PESQUISA

Páginas

iFood e Descomplica oferecem 2 mil bolsas de estudo para entregadores conquistarem o certificado do Ensino Médio

 




iFood e Descomplica oferecem 2 mil bolsas de estudo para entregadores conquistarem o certificado do Ensino Médio

Em parceria com a Descomplica, será disponibilizado curso preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2022

A aprovação no exame garante a emissão do certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio para aqueles que não concluíram sua formação

Crédito: Divulgação iFood
São Paulo, 08 de dezembro de 2021 - O programa Meu Diploma do Ensino Médio, do iFood em parceria com a Descomplica, oferecerá a pessoas entregadoras parceiras um curso preparatório para a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) de 2022. Serão 2 mil bolsas de estudo exclusivas para parceiros e parceiras iFood com mais de 18 anos que não concluíram o ensino fundamental e/ou ensino médio. O início das aulas acontece em janeiro de 2022, no dia 17. As bolsas serão destinadas prioritariamente a pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, mulheres e também a pessoas que utilizam bicicleta como modal no aplicativo.

O programa vem para somar a uma série de outros esforços de aceleração educacional e profissionalizante da maior foodtech da América Latina. A ideia é antecipar cenários por meio de pesquisas e promover medidas para resolver os impasses encontrados, e, como neste caso, acessibilizar a educação de qualidade para que pessoas entregadoras tenham possibilidades diversas no mercado de trabalho.

Com dedicação de 2,5 horas de estudos diários, em até 3 meses, o estudante conseguirá se preparar para a prova, que acontecerá dia 25 de agosto de 2022, de maneira virtual e sem custo. A aprovação no exame garante a emissão do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

A iniciativa do iFood chega para incentivar que as pessoas entregadoras parceiras voltem aos estudos e conquistem mais oportunidades na vida. De acordo com a pesquisa da Locomotiva, realizada esse ano com as pessoas entregadoras de todo o país, 89% não estão estudando atualmente, mas 6 a cada 10 ainda pretendem estudar, por isso, o objetivo da companhia é aumentar ainda mais esse número e, com isso, promover oportunidades para todos.

"Enxergamos a Educação como uma das ferramentas mais potentes de transformação social, e aqui no iFood, temos o objetivo de impactar 10 milhões de pessoas até 2025. Parte importante desse compromisso é o nosso ecossistema. Buscamos parcerias estratégicas, como essa com a Descomplica, para nos apoiar nesse objetivo. Acesso à educação básica e conclusão do Ensino Médio é um passo importante na jornada de desenvolvimento de todo ser humano. Se pudermos impactar o nosso ecossistema e seu entorno, enxergamos que podemos apoiar como parte da mudança para um Brasil mais próspero", afirma Luanna Luna, gerente de educação do iFood.

O curso oferecerá preparação online, em formato inovador de ensino, com relatórios completos com dados de consumo, performance e sentimento dos alunos, além de acompanhamento próximo e profissional para turmas mensais e bolsas remanejáveis. ​"Em um infeliz momento de alta evasão escolar, colocar em prática este projeto é primordial, pois vai ajudar a mudar a vida de muitas pessoas que não conseguiram concluir o Ensino Médio", diz Marco Fisbhen, CEO e Fundador da Descomplica. "Somos especialistas em educação digital e nosso método pedagógico foi pensado também para quem tem uma rotina agitada, justamente como o público desse projeto."

A educação de qualidade deveria estar disponível para todas as pessoas. Entretanto, segundo o GESTA (Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativas Públicas), essa não é a realidade no Brasil, onde 27% dos jovens entre 15 a 17 anos, cerca de 1 em cada 4, desistem de estudar e têm suas oportunidades de crescimento tanto profissional quanto pessoal reduzidas na vida adulta. A disparidade de salários após conclusão do ensino médio é grande, com possibilidade de aumento de ganhos de em média 90%, permitindo, assim, melhores condições de vida.

Capacitação e educação para entregadores e população

A educação é a chave para a transformação social e progresso do Brasil. O iFood destina uma parcela de seus investimentos para a formação acadêmica e profissional de seus entregadores parceiros. Confira abaixo as últimas ações:

iFood Decola: Plataforma educacional para desenvolvimento pessoal e profissional oferecida gratuitamente para todos os parceiros e parceiras do iFood. A estratégia da plataforma é focada em cursos de curta duração e aposta em especialistas como SESI e SEBRAE para entregar conteúdos de qualidade. O iFood Decola oferece capacitação referente ao futuro do trabalho com cursos sobre diversas áreas, como, por exemplo: gestão financeira, empreendedorismo, vendas, inteligência emocional e legislação de trânsito. A plataforma tem mais de 192 mil parceiros iFood inscritos e mais de 65 mil certificados emitidos.

Pedal Responsa: O Pedal Responsa é um curso online e gratuito, realizado por meio do WhatsApp, com informações sobre direitos e deveres ao pedalar. Ele está disponível para todos os usuários e usuárias do iFood Pedal e já foi concluído por 5654 pessoas.

Potência Tech: Programa de formação e empregabilidade na área da tecnologia voltado para pessoas de perfis sub representados, apoiando na transformação social e também na redução do apagão tecnológico no Brasil. Mais de 100 formados, mais de 70 pessoas contratadas e mais de 2.500 vagas em cursos variados em back-end, front-end, full-stack e data.


Sobre o iFood
O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.


Sobre o Descomplica
Fundado em 2011, a Descomplica tem a missão de democratizar o acesso à educação em todas as fases da vida. A startup, que atua com um modelo 100% online, oferece cursos preparatórios para Enem e vestibulares, além de graduação e pós-graduação - estas por meio da Descomplica Faculdade Digital. Alcançando 5 milhões de usuários por mês em todas as plataformas, a Descomplica é responsável pela educação da maioria do público que se prepara para o Enem no Brasil. Em 2020 a empresa foi anunciada como uma das "Tech Pioneers" do Fórum Econômico Mundial, um reconhecimento global a companhias baseadas em tecnologias que estejam entre o estágio inicial e de crescimento. As empresas são consideradas startups promissoras e se encontram no chamado "scale-ups", definição dada a companhias que crescem pelo menos 20% ao ano. São empresas no front da inovação tecnológica e de seus negócios. Também no ano passado, a startup foi anunciada como uma das 100 Startups to Watch 2020, prêmio que leva em consideração startups inovadoras, altamente escaláveis e que merecem a atenção de investidores, aceleradoras, governos e grandes empresas. Recentemente, recebeu o selo Great Place to Work (GPTW), como a 10ª Melhor Empresa para Trabalhar no Rio de Janeiro na categoria médias empresas.



Para mais informações:
Portal iFood News Instagram iFood News



Outros contatos:
Imprensa | Agência Ágora Comunica