PESQUISA

Páginas

O mercado de investimentos apresentou crescimento no primeiro semestre de 2021.

 Certificações financeiras fomentam mercado de investimentos no Brasil

Mais de 17 mil pessoas já conseguiram aprovação em provas que capacitam para atuar no mercado financeiro com o método desenvolvido pelo professor Lucas Silva.

 

O mercado de investimentos apresentou crescimento no primeiro semestre de 2021. Dados divulgados pela B3 confirmam um aumento de 43% no número de investidores cadastrados na bolsa de valores, atingindo a marca de quase 4 milhões de pessoas. Para acompanhar essa evolução, é necessário certificar profissionais para atuarem em instituições financeiras como bancos ou corretoras de valores. E essa é a missão do professor Lucas Silva, que já ajudou mais de 17 mil alunos a serem aprovados nas certificações que são o passaporte para o começo na carreira.

 

Com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, Lucas Silva começou a se interessar pela profissão ao observar colegas do curso de Administração de Empresas que circulavam de terno e gravata no campus da faculdade que cursava. “Eu queria usar a mesma roupa que eles, então comecei a pesquisar o que precisaria ter de diferencial para poder seguir essa carreira”, relembra. Os estudantes eram bancários e Lucas conseguiu ingressar em uma instituição bancária dois anos depois.

 

Atuando como caixa, ele usou seu poder de observação mais uma vez. Percebeu que as certificações financeiras eram um diferencial para fazer carreira dentro do banco. “Eu sabia que não tinha muita aptidão comercial, então precisava compensar isso sendo uma referência técnica”, relembra. Foi assim que ele começou a estudar para fazer as provas de certificações financeiras. Na época existia pouco material à disposição. Então ele buscou auxílio com colegas de agência que emprestaram apostilas. A primeira aprovação foi na CPA-10, que permite atuar como gerente de banco. Em seguida, passou na prova da CPA-20, que atende clientes mais exclusivos. “Queria buscar ainda mais destaque e diferenciação. Então fiz a certificação de Especialista em Investimento, sendo um dos 100 primeiros no Brasil a ter essa qualificação. Também busquei a certificação de Planejador Financeiro (Certified Financial Planner - CFP®), válida internacionalmente”, se orgulha.

 

A capacidade de conseguir aprovação em provas difíceis chamou a atenção dos colegas de profissão, que começaram a pedir ajuda para também passar nas certificações. Foi assim que Lucas Silva descobriu o seu talento para ensinar. Iniciou pequenas turmas com conhecidos e, vendo que dava certo, investiu na carreira como professor de certificações financeiras em 2011. Após sete anos, optou por deixar o mercado financeiro e apostou naquilo que para ele era seu maior investimento: realizar o sonho de quem quer mudar de vida. “As certificações financeiras são verdadeiros atalhos para o sucesso dentro do mercado. Posso garantir porque foi o que aconteceu comigo. E meu objetivo agora é levar as certificações para o maior número possível de pessoas”, afirma Silva.

 

Em outubro de 2018, após três anos como professor contratado por uma escola, ele decidiu empreender usando seu próprio método para ajudar as pessoas a passar nas provas. Com uma política de “muito mais do que vender cursos, mudar vidas” e a ideia de manter muita proximidade com o aluno, Lucas Silva abriu sua própria escola de certificações financeiras, que leva seu nome. “Nós estamos transformando a vida de milhares de pessoas através da educação financeira e de aprovações nas certificações, que são o caminho para o crescimento na carreira no mercado financeiro”, esclarece.

 

Desde então, já são mais de 17 mil alunos aprovados em certificações financeiras, 300 lives de conteúdo gratuito, mais de R$ 473 mil em bolsas de estudos e mais de 112 mil investidos em pagamento de taxas para aplicação das provas de alunos que não tinham condições de arcar com as despesas.

 

Saiba mais sobre as certificações financeiras

As certificações financeiras são provas que garantem a competência técnica de profissionais para atuarem no mercado financeiro, seja através de bancos ou corretoras de valores. Os aprovados se qualificam para atuar como gerente de banco ou consultor de investimentos. Diferentes instituições aplicam os testes, que ocorrem em datas agendadas e podem ser feitos online ou presencialmente, dependendo da prova.

Confira o calendário:

CPA-10, CPA-20 e CEA

Aplicador: Anbima

Data: as provas do CPA-10 e CPA-20 são feitas diariamente e a do CEA é realizada semanalmente.

Precisa ser feita presencialmente.

 

Ancord

Aplicador: Ancord

Data: diariamente

Pode ser realizada presencialmente ou online.

 

CFP®

Aplicador: Planejar

Data: são feitas três provas ao ano. As datas para 2022 são: 1 de maio, 21 de agosto e 13 de novembro

Precisa ser feita presencialmente.

 

Saiba mais sobre o professor Lucas Silva
 



Formado em Administração e com especialização em Finanças pela FGV-RS e pelo New York Institute of Finance nos Estados Unidos, Lucas Silva já foi aprovado nas principais certificações financeiras do país: CPA-10, CPA-20, CEA, Ancord (AAI), PQO e CFP®. Com habilidade para ensinar, optou por auxiliar pessoas a ingressar no mercado financeiro através de cursos preparatórios para as certificações exigidas através da escola que leva seu nome. Tem experiência de oito anos no mercado financeiro, atuando em bancos e corretoras de valores, sempre nas áreas de investimento e consultoria financeira.


 

 

Contato com a imprensa: @azpressbrasil


CMC