Pesquisar

8 de out. de 2021

Memória da Eletricidade realiza a 7ª edição do Preserva.Me em outubro

 Memória da Eletricidade realiza a 7ª edição do Preserva.Me em outubro


O REGISTRO ORAL COMO METODOLOGIA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS É UM DOS TEMAS PREVISTOS EM EVENTO 100% ONLINE


Memória da Eletricidade realiza de 25 a 29 de outubro a 7ª edição do Preserva.Me, Encontro Internacional de Preservação e Memória, evento dedicado a fomentar o debate e a troca de informações e experiências entre profissionais das áreas de história, arquivologia, biblioteconomia, museologia, comunicação e ciência da informação. Com o tema "Arquivos Pessoais e Histórias de Vida", o evento será 100% online, com dois painéis diários, sempre às 10h e às 16h, transmitidos pelo canal da Memória da Eletricidade no Youtube . A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial .

A Memória da Eletricidade é uma instituição cultural sem fins lucrativos especializada em preservação de acervos, gestão da informação e gestão do conhecimento. Desde 1986, se dedica em especial à memória do setor elétrico, aportando dados e experiências que contribuem com a inovação. Anualmente a Memória da Eletricidade realiza o Preserva.Me que, este ano, discutirá a importância dos arquivos pessoais e das histórias de vida a partir dos arquivos e do registro da oralidade, além de discutir biografias e outras formas de narrativas.

Entre os palestrantes estão confirmados os jornalistas Leonencio Nossa e Joëlle Rouchou, as pesquisadoras Verena Alberti e Luciana Heymann Nossa e Alessandro Portelli, historiador referência nos estudos de História Oral, diretor da escola de música Circolo Gianni Bosio, na Itália.

Para download de imagens dos palestrantes, clique aqui .

Sobre a Memória da Eletricidade
Instituída em 1986 por iniciativa da Eletrobras com o objetivo de preservar a história da indústria da eletricidade no país, a Memória da Eletricidade trabalha com preservação de acervos, gestão da informação e gestão do conhecimento. A partir dessa premissa, a instituição desenvolve projetos, organiza eventos e promove ações em pesquisa histórica. Ao longo dessas mais de três décadas, a instituição sem fins lucrativos publicou mais de 100 livros - pelos quais recebeu 16 prêmios e menções de reconhecimento -, empreendeu inúmeras pesquisas e promoveu várias exposições. A entidade organiza e mantém um precioso acervo histórico. São mais de 12 mil livros e periódicos em sua biblioteca e 50 mil itens em seu arquivo. Outra atividade importante da Memória da Eletricidade é o registro da história oral do setor elétrico brasileiro. Como parte desse programa, já foram colhidos, catalogados e arquivados cerca de 300 depoimentos de personalidades e profissionais ligados ao setor.


Para mais informações à imprensa:





Vem com a gente Facebook @AtomicaLab Instagram @lab_atomica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA