O português surgiu há milhares de anos, a partir do latim, que era a língua oficial do Império Romano. Entenda como tudo isso aconteceu e saiba mais sobre a língua que falamos diariamente.

 

1 Vários em um

Diversas migrações entre regiões da Europa dominadas pelo Império Romano, a partir do ano 295 antes de Cristo, fizeram com que o latim se dividisse em cinco ramos: o helênico (de onde veio o idioma grego); o românico (que originou o português, o italiano e o francês); o germânico (de onde surgiram o inglês e o alemão); o céltico (que deu origem ao irlandês e ao gaélico); e o eslavo (que originou diversas línguas faladas na Europa Oriental).

2 Dois tipos

O latim era usado, no Império Romano, de duas formas: clássica, presente entre as pessoas consideradas cultas e pela classe dominante (como senadores, filósofos e poetas); e vulgar, falado pela maior parte do povo. Foi o latim vulgar que chegou à Península Ibérica (região da qual fazem parte os atuais Portugal e Espanha), conquistada pelos romanos em 218 antes de Cristo, dando origem ao português.

3 Tudo misturado

O domínio cultural e político dos romanos na Península Ibérica fez com que o latim se misturasse aos idiomas que já existiam por lá, dando origem a vários dialetos, por volta do século 5. Esses dialetos foram se modificando até se tornarem novos idiomas.

4 Área pequena

A região que deu origem à Portugal fica no noroeste da Península Ibérica, em torno do rio Minho. Foi nas terras às margens desse rio que começou a ser falado o dialeto que, mais tarde, ficou conhecido como galego-português. Entre os séculos 9 e 10, a região do rio Minho ficou conhecida como Condado Portucalense.

5 Agora é oficial!

A partir do século 11, o galego-português passou a ser registrado na forma escrita. Na época, surgiram ainda dialetos derivados pelo contato com os árabes, que também habitavam a Península. No século 12, o galego-português se tornou o idioma oficial do Condado Portucalense, que conquistou a independência.

6 Nova separação

Por volta do século 14, as diferenças entre o galego e o português ficaram mais fortes. Aos poucos, os dois dialetos se distanciaram. Com a ampliação do império de Portugal, o português passou a ser a língua oficial da nação. Enquanto isso, o galego se tornou uma variante do espanhol, ainda falada na Galícia (norte da Espanha).

 

Além do latim e do árabe, a língua portuguesa também recebeu elementos celtas. A palavra carro, por exemplo, é de origem celta. Entre os séculos 15 e 17, o português ainda recebeu a influência de idiomas como italiano, grego e chinês.

 

fonte: recreio.uol.com.br