúde e bem-estar; turismo, lazer e destinos; finanças, seguros e trabalho; conhecimento, cultura e tecnologia; casa, consumo e facilities; gastronomia e nutrição; e moda, beleza e pro age. O evento é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com gestão e realização da São Paulo Feiras Comerciais, ambas empresas do Grupo Couromoda, e é realizado em cooperação com a Informa Markets, organização global líder no setor de feiras, congressos e eventos B2B. Na edição de 2019, o evento ofereceu mais de 150 palestras sobre os diferentes aspectos da longevidade, inovações em produtos e serviços de 153 expositores e público de mais de 10 mil pessoas.

Sobre o Grupo Couromoda
O Grupo Couromoda é o criador e realizador de eventos de referência nos setores de calçados, moda, beleza e saúde: Couromoda - Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda; Hair Brasil Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética; São Paulo Prêt-à-Porter; e *Hospitalar - Evento Internacional de Soluções, Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para a Cadeia da Saúde. *Desde 2015 Hospitalar é parte do Informa Group e da Informa Markets.
*Em 2015 a Hospitalar foi adquirida pela UBM plc e hoje faz parte do Informa Markets, maior organizadora de feiras e congressos do mundo, presente em mais de 60 países.

Informações para a Imprensa - Coletivo da Comunicação:
Valeria Bursztein - +55 11 9 9104-2031
valeria@coletivodacomunicacao.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA