Pesquisar

16 de dez. de 2021

A linguagem mais utilizada pelos desenvolvedores

 Existem muitas linguagens que os programadores utilizam, mas a maioria tem algumas preferências. A Rocketseat, edtech que visa formar desenvolvedores a partir de plataforma e metodologias próprias, fez uma pesquisa com mais de 1200 devs para entender qual código eles mais gostam.


 


Javascript é a linguagem mais utilizada pelos desenvolvedores

 

Levantamento da Rocketseat mostra que a maioria dos profissionais foca em apenas uma linguagem de programação
 

Rio do Sul, dezembro de 2021 - O mercado de devs está cada vez mais em alta e, por isso, a Rocketseat, edtech que visa formar desenvolvedores por meio de plataforma e metodologias próprias, realizou um estudo sobre como esses profissionais estão inseridos no mercado.
 

Na pesquisa foram coletados dados de mais de 1200 devs e 500 mil leads cadastrados na base da edtech sobre as linguagens de programação mais utilizadas, e o resultado principal foi o Javascript, com mais 58% das respostas, seguida de typescript, com 13% e SQL, com 11%. Além dessas informações, existem também as especialidades de cada dev, onde o full-stack aparece em primeiro lugar, com mais de 16%, seguida do front-end, com 15%.
 

De acordo com os 48 milhões de usuários do Linkedin, mais de 5 milhões têm interesse de ingressar na área de tecnologia (programação, gestão de dados, desenvolvimento web), mas apenas 1 milhão e 400 mil apresentam competências de desenvolvedores, como C++, C#, Java, Python, entre outras.
 

Por este motivo, os devs empregados são 42% e 22,3%, um pouco mais da metade estão em busca do primeiro emprego na área. Felizmente, o número dos desenvolvedores desempregados é baixo, apenas 9%.

 

“A tecnologia deve ser acessível para todos. A nossa ideia é que a gente consiga mostrar isso e retirar todos os estigmas que as áreas de TI causam. O mercado tem um gap enorme de profissionais e a gente quer reduzir isso ao máximo possível”, afirma Rodrigo Terron, COO da Rocketseat. De acordo com o levantamento feito pela Brasscom no ano de 2020, se por um lado o Brasil forma cerca de 46 mil profissionais de tecnologia ao ano, a procura por esses especialistas deve ultrapassar o número de 420 mil até 2024.

 

Sobre a Rocketseat

Nascida em 2017, a edtech oferece através de metodologia e plataforma próprias, conteúdos e desafios para formar profissionais de programação desde o começo da sua carreira. Com diferentes frentes de aprendizado, a Rocketseat acelera a jornada de evolução contínua dos devs, começando com o Discover - programação para quem nunca programou, segue com o Next Level Week, eventos que reúnem durante uma semana a comunidade de devs para evoluírem juntos, chega aos treinamentos intensivos que preparam para os desafios do mercado, unindo as hard skills e soft skills exigidas pelas empresas, e não para com o ExpertsClub, para devs mais experientes e que buscam aprendizado prático e direto ao ponto para as dificuldades do dia a dia.


 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

NR7 | Full Cycle Agency

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA