PESQUISA

Páginas

5 lições do empreendedor que foi 24 vezes à China

 5 lições do empreendedor que foi 24 vezes à China

A economia da China segue em alta - segundo o Escritório Nacional de Estatísticas da China, entre abril e junho deste ano, o crescimento foi de quase 8%. Em relação ao mercado, o País possui um dos mais aquecidos em tecnologia automotiva, criando atrativos para empreendedores do setor.

Antonio Azevedo, CEO da LogiGo, empresa que fornece tecnologia de mobilidade para montadoras, visitou o país 24 vezes a negócios. Segundo o empreendedor, em cada uma dessas viagens o aprendizado adquirido superou qualquer vivência no Brasil e o colocou em vantagem sobre inovação e tecnologia de ponta. Azevedo compartilhou cinco lições que aprendeu durante as visitas à China. Confira:

1 - "A primeira coisa que descobri é que a China é um País diferente de tudo o que você vê no ocidente. Há oportunidades em cada esquina, mesmo em uma viagem a lazer, é possível fazer negócios porque existem muitos atrativos."

2 - "Se você lê sobre a China, sabe que até pouco tempo eles não se interessavam por parcerias externas. Por isso, valorize o seu parceiro do País se quer obter retorno dessa parceria. O povo chinês sofreu muito durante toda sua existência e agora é a bola da vez. Eles não querem só o seu dinheiro, querem também que você os valorizem como pessoas e profissionais."

3 - "Valorize e confie em seu parceiro, mas faça a sua própria diligência para se certificar de que vai receber exatamente o que comprou. Essa dica é importante em qualquer situação de negócios, mas quando se está em um mercado desconhecido, é preciso ter atenção redobrada."

4 - "Você é importante desde que esteja trazendo retorno financeiro. Os chineses são muito práticos nos negócios. Se um dia você trouxe retorno financeiro e não traz mais, vão continuar bons amigos, mas eles certamente irão buscar outra forma de retorno rapidamente, mesmo que seja com o seu concorrente direto."

5 - "Não existem acordos de cavalheiros ou fio do bigode como conhecemos no Brasil. É claro que isso também não é tão forte na nossa cultura, mas na China tenha a certeza de ter um contrato intermediário antes de iniciar qualquer transação comercial."

Sobre Antonio Azevedo
Antonio Azevedo é empreendedor, fundador e CEO da LogiGO - empresa que fornece tecnologia automotiva para montadoras. É também fundador da Home Deluxe - especializada em locação de imóveis de alto padrão. Começou a empreender antes dos dez anos de idade, é autodidata e inquieto - tem como hobby identificar oportunidades de negócios e gerar riqueza a partir delas.