PESQUISA

Páginas

O Gigabit Connect permite serviços de fibra de plug-and-play

 Nokia lança Gigabit Connect para simplificar instalação de banda larga gigabit em blocos de apartamentos

 

  • O Gigabit Connect permite serviços de fibra de plug-and-play em cabeamento in-building existente
  • A solução melhora o caso de negócios para os operadores que expandem a fibra em multi-habituas (MDUs) de difícil conexão para fornecer banda larga gigabit para mais clientes
  • Gigabit Connect recobre a complexidade do G.fast, permitindo o gerenciamento da conexão da última perna como ponto final da fibra

16 de dezembro de 2021

 

Espoo, Finlândia -- A Nokia lançou hoje o Gigabit Connect para tornar mais fácil para os provedores de rede de fibra implantar serviços de banda larga gigabit em MDUs, onde a conexão final é feita por par trançado ou cabos coaxiais.

 

Os provedores de fibra muitas vezes encontram dificuldades, em edifícios residenciais, em levar fibra a todos os apartamentos. A idade do edifício pode significar que há falta de espaço, dutos embutidos ou questões legais que podem restringir a implementação. As tecnologias G.fast podem permitem que os operadores terminem a instalação da fibra em um local central do edifício e, a partir daí, façam a ponte para qualquer televisão, dados ou cabos telefônicos existentes até o trecho final.

 

A solução Gigabit Connect da Nokia se baseia nos recursos G.fast, recobrindo sua complexidade e permitindo que a conexão final seja gerenciada como um endpoint de fibra sob um único painel de interface de gerenciamento de vidro. Isso é especialmente importante para operadoras que se concentram na implantação apenas de fibra e que não têm experiência com tecnologias em par trançado de cobre. O Gigabit Connect pode ser implantado sem impacto no gerenciamento de rede existente e nos serviços FTTH (Fiber to the Home).

 

A solução Gigabit Connect também oferece a mesma experiência de velocidade e baixa latência para o usuário final, como o FTTH completo.

 

Sandy Motley, presidente de redes fixas da Nokia, disse: “Estimamos que 20% dos MDUs são desafiadores para novas instalações de fibra. Usar o G.fast sobre os cabos existentes de um edifício ajuda muito a resolver o problema, mas pode ser um desafio para os operadores adquirirem experiência em novas tecnologias. Com o Gigabit Connect, recobrimos a complexidade, permitindo a implantação de fibra plug-and-play e o gerenciamento contínuo como em qualquer linha de fibra normal. Além disso, os consumidores terão a mesma velocidade e desempenho de baixa latência que a fibra padrão.”

 

A Pan Dacom Networking AG está implantando as unidades de ponto de distribuição rápida Lightspan SX G. (DPUs) da Nokia e o Altiplano Network Management System para que seu cliente de fibra R-Kom conecte 4.000 edifícios na Baviera Oriental, Alemanha.

 

Thomas Klein, Chefe do Centro de Competência de Vendas e Tecnologia da Pan Dacom Networking, disse: “Estamos usando o G.fast para a última gota e usamos provisionamento zero-touch com SDAN (Redes de Acesso Definidas por Software). A solução da Nokia estende o que pode ser feito com SDAN e ajudou a reduzir os tempos de implantação em 50% com a configuração da nuvem.” Alfred Rauscher, Diretor Administrativo da R-KOM acrescentou: “Graças à solução escalonável e preparada para o futuro da Nokia, milhares de bávaros que moravam em casas anteriores de fibra ótica podem agora esperar por banda larga gigabit.”
 

De acordo com Dell'Oro, as conexões G.fast são definidas para mais do que o dobro em 2025.

 

Notas aos editores

 

Tecnologia implantada para R-KOM

R-KOM irá integrar Lightspan SX com Altiplano no OSS / BSS. As soluções G.fast baseadas no chipset Quillion da Nokia são as de maior densidade no mercado e atenderam às ambições de consumo de energia de 2023 da UE CoC dois anos antes da meta.
 

Previsão Dell'Oro

Fonte de conexões G.fast: Dell'Oro: Relatório de acesso à banda larga Relatório de previsão de cinco anos 2021-2025, 30 de julho de 2021
 

• Portas G.fast implantadas até o final de 2021: 7,3 milhões

• Portos G.fast a serem implantados 2022-2025: 8,9 milhões, totalizando 16,2 milhões até o final de 2025

 

Recursos

 

Página da solução G.fast

Página web Lightspan SX/DX

Página da Altiplano

 

Sobre a Nokia

 

Na Nokia, criamos tecnologia que ajuda o mundo a agir coletivamente.

 

Somos parceiros de confiança para redes críticas e estamos comprometidos com inovação e liderança tecnológica em redes móveis, fixas e em nuvem. Criamos valor com propriedade intelectual e pesquisa de longo prazo, liderada pelos premiados Nokia Bell Labs.

 

Seguindo os mais altos padrões de integridade e segurança, agimos para construir as capacidades necessárias para um mundo mais produtivo, sustentável e inclusivo.

 

Imprensa:

 

Elisandra Escudero

elisandra.escudero@lvba.com.br

+55 11 98558 0117

LVBA Comunicação

 

Nathalie Campoy

nathalie.campoy@lvba.com.br 

+55 11 97359 7903

LVBA Comunicação

 

Lygia Torelli
lygia.torelli@nokia.com