PESQUISA

Páginas

Prêmio Aberje 2021 revela os melhores da comunicação brasileira

 A 47ª edição do Prêmio Aberje organizou nesta segunda-feira (13/12) a cerimônia que reconheceu as principais empresas e profissionais corporativos por contribuírem com o incentivo às boas práticas na comunicação empresarial do país em 2021. A exemplo do ano anterior, a premiação ocorreu de forma online em razão da pandemia.


Durante o evento, foram anunciados os ganhadores da disputa nacional das categorias do prêmio. O destaque como "Empresa do Ano" foi a BRF, que atua na área de alimentos e conta com mais de 100 mil pessoas em todo o mundo.

Também na cerimônia, a GloboNews, o jornal O Estado de S.Paulo, o Consórcio de Veículos para divulgação de dados da Covid-19, a plataforma Inteligência Financeira e a Expert XP 2021 foram premiados na categoria "Mídias do Ano". A CEO da Pfizer, Marta Diez, recebeu a homenagem "CEO Comunicadora do Ano"

A premiação foi distribuída em 16 categorias, organizadas nos eixos "Foco no Tema", "Foco no Público" e "Foco em Meios". A lista completa dos vencedores segue no release abaixo.






Prêmio Aberje 2021 revela os melhores da comunicação brasileira

Mais uma edição totalmente digital revela os 18 melhores cases de comunicação corporativa do Brasil nas 16 categorias do prêmio


Premiação ocorreu na última segunda-feira
Foto: Divulgação



São Paulo, Dezembro de 2021 - A 47ª edição do Prêmio Aberje reconheceu, na noite desta segunda-feira (13), as principais organizações e profissionais por contribuírem com o fomento das boas práticas na comunicação empresarial do país no ano de 2021. Assim como no ano passado, a cerimônia e todas as etapas do Prêmio foram realizadas de forma virtual ao vivo no canal da Aberje no Youtube. Foram 326 projetos inscritos, de 176 empresas participantes, de todas as regiões do Brasil, uma das maiores edições do Prêmio Aberje. Destes projetos, 79 foram vencedores regionais e concorreram ao grande prêmio nacional.

Durante a cerimônia foram reconhecidas e homenageados os profissionais, mídias e empresas que, a despeito do cenário absolutamente desafiador, combinaram criatividade e estratégia para acolher, esclarecer, mobilizar e incentivar seus públicos prioritários a lidarem com as inúmeras mudanças em curso.

O destaque como Empresa do Ano foi para a BRF. A empresa conta com mais de 100 mil pessoas no mundo todo. A cadeia da BRF é viva, longa e complexa e gerida de maneira sustentável, que valoriza as pessoas, respeita o meio ambiente e o bem-estar animal, e que cria e compartilha valor com todos que compõem a cadeia, por meio da comunicação.

Além dos ganhadores da parte competitiva do Prêmio Aberje, foram anunciados os vencedores dos Prêmios Especiais - homenagem aos profissionais e organizações que, com seu trabalho, ajudam a firmar o protagonismo da comunicação corporativa no Brasil. Marta Díez, CEO da Pfizer, ganhou o troféu de CEO Comunicadora do Ano; Rodolfo Guttilla, sócio-fundador da Cause, foi homenageado como Trajetória do Ano; Jorge Duarte, gerente de Comunicação Estratégica da Embrapa e Diretor de Relações Acadêmicas da ABCPública, recebeu o Prêmio " James Heffernan" de Educador do Ano; e o Instituto Butantan recebeu o Prêmio Especial Contribuição à Comunicação da Ciência.

Melhores da Comunicação em 2021

O Prêmio Aberje é composto por 16 categorias, subdivididas em três eixos: Foco no Tema, Foco em Públicos e Foco em Meios. O primeiro eixo teve como foco projetos de comunicação inscritos de acordo com o seu Tema e contempla cinco categorias. Na categoria Diversidade & Inclusão o prêmio fica com a Localiza. Já na categoria Ética, Integridade e compliance, houve um empate entre Klabin e BRF. Em Gestão de crises, o prêmio vai para a BRF. Na categoria Marca, o vencedor é a SulAmérica Seguros. Na categoria Memória Organizacional o primeiro prêmio fica com Norsk Hydro e na categoria Sustentabilidade Organizacional, a premiação vai para a Natura

No eixo que agrupa os projetos inscritos de acordo com os Públicos a que eles se destinaram, os vencedores são: na categoria Consumidor/Cliente quem leva o prêmio é Cemig SIM. Na categoria Imprensa e/ou Influenciadores, o primeiro lugar fica com a Câmara Brasileira do Livro. Na categoria MultiPúblicos desta edição, a premiação vai para a LATAM Airline Brasil e na disputada categoria Público Interno, também houve um empate: White Martins Gases Industriais e Ifood. Fechando esse eixo, a categoria Sociedade premia a Hermes Pardini

No terceiro e último eixo, que agrupa projetos com foco em Meios, a primeira categoria, a de Eventos, premia a Neoenergia. Já na categoria Mídia Audiovisual, a premiação vai para o Serviço Social do Comércio - Sesc Pantanal. Na categoria Mídia Digital, a vencedora é a Energisa e, em Mídia Impressa, o prêmio fica com a AngloGold Ashanti. Finalizando as 16 categorias, o vencedor da Publicação Especial é a Nissan do Brasil

Comunicadores do Ano

Todo ano, o Prêmio Aberje também elege os Comunicadores do Ano, uma homenagem concedida a dez profissionais que mais se destacaram no exercício de suas funções dentro e fora das organizações a que pertencem.

