Pesquisar este blog

Coopercitrus recupera 2 milhões de litros de água em propriedades rurais

 Dia do rio: Em 2 anos, Coopercitrus recupera 2 milhões de litros de água em propriedades rurais

Projeto Olho D’água, parceria da Coopercitrus com a Nortox, já recuperou 180 minas de água assoreadas. Até dezembro de 2021, serão 200 nascentes restauradas.
No dia do rio, comemorado no dia 24 de novembro, a Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais, e a Nortox, celebram os dois anos do projeto Olho D´água com 180 nascentes de água desassoreadas em propriedades rurais do Estado de São Paulo, o que representa aproximadamente 2.650 milhões de litros de água por dia a mais nas comunidades ao entorno.

"Na contramão de uma das secas mais severas da história, a Coopercitrus vem trabalhando para agregar mais sustentabilidade para o produtor rural. Em dois anos, foram mais de 50 propriedades rurais contempladas com a recuperação de minas, o que melhora a disponibilidade de água nas fazendas e nos cursos dos rios, trazendo benefícios ao meio ambiente e à população", comenta José Vicente da Silva, presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus.

Um dos projetos mais recentes foi realizado em novembro de 2021, na propriedade de Reginaldo Caldeira, para a recuperação de uma mina pertencente ao Córrego da Consulta, importante reservatório de água para abastecimento da população de Bebedouro, SP. Uma das minas recuperadas, que antes apresentava vazão de 1,5 litro por minuto, passou a produzir 24 litros por minuto ou 34.560 mil litros de água por dia, o suficiente para abastecer o consumo de uma família de cinco pessoas durante um mês.

"O apoio da Coopercitrus foi importante para dar as instruções corretas, inclusive em concordância com as legislações", afirma o gerente agrícola, Carlos Roberto Ornelas.

O produtor rural João Carlos Martins foi o primeiro contemplado com o projeto fruto da parceria entre Coopercitrus e Nortox, em 2019. Hoje, ele colhe os frutos da recuperação das nascentes em suas propriedades, localizadas em Taquaral, SP e Pitangueiras, SP. Foram 8 nascentes restauradas, com vazão de 2.530 litros por hora, ou 60.480 litros por dia, que contribuem para o fornecimento de água nas fazendas e nas cidades. Além do benefício social, a recuperação ambiental ganha destaque, com a vegetação ciliar mais vigorosa e a fauna mais presente na região.

"Ter incentivo e apoio técnico para preservar as áreas é muito importante para o produtor rural se engajar ainda mais com a sua responsabilidade", pontua João Carlos.

Nasce o Coopernascente
A partir de janeiro de 2022 o Projeto Olho D’Água passará a fazer parte do Projeto CooperNascente, iniciativa da Fundação Coopercitrus Credicitrus, junto com outros projetos, como o Floresta Viva, do BNDES, que visa o reflorestamento em propriedades rurais.

"Nosso objetivo é recuperar pelo menos mais 200 nascentes por ano, com possibilidade de ampliação, caso novos parceiros juntem-se à iniciativa. Também pretendemos abranger produtores rurais cooperados nos estados de Minas Gerais e Goiás", informa o coordenador ambiental da Coopercitrus, Álvaro Azevedo.

Com o suporte dos profissionais da cooperativa, o produtor rural tem acesso a projetos sob medida para recuperação de minas em suas propriedades rurais, além de mão-de-obra e do fornecimento de mudas oriundas do viveiro da Fundação Coopercitrus e Credicitrus para o reflorestamento nas áreas de preservação e de reserva legal.

Sobre a Coopercitrus
A Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), é a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico. Com mais de 38 mil cooperados e unidades de negócios em mais de 60 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, a Coopercitrus tem como propósito oferecer soluções integradas para que seus cooperados cresçam como um todo.


Informações para a imprensa
Nayara C. R. Tavares Viana - nayara.viana@coopercitrus.com.br
(17) 3344-3133 | (17) 99708-8264