Pesquisar

16 de out. de 2021

Programa Viagem Literária do Governo do Estado de São Paulo inicia 2ª módulo na região de Presidente Prudente e Marília

 Programa Viagem Literária do Governo do Estado de São Paulo inicia 2ª módulo na região de Presidente Prudente e Marília








Ação terá Contação de Histórias de 4 a 29 de outubro em 60 cidades da região metropolitana, interior e litoral paulista

Entre os dias 18 a 21 de outubro de 2021, as cidades de Junqueirópolis, Adamantina, Herculândia e Marília, no estado de São Paulo, recebem a Cia. Sá Totonha, durante a segunda semana do 13º Viagem Literária, módulo Contação de Histórias: Contos Populares, programa de estímulo à leitura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Iniciado em novembro do ano passado, continua de 4 a 29 outubro de 2021 em diversas cidades do estado.

A personagem de José Lins do Rêgo, Negra Totonha, contadora de histórias que circulou no passado por vários povoados de Pernambuco e da Paraíba, levando histórias fantásticas, foi a inspiração da Cia. Sá Totonha, fundada em meados de 2000 pelo pernambucano Márcio Maracajá. Para a companhia, o Brasil possui uma riqueza cultural imensa e a transmissão desses contos populares funcionam como espelhos - "por onde nos reconhecemos e afirmamos nossa diversidade.".

Em terras paulistas desde 2008, desenvolveu projetos com grupos de contadores ligados a editoras, livrarias e escolas. Partilha suas narrativas em unidades do Sesc, bibliotecas públicas, centros culturais, feiras de livro, ONGs e programas de incentivo à leitura, como o Viagem Literária.

Neste módulo as contações de histórias acontecem presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia de Covid-19 e em respeito às mais de 580 mil histórias perdidas no país nesse período.

Contadores de histórias percorrerão 60 cidades do Estado de São Paulo, compartilhando a força de relatos que começaram na oralidade há muito tempo e que até hoje permanecem vivos na cultura popular. São atividades para todas as idades, todos os gêneros e de alcance universal.

Os eventos acontecem sempre em bibliotecas públicas da região metropolitana, interior e litoral do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras das cidades participantes. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.

O Viagem Literária é um programa de estímulo à leitura mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras. Desde o início do programa, em 2008, até o ano passado, foram percorridos 224 municípios paulistas, com 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento e afeto circularem no território estadual. A 13ª edição começou com o módulo de Poesia em novembro de 2020.

Confira o roteiro e locais de apresentação de Cia. Sá Totonha no módulo Contação de Histórias: Contos Populares:

18.10.2021 | Junqueirópolis • 9h e 14h

19.10.2021 | Adamantina • 9h e 14h

20.10.2021 | Herculândia • 9h e 14h

21.10.2021 | Marília • 9h e 14h

Acesse o site do Viagens Literárias e confira a programação completa. https://siseb.sp.gov.br/viagem-literaria/modulo/contacao-de-historias-contos-populares

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA