Pesquisar

14 de out. de 2021

O que são alimentos seguros e por que garantem mais qualidade de vida?

 

O que são alimentos seguros e por que garantem mais qualidade de vida?

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro e alerta para necessidade de consumir alimentos seguros para se manter saudável no futuro

Manter hábitos saudáveis, rotina de exercícios físicos e uma dieta balanceada são fatores importantes na busca pela qualidade de vida e promoção da saúde e bem-estar. Porém é essencial observar a segurança dos alimentos que escolhemos levar à boca em cada refeição. No dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, criado para consciencializar a opinião pública sobre à nutrição, alimentação e qualidade dos alimentos. Celebrada em mais de 150 países, a data se faz ainda mais necessária em virtude dos reflexos trazidos pela Covid-19: relatório divulgado recentemente pela ONU (Organização das Nações Unidas) afirma que cerca de um décimo da população global estava subalimentada em 2020, ano em que teve início a pandemia.

Entende-se por alimento seguro aquele que além de fornecer nutrientes importantes ao organismo, seja elaborado com ingredientes e matérias primas avaliadas e aprovadas pelos órgãos reguladores e de saúde, e que estejam livre de micro-organismos que possam causar doenças e trazer prejuízos à saúde.

Para a ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), uma alimentação adequada é essencial em todas as fases da vida e quando refere-se aos ‘alimentos para fins especiais’ a missão da entidade é proporcionar diferentes opções de escolhas aos consumidores que inclui: nutrição infantil, nutrição enteral, diet e light, suplementos alimentares, alimentos funcionais entre outras categorias.

As necessidades nutricionais são distintas para cada faixa etária sem falar das pessoas com carências específicas. Cada grupo possui suas especificidades e necessidades próprias. A ABIAD, que completa 35 anos de atuação em 2021, por meio de suas associadas, disponibiliza produtos para todos estes públicos, garantindo segurança alimentar, além de disseminar informações que contribuem para melhoria da qualidade de vida.

"Trabalhamos para oferecer aos consumidores opções de produtos benéficos e nutrição diferenciada para todas as faixas etárias, afinal, a alimentação deve ser variada e equilibrada independentemente da idade e, ter opções de dietas especiais seguras, pode proporcionar melhor qualidade de vida a população", destaca Gislene Cardozo, Diretora Executiva da Associação.

Antes de chegar nas prateleiras dos supermercados e nos pontos de vendas, muitos produtos passam por uma rígida avaliação científica, reguladora, avaliação toxicológica e de exposição, por entidades competentes, nacionais e internacionais, que garantem sua segurança. Desse modo, buscar alimentos seguros é buscar mais saúde para o corpo.

"No Brasil, poucos conhecem a rigidez e a seriedade na aprovação dos nossos produtos. Por aqui, quem regulamenta o setor é a Anvisa, com o objetivo de estabelecer normas, padrões de produtos e códigos de boas práticas", lembra Gislene.

Em vista da importante data, e do cenário mundial, a ABIAD reafirma seu compromisso de seguir atuando de forma proativa junto aos órgãos governamentais, como a Anvisa e outros órgãos reguladores, além do setor produtivo, profissionais de saúde e setor acadêmico, com ações para a conscientização da importância do acesso a uma alimentação saudável, promovendo discussões relacionadas ao equilíbrio nutricional, considerando as necessidades individuais e identificando temas relevantes que impactem a vida, saúde e alimentação das pessoas com necessidade de nutrição diferenciada.

"Manter uma dieta balanceada, com alimentos seguros, auxilia no bom funcionamento do sistema imune e propicia um envelhecimento mais saudável", finaliza Gislene.

Sobre a ABIAD

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) foi fundada em 1986 com a missão de reunir empresas que se dediquem, direta ou indiretamente, à produção, industrialização, comercialização, distribuição e importação de matérias-primas e alimentos para fins especiais, incluindo nutrição infantil, nutrição enteral, diet e light, suplementos alimentares, nutrição esportiva, alimentos funcionais, dentre outras categorias. A visão da ABIAD é ser a principal referência do setor de alimentos para fins especiais e, atualmente, desempenha papel de interlocutora desse mercado no diálogo com o Poder Público e órgãos internacionais, podendo assumir o papel de liderança na defesa de políticas públicas baseadas em dados científicos sólidos e a capacidade para que os consumidores tenham acesso a uma grande variedade de produtos seguros, benéficos e de alta qualidade.

Informações para a imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA