PESQUISA

Páginas

PEDAGOGA LISTA 5 DICAS PARA ESCOLHER O LIVRO INFANTIL IDEAL

 PEDAGOGA LISTA 5 DICAS PARA ESCOLHER O LIVRO INFANTIL IDEAL


Uma das melhores maneiras de incentivar a prática da leitura é oferecendo às crianças livros atrativos que divirtam e eduquem ao mesmo tempo. Mas, com tantas opções, essa tarefa pode acabar não sendo tão simples, afinal, é fundamental considerar a idade, gostos, habilidades e alguns outros fatores. Para auxiliar na escolha daqueles livros que se tornarão inesquecíveis, Cláudia Onofre, consultora pedagógica da Dentro da História, preparou 5 dicas valiosas. Confira!

O contato com livros ajuda a criança a desenvolver diferentes habilidades, dependendo da idade e da fase de desenvolvimento em que ela está. Um livro escolhido da maneira correta vai aguçar a curiosidade, o interesse e a imaginação. Além disso, o hábito da leitura fortalece o vínculo entre o pequeno e quem está com ele nesse momento, o que torna os livros ainda mais especiais durante a infância.

"Para que a mensagem presente na narrativa seja transmitida da melhor maneira, os adultos precisam sempre considerar alguns detalhes como estruturação das páginas, tipo e tamanho das fontes, quantidade de páginas, composição visual e muito mais, tudo em prol de prender a atenção desses pequenos leitores", ressalta Cláudia Onofre, consultora pedagógica da plataforma de livros infantis personalizados. Dá uma olhada nas dicas da especialista!

• Analise a complexidade do texto

De acordo com Cláudia, para entender se a história de um livro é adequada para a criança, é preciso conhecer o seu nível de desenvolvimento da linguagem e da leitura. Aqui, segundo ela, as indicações por faixas-etárias ajudam a fazer melhores escolhas.

"Para crianças de até 3 anos de idade, é recomendado dar preferência a livros com frases curtas, linguagem simples e com pouco texto em cada página. Passando pela alfabetização, os pequenos podem ser apresentados a histórias maiores, com blocos de textos mais longos e linguagem mais complexa", diz.

• Observe as ilustrações

Até os 2 anos de idade, desenhos em cores vibrantes e contrastantes ajudam a criança a focar a visão enquanto ela ainda está se desenvolvendo. Para isso, é fundamental verificar se as ilustrações estão coordenadas com o texto, para que a criança crie associações durante a leitura.

"Um livro infantil bem ilustrado oferece à criança uma experiência estética, que enriquece seu repertório e estimula o prazer da leitura", destaca a pedagoga.

• Observe o material

O material do livro infantil também é um fator importante para a experiência de leitura, segundo Cláudia. "Livros com capa dura são mais valorizados como presentes, e duram tanto que podem se tornar lembranças para a vida toda. Para leitores mais novinhos, há opções com os cantos arredondados para evitar cortes e acidentes. Folhas de papéis mais grossos são boas para que a criança possa manusear o livro sozinha sem rasgar. Os pequenos também ficam encantados com os livros de plástico almofadado e de pano, que são praticamente indestrutíveis".

• Verifique a autoria ou editora

Cláudia chama a atenção para um ponto muito importante de ser verificado, que é a presença do nome de um autor ou editora. "Isso ajuda a garantir que aquele livro seja uma edição de qualidade literária, criado por especialistas e seguindo todas as recomendações para produtos voltados ao público infantil", destaca.

• Procure um tema de interesse

É fundamental apresentar um tema que desperte a curiosidade e imaginação, gerando interesse e identificação. "Por volta dos 4 anos de idade, os pequenos se interessam pelo alfabeto e pelos números, que estão aprendendo na escola. A partir dos 6 anos, tendem a gostar de ação e aventura, preferindo ler histórias emocionantes e de super-heróis. É importante diversificar os temas e começar a apresentar diferentes gêneros para o pequeno leitor", diz a especialista.

Cláudia ainda reforça que para ser ainda mais certeiro, é essencial conhecer e considerar os gostos da criança. "Procure saber se ela está na fase de gostar de dinossauros, de um personagem específico, de aprender sobre o espaço. Um livro que trate do tema de interesse em cada fase com certeza será um presente especial. Na Dentro da História, por exemplo, o grande diferencial que aumenta a conexão do pequeno com a narrativa é o fato dele se reconhecer junto aos personagens por conta da personalização".

De 0 a 12 anos, explorando diferentes fases do desenvolvimento!

De 0 a 2 anos, a pedagoga indica livros com:

- Desenhos e cores vibrantes, estimulando a visão;

- Texturas e volumes, estimulando o tato;

- Poucos objetos por página e frases curtas, de preferência em caixa alta, auxiliando na associação entre texto e imagens;

- Presença de textos que podem ser cantados, rimas e ritmo.

Galinha Pintadinha - Hora dos Sentidos Mundo Bita - Animais da Fazendinha

De 3 a 5 anos, a pedagoga indica livros com:

- Situações cotidianas, pois reforçam a importância de alguns hábitos da rotina e a compreensão das crianças quanto a isso;

- Informações simples, claras e objetivas;

- Narrativas que falem sobre amizade e diferenças, ensinando de forma lúdica sobre respeito e empatia;

- Conceitos básicos de letras e números, criando uma identificação com que está sendo ensinado na escola.



Aprendendo o bê-a-bá - Rua das Vogais Turma da Mônica - Uma Aventura no Limoeiro

De 6 a 8 anos, a pedagoga indica livros com:

- Histórias mais complexas, pois nessa fase as crianças já compreendem o significado de começo, meio e fim;

- Ação e aventura, pois geralmente nessa fase histórias emocionantes são muito atrativas.

Liga da Justiça Contra os Supervilões Universo Encantado - Uma História Dorminhoca

De 9 a 12 anos, a pedagoga indica livros com:

- Ficção científica e relatos históricos, principalmente por já conseguirem separar fantasia da realidade;

- Assuntos mais complexos que facilitem a compreensão de sentimentos, ajudando a enfrentar dificuldades da pré-adolescência;

- Protagonistas que geram sentimento de pertencimento;

Discovery Kids - No Corpo Humano Barbie - Você Pode ser Atleta

PERSONALIZAÇÃO

Em todos os títulos da Dentro da História, as crianças podem vivenciar uma verdadeira imersão na história ao lado de seus personagens preferidos. Para isso, as famílias deverão criar um avatar personalizado de acordo com suas características físicas, como tom de pele, cabelo, olhos, roupas e sapatos. Basta acessar a plataforma , selecionar o título e iniciar a personalização.

Sobre a Dentro da História

Com títulos que estimulam a leitura infantil em crianças de 0 a 12 anos, a Dentro da História, edtech brasileira de livros infantis personalizáveis, atua com um Clube de Assinatura que possui três opções para quem quer participar: mensal, semestral e anual. No clube, além do livro, o assinante recebe atividades lúdicas surpresas, figurinhas do protagonista e um guia de atividades e de leitura. Nos planos semestral e anual, no primeiro mês, o assinante recebe também uma mochila grátis.

Entre o Clube de Assinatura e as vendas avulsas, a marca já passa de 600 mil livros vendidos e tem como diferencial possibilitar que os pais personalizem todos os títulos disponíveis na plataforma online da marca e criem um avatar com características físicas das crianças, como tom de pele, cor de cabelo e olhos, estilo de roupa e acessórios. Permitindo assim que os pequenos participem de histórias ao lado de seus personagens preferidos.