Pesquisar

1 de dez. de 2021

01 de dezembro - Dia Mundial da AIDS

 



Sugestão de Pauta: 01 de dezembro - Dia Mundial da AIDS
Dezembro, 2021 - Segundo pesquisa da Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS), em todo o mundo, 37,6 milhões de pessoas vivem com o vírus HIV, tendo 1,5 milhão novos infectados em 2020, ano do levantamento. Além de os dados apontarem para a faixa etária dos portadores - 35,9 milhões de adultos e 1,7 milhão de crianças até 14 anos -, também trazem uma informação alarmante: ao todo, seis milhões de pessoas não sabiam que estavam contaminadas.

Hoje, no Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, a médica infectologista Vera Rufeisen, do Vera Cruz Hospital, ressalta a importância de realizar diagnóstico precocemente para dar início ao tratamento. "É fundamental que as pessoas realizem os testes sorológicos e fiquem sabendo de seu status imunológico. As metas da Unaids e da Organização Mundial da Saúde, para que possamos terminar com a epidemia até o ano de 2030, incluem a redução das desigualdades sociais, raciais, de gênero e econômicas, e a busca das metas 95 - 95 - 95, isto é: que 95% dos portadores do vírus HIV realizem o teste sorológico; que, entre estes, 95% recebam o tratamento antirretroviral; e que 95% dos pacientes em tratamento estejam indetectáveis. Desta forma, conseguiremos controlar número de casos e transmissões, já que os indivíduos indetectáveis são não transmissores. Também é fundamental ter gestantes universalmente testadas para a interrupção da transmissão vertical. Os governos devem fazer uma gestão eficiente e de comprometimento com estas metas, ou perderemos a oportunidade de, finalmente, assistirmos ao fim desta epidemia. Do ponto de vista individual, o grande objetivo na detecção precoce é evitar o adoecimento do indivíduo. Com o tratamento precoce cuidamos da saúde do paciente, não de sua doença".

A especialista alerta ainda para alguns cuidados fundamentais para evitar o contágio. "O uso do preservativo durante as relações sexuais ainda é a chave. Entretanto, não podemos nos esquecer de evitar o compartilhamento de objetos perfurocortantes, como, por exemplo, agulhas, seringas", explica.

Colocamos a médica à disposição para entrevistas.

Sobre o Vera Cruz Hospital
Em 78 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 167 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio-x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quatro anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 30 anos, o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.

Atendimento à imprensa
Aline Telles | aline.telles@wgocomunicacao.com.br | (19) 9918-9193
Tiago Freitas | tiago.freitas@wgocomunicacao.com.br | (19) 99306-2923

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA