Pesquisar

15 de dez. de 2021

700 PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS COM FORMAÇÃO TÉCNICA E PEDAGÓGICA

 REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPETININGA BENEFICIA MAIS DE 700 PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS COM FORMAÇÃO TÉCNICA E PEDAGÓGICA


16 mil alunos de mais de 80 escolas da rede municipal desfrutam de professores mais capacitados, além disso, a nova solução contratada, o Google For Education, está dentro da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

São Paulo, novembro de 2021 - O município de Itapetininga está localizado há 170 km da capital paulistana, no sudoeste do Estado. Considerado o 3º maior município da extensão territorial de São Paulo, têm uma economia bem desenvolvida, ocupando o 26º lugar no ranking que analisa o financeiro das 475 cidades brasileiras. O bom desempenho econômico é resultado das mais de 12 mil indústrias presentes na cidade nos setores de alimentos, têxtil, química, moveleira, autopeças e recursos energéticos. A região é tradicionalmente conhecida como a terra das escolas, pois conta com 26 escolas estaduais, 83 municipais, 22 colégios particulares, cinco escolas com 26 cursos técnicos profissionalizantes, além de seis faculdades com mais de 50 graduações.

Assim como todas as escolas do país, a rede municipal de educação de Itapetininga precisou se adaptar às novas medidas de distanciamento. Com o início das aulas de forma remota, alguns desafios começaram a se apresentar. A professora Maria Angélica Galdino dá aulas para o 1º ano na EMEIF Prof.ª Maria Aparecida Idálio e conta que quando as aulas online começaram havia poucos recursos e formação por parte dos educadores, foi uma realidade nova mesmo para os que já utilizam alguma tecnologia em sala de aula. "Eu costumava levar os meus alunos uma vez por semana na sala de informática da escola e utilizava o Datashow para complementar e ilustrar o conteúdo das aulas. A adaptação foi bem difícil, havia poucos recursos, muitos professores tinham apenas o celular particular e os conteúdos da Minha Escola na TV para trabalhar. Precisamos lidar com vários fatores como atender o questionamento dos pais em diversos horários, administrar todo o material devolvido pelas famílias, até criei um grupo no whatsapp para poder enviar as atividades e gravar áudio para os meus alunos", explica Maria.

Para garantir uma boa aprendizagem aos alunos, a Secretaria de Educação da cidade realizou uma pesquisa sobre as melhores empresas que disponibilizavam formação e acesso às ferramentas do Google For Education. Após o levantamento, contrataram duas consultorias da Reeducation, uma das principais parceiras do Google For Education na América Latina, especializada em oferecer soluções tecnológicas para educadores. No começo deste ano, a empresa ofertou uma Consultoria Técnica de implementação do Google For Education/Google For Space, para os profissionais da secretaria de educação, e uma Consultoria Pedagógica de desenvolvimento e formação profissional para 700 professores. Foram beneficiados com a nova parceria 84 escolas e cerca de 16 mil alunos da rede.

Michel Godoi, CEO da Reeducation, evidencia que sentir a dor do município para oferecer uma consultoria personalizada para as necessidades daquela rede é fundamental. "Além de oferecermos consultorias especializadas para auxiliar no manuseio das ferramentas do Google, elas também contribuem com o processo de aculturamento dos gestores e professores. Itapetininga recebeu um conhecimento e uma solução que vão ficar para sempre, estamos muito felizes e satisfeitos com a nova parceria e os resultados apresentados desde então", relatou o CEO.

Luciana Leite, Coordenadora Geral de Educação de Itapetininga, explica que com a nova parceria a educação do município tem conquistado maior utilização dos recursos educacionais. "O acesso e a comunicação melhoraram muito, principalmente nas webs conferências com pais e alunos que continuam no remoto. Os novos serviços também aprimoraram as reuniões de pais que agora ocorrem pelo Google Meet", explica Luciana. Além disso, destaca que a adaptação foi de forma singela, mas que com o passar dos meses os resultados positivos começaram a aparecer. "A cada dia analisamos o painel da secretaria, quando fazemos uma busca desta utilização das tecnologias, verificamos que este uso está se ampliando. Acreditamos que a necessidade urgente foi suprida e conforme vão percebendo a facilidade de acesso, comunicação e melhoria na aprendizagem que as ferramentas permitem, o uso se tornará ainda mais efetivo", completa a Coordenadora.

A professora Maria Angélica acredita que as tecnologias se bem utilizadas podem auxiliar muito no processo de aprendizagem e, inclusive, tornar o estudo mais prazeroso, despertando mais interesse na criança. "As tecnologias não devem excluir o professor como mediador principal do processo de educação, mas é uma grande aliada para estimular a criatividade, interatividade e curiosidade nos alunos. Após a consultoria, passei a usar o Google Meet diariamente nas aulas, esse recurso tem sido muito importante. Também uso o Google Apresentações para planejar conteúdo multimídia para transmitir durante as aulas e o Google Agenda, que ajuda muito com a organização diária das programações e tarefas", pontua Maria.

Devido aos resultados positivos, a Secretaria de Educação do município já planeja novos investimentos em formação das ferramentas educacionais do Google, além da atualização nos equipamentos tecnológicos oferecidos aos alunos e até a implantação de um Fab Lab (oficina de fabricação digital). "Nas pesquisas que realizamos com os diretores sobre as dificuldades e ganhos, temos percebido no painel de auditoria um grande aumento com relação ao uso do Meet e do Drive. Estão percebendo na prática a eficácia de todas as ferramentas na comunicação com a comunidade escolar, secretaria, armazenamento dos documentos da escola, registros das atividades e compartilhamento entre professores. Os serviços facilitaram muito os processos neste tempo pandêmico e acreditamos que com as formações sobre as demais ferramentas que temos em programação, a tendência é melhorar ainda mais", conclui Luciana.

Além de oferecer as soluções e formação em Google, a Reeducation também comunicou o trabalho realizado para os pais dos alunos. "A presença da família é muito importante, pois elas apoiam os projetos para que sejam bem-sucedidos e se preocupam com os investimentos que estão sendo feitos em educação com o dinheiro público. A tecnologia só é eficaz quando unida a metodologia assertiva e pessoas. Nossa expectativa é avançar com o projeto para que o município de Itapetininga esteja sempre evoluindo junto às novas atualizações das ferramentas. Nosso objetivo a longo prazo é tornar todos os nossos parceiros em municípios referência do Google for Education", finaliza Godoi.

Sobre a Reeducation

A Reeducation busca democratizar as inovações tecnológicas para instituições de ensino e empresas, sendo um dos principais parceiros do Google for Education na América Latina. O nome representa o propósito da companhia, que é ressignificar a educação, com processos automatizados mais ágeis e práticos, rotas de aprendizado e trocas colaborativas. Assim, simplificando o sistema e apoiando a evolução tecnológica nas escolas e empresas. Com sede em Curitiba, o CEO Michel Godoi está à frente da organização com o desafio de apoiar gestores e professores que estão à frente da educação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA