Na Semana da Criança, ECO BONECO vai ensinar sobre preservação do meio ambiente e tolerância

 



Na Semana da Criança, ECO BONECO vai ensinar sobre preservação do meio ambiente e tolerância
Projeto Cultural tem apresentações de quarta a sexta-feira, em escolas públicas de Montenegro e Porto Alegre. Programação com teatro, contação de histórias e oficinas envolve também Nova Santa Rita, Triunfo e Rio Grande.
Uma animada programação cênica será realizada nesta Semana da Criança. De quarta a sexta-feira (13 a 15/10), escolas de Montenegro e Porto Alegre recebem os bonecos do espetáculo "O Segredo da Floresta" e a contação de histórias "O Brinquedo Mágico". As atrações integram o Projeto Cultural ECO BONECO, que promove atividades voltadas à sustentabilidade. "Por meio de ações culturais e socioeducativas, trabalhamos temas como meio ambiente, e também preconceito e intolerância", diz a produtora cultural Luciane Vilanova. Além das apresentações, haverá, em outras datas, oficinas artísticas e uma gincana cultural.

Dentro da programação, alunos e professores receberão informações sobre descarte correto do plástico, mudanças de hábitos para reduzir a geração de lixo, entre outros exemplos. "Os assuntos são trabalhados em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de chamar a atenção para valores sustentáveis, como a preservação da vida e do meio ambiente", diz a produtora Luciane Vilanova. Financiado com recursos do Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto é patrocinado pela Braskem, numa realização do Grupo Pregando Peça com produção da LC Vilanova Projetos Culturais. As cidades de Nova Santa Rita, Triunfo e Rio Grande também estão contempladas.

SINOPSES - O teatro de bonecos "O Segredo da Floresta", do Grupo Pregando Peça, conta a história de cinco amigos que se envolvem em mil confusões para resolver um sério problema que aflige os moradores da mata: a poluição e a sujeira causadas pelo Seu Porcalhão, o exterminador da floresta. Então O Macaco Simão, o Jumento Joca, a Gata Angelita, a Girafa Josefina e o Cachorro Nicolau enfrentam a grande missão de expulsar quem está causando essa destruição e limpar toda a floresta. O Grupo Pregando Peça existe desde 1984, com grande experiência em arte-educação através do teatro de formas animadas.

A contação de histórias "O Brinquedo Mágico" trabalha as possibilidades de transformação de tudo que está ao redor do público, pelo olhar e fazer poético. O personagem "Poéto-contador e encantador de histórias" aborda questões referentes à mediação de leitura com a utilização de truques de mágica, brincadeiras imaginativas e bolhas de sabão gigantes, entre outros elementos. Ao longo do espetáculo, tudo vai se transformando em magia, poesia e ludicidade. A criação é do ator, bonequeiro e apresentador Jonatan Ortiz Borges.




AGENDA - Em Montenegro, a programação acontecerá nesta quarta e quinta-feira (13 e 14/10), na Estação da Cultura (Rua Osvaldo Aranha, 2215, bairro Ferroviário). Cada horário terá cerca de 100 crianças. Na quarta-feira, a contação de histórias reunirá alunos da EMEF São Paulo, EMEI Gente Miúda e EMEI Tio Riba, às 9h; e da EMEF José Pedro Steigleder, EMEF Ana Beatriz Lemos e EMEI Gente Miúda, às 10h. À tarde, o teatro tem apresentações para alunos da EMEF Cinco de Maio, EMEF Lena Pithan, EMEI Gente Miúda e EMEI Tio Riba, às 14h, e para EMEF Adolfo e EMEI Gente Miúda, às 15h30min.

Na quinta-feira, turmas da EMEF Pedro João Müller, EMEF Militão, EMEF Carolina e EMEI Tio Riba, às 9h, e da EMEF Mafalda, EMEF Bárbara, EMEF Carlos Frederico e EMEI Gente Miúda, às 10h, conhecerão a história "O Brinquedo Mágico". A peça "O Segredo da Floresta" terá sessões para a EMEF Bello, EMEF Manoel José da Mota, EMEF Dona Clara, EMEI Gente Miúda e EMEI Tio Riba, às 14h, e para a EMEF Dr. Walter Belian e EMEI Gente Miúda, às 15h30min.

Em Porto Alegre, haverá a contação da história "O Brinquedo Mágico", às 9h30min e às 10h30min, na Escola Municipal Liberato Salzano Vieira da Cunha. No mesmo local, será apresentada a peça "O Segredo da Floresta", às 14h e às 15h30min.

Além das atividades desta semana, também serão realizadas oficinas de histórias em quadrinhos, de vídeo/cinema, de teatro e de bonecos nas cidades envolvidas no Projeto ECO BONECO, nas próximas semanas. Haverá, ainda, capacitação para professores. Mais informações podem ser obtidas em https://www.pregandopeca.com.br .

Assessoria de Imprensa: Jornalista Adriane Costa | (51) 98484 5869 | adriacosta@uol.com.br


Comentários