Alunos e docentes do Centro Universitário Facens ganham competição internacional de engenharia industrial

 



Alunos e docentes do Centro Universitário Facens ganham competição internacional de engenharia industrial

Estudantes ficaram em 1º lugar na Competição de Artigo Completo de Alunos de Graduação

No início de novembro, aconteceu a 6ª Conferência Internacional Norte-americana do IEOM (Industrial Engineering and Operations Management). O evento, que neste ano aconteceu no formato híbrido, contou também com competições e premiações de nível acadêmico e profissional, com participantes de mais de 50 países. O Centro Universitário Facens possui um Capítulo Estudantil do IEOM, o que permite grande interação dos alunos com a comunidade internacional de engenharia industrial e gestão de operações.

Os alunos e docentes da Facens ficaram em primeiro lugar na Competição de Artigo Completo de Alunos de Graduação, com o projeto ‘The Alternatives on Last Mile Delivery Logistics: Insights on Customers Preferences’ (‘As alternativas na logística de entrega de última milha: percepções sobre as preferências dos clientes’). O artigo da Facens competiu com outros 28 trabalhos, de diversos países.

Segundo Henrique Ewbank, professor do Curso de Engenharia de Produção e coordenador do Capítulo Estudantil de Engenharia Industrial e Gestão de Operações, o Last Mile é o termo que se refere à última etapa da distribuição - quando o produto sai do centro de distribuição para o seu destino. Essa última etapa é importante, em especial, nos grandes centros urbanos, que sofrem com grande fluxo de veículos e restrições de tráfego. Diversas empresas estão buscando meios de distribuição alternativos para realizar essa entrega final, com o objetivo de reduzir o custo e o tempo de entrega.

"O trabalho ‘As alternativas na logística de entrega de última milha: percepções sobre as preferências dos clientes’ fez uma pesquisa com clientes (destino) sobre suas preferências de meios de recebimento de produtos. Verificou-se que clientes mais velhos preferem entregas por bicicleta ou por automóvel de passeio, por serem mais seguros, enquanto os clientes mais jovens preferem entregas por lockers, vans, motocicletas e drones, ainda que este último ainda não esteja regulamentado no Brasil", explica Ewbank.

Veja os professores e universitários premiados:

Docentes:

• Prof. Rodrigo Gigante

• Prof. Henrique Ewbank de Miranda Vieira

Alunos:

• Bruna Meire Kuhl Gome

• Cassiana Teza

• Gabriel Cassino

A IEOM Society International é a principal organização global dedicada ao avanço da engenharia industrial e disciplina de gerenciamento de operações para o aperfeiçoamento da humanidade. As conferências da sociedade visam oferecer uma plataforma para acadêmicos, pesquisadores, cientistas e profissionais debaterem e preencherem a lacuna existente entre a teoria da Engenharia Industrial e da Gestão de Operações e sua aplicação na solução dos problemas e desafios atuais enfrentados pelas organizações. O evento também propicia o networking, colaboração e esforço conjunto entre os participantes para o avanço da teoria e prática, bem como para identificar as principais tendências em Engenharia Industrial e Gestão de Operações.

Sobre a Facens

Centro Universitário Facens é um Smart Campus, que alinha sua missão e projetos aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com todos os parceiros, colaboradores, professores e alunos, por meio de pesquisas e soluções para cidades inteligentes, humanas e sustentáveis, reconhecido e premiado dentro e fora do país. Considerada uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil, com nota máxima (5) do MEC, a instituição completa 45 anos de história em 2021, com foco no desenvolvimento cidadão e empreendedor de seus alunos, na busca constante por inovação social e tecnológica. Oferece 14 cursos de graduação e 19 de pós-graduação, abrangendo áreas como saúde, engenharia, arquitetura e urbanismo, tecnologia, entre outros. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, em um espaço verde com mais de 100 mil m², mais de 50 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação.

Comentários