Pesquisar

1 de dez. de 2021

Emprego: prática e certificações são exigidas em vagas no mercado financeiro

 


Emprego: prática e certificações são exigidas em vagas no mercado financeiro

Além das certificações emitidas por entidades como ANBIMA, ANCORD e Planejar, o selo PAAP ganha força como pré-requisito em funções na área de investimentos

Basta uma rápida pesquisa para verificar a explosão de investidores no mercado de capitais brasileiro. Com mais informação disponível na internet sobre educação financeira, novos investidores e investidoras ganham espaço na B3 e buscam alternativas além da poupança para ver o seu dinheiro render mais.

Na outra ponta, bancos, cooperativas, corretoras, entre outras instituições financeiras, lidam com a dificuldade de encontrar especialistas e assessores de investimentos devidamente certificados e com as habilidades práticas imprescindíveis para prestar o melhor atendimento ao investidor. Não à toa, em novembro de 2021, o LinkedIn registra mais de 5,2 mil vagas anunciadas por instituições de todo o Brasil para funções na área de investimentos.

Algo em comum entre as vagas mais estratégicas, voltadas para o atendimento direto ao investidor, é a exigência de certificações financeiras como CPA-10, CPA-20, CEA (emitida pela ANBIMA ), CFP® (emitida pela Planejar ) e ANCORD (que habilita agentes autônomos de investimento). Além da qualificação comprovada pela certificação, outro pré-requisito está ganhando força: o selo PAAP, fornecido pelo Programa Advisor de Alta Performance , que atesta o saber-fazer prático nas áreas de atendimento, comercial e de processos relacionados à gestão de carteiras de investimento.

"O programa (PAAP) foi desenvolvido para suprir a demanda crescente do mercado financeiro por profissionais que, de fato, precisam ir além da teoria e dominar habilidades práticas e comerciais para atender o investidor de forma global, sendo a interface entre cliente e instituição. A certificação é importante, porém, é preciso gostar do tema e saber falar e entender dos processos relacionados a investimentos com propriedade financeira. Do contrário, sozinha, a certificação não transforma carreiras", explica o CEO do Grupo Eu Me Banco e criador do PAAP, o economista Fabio Louzada.

Recentemente, a escola Eu Me Banco abriu vagas limitadas para interessados em ingressar na 12ª turma do PAAP. O programa oferece qualificação de alta performance nos pilares competências práticas e técnicas, habilidades comerciais, networking e carreira, e certificações financeiras. A procura pelo selo PAAP aumentou no último semestre, à medida que mais instituições passaram a exigir o selo em vagas na área de investimento (vide lista abaixo).

Até o momento, 1,5 mil especialistas em investimento foram formados no PAAP. Destes, mais de 400 foram contratados em vagas na área de investimentos com intermédio da EMB Carreiras, spin-off coordenada pelo sócio e consultor especialista em carreiras no mercado financeiro Ronaldo Cerqueira.

Vagas em aberto

Valor Investimentos, em anúncio de vaga para assessor de investimentos em São Paulo/SP , lista entre os pré-requisitos o certificado do PAAP e certificações financeiras como ANCORD, CFP, CEA e GPAT.

O Clube do Valor, de Porto Alegre/RS, está recrutando especialistas em investimento que possuam a certificação CEA ou CPA-20 e também exige que o candidato tenha cursado o PAAP, programa de formação de advisors de alta performance de Eu Me Banco.

O GuiaInvest, em anúncio de vaga remota para atuar no segmento de criptomoedas , destacou que ser aluno do PAAP é um diferencial no processo de seleção.

Para mais informações sobre essas e outras vagas para atuar na área de investimentos em bancos, bancos digitais, cooperativas, corretoras e fintechs, acesse o LinkedIn .

Certificações e selos como PAAP são exigidos em algumas vagas do mercado financeiro / Crédito Freepik

Fabio Louzada, CEO da Eu Me Banco, criou o PAAP em 2019 / Crédito: Alexandre Machado
_

Informações à imprensa

Grayce Rodrigues | Publish Ideas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA