Dicas de como criar um curso online do zero

 

EAD Plataforma dá dicas de como criar um curso online do zero

Em 2020, o Brasil bateu o recorde de empreendedores, com 1.151.041 novas empresas. Nessa linha, também é crescente a procura por e-learning. Segundo o Valor Investe, é uma solução ideal para buscar conhecimentos, melhorar habilidades ou driblar o tédio do isolamento social.

No Portal Terra, consta que o "ensino à distância se tornou uma das melhores opções, se não a única, de continuar estudando". Além disso, a matéria destaca o levantamento do Google, que aponta o crescimento de 130% do EAD na quarentena.

Nesse cenário, saber como criar um curso online do zero pode ser muito interessante. Aliás, isso pode te ajudar a superar esse momento crítico e ainda propiciar uma imersão na transformação digital.

Pensando nisso, a EAD Plataforma, edtech voltada para a criação de cursos online, listou cinco insights para quem quer descobrir como criar um curso online do zero.

1. Defina qual é o seu propósito motivador

Além de estabelecer "o que e como vai ensinar", é importante refletir: "por que eu quero aprender como montar um curso online?".

Conforme o círculo dourado, as pessoas compram de empresas que têm posicionamentos com que se identificam. Por exemplo, a inclusão social na educação, equidade, diversidade, sustentabilidade, etc.

2. Faça um planejamento

Prepare um plano de negócios considerando as metas e as personas (personagens semi-fictícias que representam seu público). Como exemplo, se você pretende dar aulas de inglês, uma das personas pode ser um jovem de 15 anos, que fará um intercâmbio.

A seguir, é chegado o momento de "atrair" esses prospects, levando em conta o funil de vendas . Por sinal, é uma forma de acompanhar a "fase" em que se encontra um aluno em potencial ( lead ), do primeiro contato até a matrícula.



3. Pesquise as boas práticas no mercado

Já ouviu falar em benchmarking? Para resumir, trata-se de buscar inspiração nos exemplos de quem está decolando no ensino à distância. Vale buscar as ações inovadoras de: educação básica e superior, cursos livres universidades corporativas , etc.

Dessa forma, você pode entender como produzir um curso online com base no que é praticado no mercado, descobrir as boas práticas e até encontrar lacunas para se diferenciar.

4. Pense nos profissionais e recursos necessários

Algumas figuras de destaque são: coordenador de polo tutor professor E AD . Há ainda outros profissionais que vão ajudar a viabilizar suas aulas online, como o produtor digital .

Em paralelo, considere as tecnologias, mídias e ferramentas que serão utilizadas. Isso inclui: plata forma de ensino , equipamentos para gravar editar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e tudo o que é necessário para montar um curso online.

5. Cuide das finanças para fazer seu curso decolar

Para lançar seu produto digital, um dos desafios é precificar adequadamente. Em outras palavras, para saber como criar um curso online do zero, é necessário ser realista.

Sendo assim, coloque no papel todos os custos e a margem de lucro almejada. Essa é uma das etapas mais difíceis de como fazer um curso online, mas também uma das mais necessárias.

Sobre a EAD Plataforma
Fundada em 2014 por Fabio Godoy e localizada em Bauru, interior de São Paulo, a edtech é um dos principais players do mercado com faturamento de R﹩4,8 milhões através da sua plataforma de cursos online. A empresa possui funcionalidades, como, por exemplo, aulas ao vivo com chat, assinatura com recorrência, fórum, cupons de desconto, gestão de alunos, múltiplos professores, certificados e provas.



Comentários