Pesquisar

3 de out. de 2021

Novo Laboratório Maker-STEAM da FECAP segue tendências na área da educação


Novo Laboratório Maker-STEAM da FECAP segue tendências na área da educação

Fortalecer o aprendizado, estimulando a autonomia dos alunos na busca por soluções criativas para problemas reais. Essa é a proposta do Laboratório Maker-STEAM, mais novo espaço de aprendizado da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), inaugurado nesta quinta-feira (30/9).

O laboratório segue duas das principais tendências da educação: a interdisciplinaridade de conhecimentos como artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática, e o movimento maker, em que os alunos colocam a mão na massa para praticar, experimentar, tirar ideias do papel e projetar soluções de forma autônoma.

"Das paredes aos espelhos, dos equipamentos às estações de trabalho, todo o espaço foi projetado para que os alunos sejam autoaprendentes, ou seja, com autonomia, identifiquem e entendam problemas reais e complexos, analisem e construam soluções para estes problemas, em outras palavras, façam ciência com as próprias mãos", destaca a professora Simone Vianna, coordenadora de Inovação Educacional da FECAP.

A estrutura do laboratório conta com ferramentas diversificadas, além de impressora 3D, maquetes e estações de trabalho que podem ser adaptadas de acordo com a proposta de cada projeto. No Maker-STEAM, todos os espaços auxiliam a promoção do conhecimento dos alunos e permitem múltiplas configurações.

De acordo com a professora Simone, o projeto favorece o trabalho online colaborativo. "Além de todas as estações e equipamentos contarem com QR Codes, que auxiliam os alunos sobre o uso das ferramentas, o espaço conta com acesso à internet e pode ser trabalhado com outros ambientes. Ou seja, enquanto um grupo de alunos trabalha o ‘mão na massa’ aqui, outro pode focar em planejamento na sala ao lado".

Durante a inauguração, o vice-reitor Taiguara Langrafe destacou que o Maker-STEAM é um marco de extrema relevância para a FECAP. "Este espaço, para todos os estudantes, representa uma mudança de paradigma da sala de aula, com um aprendizado mão na massa que é de extrema importância para o desenvolvimento das competências dos estudantes".

Componente curricular

O Laboratório Maker-STEAM é um dos novos componentes curriculares que farão parte das disciplinas dos alunos ingressantes no Colégio FECAP. Integrado ao Ensino Médio, os alunos podem optar por um Curso Técnico em Administração, Comércio Exterior, Hospedagem, Informática, Inteligência Artificial, Meio Ambiente, Multimídia, Produção de Áudio e Vídeo, Programação de Jogos Digitais e Publicidade. Estes cursos auxiliam o aluno na escolha da futura carreira profissional e também o preparam para o mercado de trabalho.

O laboratório também fará parte das disciplinas de empreendedorismo dos cursos de graduação, entre eles, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo Trilíngue e Administração, e das atividades do Centro de Empreendedorismo.

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.

Contato para imprensa:
Ludmila Santos
ludmila.santos@fecap.br
Telefone/WhatsApp: (11) 94035-6540
Site: www.fecap.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA