Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino e Rede D´Or São Luiz abrem processo seletivo 2022 para Residência Médica e Residência Multiprofissional

 






Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino e Rede D´Or São Luiz abrem processo seletivo 2022 para Residência Médica e Residência Multiprofissional

Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino - IDOR - e a Rede D´Or São Luiz estão com inscrições abertas até o dia 06 de dezembro para os processos seletivos 2022 de Residência Médica (RJ e SP) e Residência Multiprofissional (RJ e SP). Ao todo, são 55 vagas disponíveis para Residência Médica e 6 para Residência Multiprofissional. As provas, que serão online por meio de uma plataforma tecnológica especializada, estão marcadas para o dia 10 de dezembro, das 08h às 10h. As inscrições devem ser realizadas no site do IDOR na página específica da área desejada.

Com mais de dez anos de atuação, o programa de Residência Médica do IDOR / Rede D´Or São Luiz oferece 17 especialidades no total para médicos graduados se especializarem e contarem com imersão prática em diferentes áreas: Anestesiologia (3 vagas para São Paulo) , Cardiologia (4 vagas para o Rio de Janeiro e 2 vagas para São Paulo), Clínica Médica (10 vagas para o Rio de Janeiro), Medicina Intensiva (4 vagas para o Rio de Janeiro e 2 vagas para São Paulo), Pediatria (6 vagas para o Rio de Janeiro), Radiologia (4 vagas para o Rio de Janeiro), Medicina de Emergência (1 vaga para o Rio de Janeiro), Ortopedia e Traumatologia (1 vagas para Rio de Janeiro e São Paulo), Oncologia Clínica (2 vagas para Rio de Janeiro e 2 para São Paulo), Hematologia e Hemoterapia (2 vagas para o Rio de Janeiro), Urologia (1 vaga para Rio de Janeiro e 1 vaga para São Paulo), Otorrinolaringologia (1 vaga para o Rio de Janeiro), Patologia (1 vaga para São Paulo), Ginecologia e Obstetrícia (1 vagas para o Rio de Janeiro), Cirurgia da Mão e Microcirurgia (1 vaga para São Paulo), Cirurgia Torácica (1 vaga para o Rio de Janeiro) e Cirurgia do Aparelho Digestivo (1 vaga para o Rio de Janeiro). Na Residência Multiprofissional são duas as áreas apresentadas aos profissionais de enfermagem nutrição ou farmácia: Residência de Enfermagem em Oncologia (3 vagas para o Rio de Janeiro) e Residência Multiprofissional em Oncologia (3 vagas para São Paulo).

Além de oferecer ao residente o treinamento em serviço, o programa de Residência Médica do IDOR / Rede D´Or São Luiz traz dois diferenciais: a possibilidade de participar em projetos de pesquisa clínica relacionados à área de atuação e de conhecer o trabalho desenvolvido nos diversos hospitais da Rede D´Or São Luiz, com acesso a toda a tecnologia de ponta presente na infraestrutura das unidades. A Rede possui hospitais de alta complexidade, o que a coloca em posição de destaque para o atendimento de diferentes casos clínicos, recebendo públicos de diversas classes sociais. O residente, além de ter contato com problemas de saúde distintos e variados, ainda conta com recursos e toda uma infraestrutura tecnológica à disposição para oferecer o melhor tratamento ao paciente.

Outro destaque, que visa preparar de forma mais completa o profissional para o mercado de trabalho, é o módulo Core Curriculum, uma iniciativa inovadora do IDOR para todos os residentes que tem o objetivo de complementar a formação profissional, além do caráter técnico assistencial desenvolvido no dia-a-dia nos hospitais. O programa tem 2 focos principais: promover uma capacitação científica sólida, que permita ao residente desenvolver e consumir conteúdo científico com qualidade e visão crítica, um pilar para atualização médica constante e aprimoramento pessoal e dos serviços; e desenvolver um pool de habilidades e competências, incluindo soft skills de relacionamento interpessoal e gestão, essenciais para atuação e diferenciação no mercado. O módulo conta com a participação intensa de profissionais de destaque da Rede D´Or São Luiz, incluindo Coordenadores e Diretores, cuidadosamente convidados pela larga experiência prática e capacitação diferenciada para abordar cada tema.

Mais informações sobre cada especialização e inscrição para o processo seletivo podem ser conferidas no site do IDOR na área Ensino, categorias Residência Médica Residência Multiprofissional .

Sobre o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino

Fundado em 2010, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o avanço científico, qualificação, disseminação do saber e a inovação na área de saúde.

O IDOR vem desenvolvendo pesquisas de fronteira voltadas tanto para ciência aplicada - com impacto clínico direto a curto prazo - quanto para a ciência fundamental, que busca o conhecimento mais profundo sobre os mecanismos biológicos, fisiológicos e patológicos.

A importância de aproximar a ciência básica da clínica foi evidenciada nas pesquisas envolvendo o vírus Zika, nas quais os pesquisadores do IDOR desempenharam um papel fundamental na comprovação da relação entre o vírus e a microcefalia. Os resultados tiveram grande alcance internacional e foram publicados na Science, uma das mais conceituadas revistas científicas da atualidade.

Ciência IDOR Contra a Covid - Com investimentos que superam US﹩ 5 milhões, o programa "Ciência IDOR Contra a COVID" engajou boa parte dos pesquisadores do IDOR e centenas de profissionais de saúde da Rede D’Or São Luiz para atuar em dez linhas de pesquisa com potencial de contribuir para o enfrentamento da doença.

As pesquisas compreendem estudos sobre o comportamento do vírus em diferentes tipos de células, teste de drogas que possam neutralizá-lo ou reduzir seus efeitos, testes clínicos com diferentes medicamentos e acompanhamento de pacientes com condições especiais (oncológicos, cardiológicos, etc.), estudos com terapia celular, aplicação de análise geoespacial para monitoramento da progressão da epidemia em centros urbanos, intervenções digitais visando a saúde mental e bem-estar, e testes clínicos de diferentes vacinas contra a Covid-19, com o acompanhamento de mais de 6 mil voluntários até o momento.

Além de explorar as parcerias estratégicas que o Instituto mantém com outras instituições de pesquisa, o programa se vale da relação sinérgica entre cientistas do IDOR e médicos que atuam nos mais de 50 hospitais da Rede D’Or, o que cria condições únicas para pesquisa clínica em nosso País.

Assessoria de imprensa Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino
Mayara Benatti
idor.assessoria@brodeur.com.br

Comentários