Os nomes são definidos a partir dos seguintes critérios: melhores notas dadas pelo júri aos projetos da empresa inscritos no Prêmio; número de projetos vencedores regionalmente e nacionalmente; e abrangência de projetos vencedores em diferentes regiões do país. Após o levantamento dos nomes, a lista é analisada e validada pelas gerências e diretoria da Aberje, que também se baseiam em uma rigorosa pesquisa, realizada pelo Centro de Memória e Referência da associação, sobre a atuação profissional de cada comunicador durante o ano.

Os 10 Comunicadores do Ano do 47º Prêmio Aberje foram:

Ana Carla Lopes, Head de Reputação no Grupo Boticário

Cristina Fernandes Garambone, Diretora de RH, Comunicação e Sustentabilidade na White Martins

Daniele Salomão, Vice-Presidente de Gente e Gestão na Energisa

Eleni Gritzapis, Diretora de Comunicação Corporativa na Dow

Leandro Modé, Superintendente de Comunicação Corporativa no Itaú Unibanco

Pedro Paciornik, Diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing na Valmet

Raquel Ogando, Diretora Global de Comunicação e Reputação Corporativa na BRF

Rozália Del Gáudio, Diretora de Comunicação Corporativa na Localiza

Rute Melo Araújo, Diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade na VLI

Thaís Arruda, Superintendente de Comunicação e Marketing Institucional da SulAmérica

Além de receberem o troféu de profissional do ano, esses profissionais concorreram ao prêmio pelo voto popular. O primeiro lugar ficou com Daniele Salomão, da Energisa. O segundo lugar ficou com Ana Carla Lopes, e o terceiro lugar com Leandro Modé.

Mídias do Ano e Prêmios Especiais

Na categoria Mídias do Ano, as os prêmios vão para a GloboNews 25 Anos - série especial de documentários em comemoração à data (Televisão); Estadão - pelo novo formato adotado no impresso (Jornal); Consórcio de Veículos de Imprensa para divulgação de dados da Covid-19 (Mídia Especializada); Plataforma Inteligência Financeira, Itaú Unibanco + Editora Globo (Mídia Especializada) e Expert XP 2021 (Produção de Conteúdo).

Conheça todos os vencedores da 47ª edição do Prêmio Aberje

Categorias do Prêmio Aberje

Foco no Tema

Diversidade e Inclusão

Localiza

Ética, Integridade e Compliance
Klabin
BRF

Gestão de Crises
BRF

Marca
SulAmérica Seguros

Memória Organizacional
Norsk Hydro

Sustentabilidade Organizacional
Natura

Foco em Públicos

Consumidor/Cliente
Cemig SIM

Imprensa e/ou Influenciadores
Câmara Brasileira do Livro

Multipúblicos
LATAM Airline Brasil

Público Interno
White Martins
Ifood

Sociedade
Hermes Pardini

Foco em Meios

Evento
Neoenergia

Mídia Audiovisual
Serviço Social do Comércio - Sesc Pantanal

Mídia Digital
Energisa

Mídia Impressa
AngloGold Ashanti

Publicação Especial
Nissan do Brasil

Empresa do Ano
BRF

Mídias do Ano

Televisão
GloboNews 25 Anos

Jornal Impresso
Estadão

Mídia Especializada
Consórcio de Veículos de Imprensa para divulgação de dados da Covid-19
- Plataforma Inteligência Financeira (Itaú Unibanco e Editora Globo)

Produção de Conteúdo
Expert XP 2021

Prêmio Especial - Contribuição à Comunicação da Ciência
Instituto Butantan

Comunicadores do Ano

- Ana Carla Lopes (Grupo Boticário)

- Cristina Fernandes Garambone (White Martins)

- Daniele Salomão (Energisa) - vencedora do voto pela audiência
- Eleni Gritzapis (Dow)

- Leandro Modé (Itaú Unibanco)

- Pedro Paciornik (Valmet)

- Raquel Ogando (BRF)

- Rozália Del Gáudio (Localiza)

- Rute Melo Araújo (VLI)

- Thaís Arruda (SulAmérica)

Prêmio "James Heffernan" de Educadora do Ano - Jorge Duarte

Prêmio Trajetória do Ano - Rodolfo Guttilla

Prêmio CEO Comunicadora do Ano - Marta Díez (Pfizer)

Sobre o Prêmio
Desde que foi criado em 1967, o Prêmio Aberje acompanha o setor e, por meio da apresentação de cases inspiradores e do compartilhamento de experiências, ajuda a promover melhores práticas da comunicação de empresas e instituições de todo o Brasil.

Neste ano de 2021, foram inscritos 326 projetos, distribuídos nas 16 categorias e cinco regiões que compõem o Prêmio. Os vencedores regionais apresentaram seus cases para a Comissão Julgadora do Prêmio de forma virtual, durante a semana de Painel de Cases, transmitida no YouTube da Aberje. Todas as apresentações seguem disponíveis para consulta. Os projetos vencedores de edições anteriores também podem ser consultados no Centro de Memória e Referência da Aberje, assim como nos livros publicados pela Aberje Editorial com os resumos dos cases premiados, tanto regionais, quanto nacionais.

Sobre a Aberje - A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Fundacom, Global Alliance for PR and Communication Management e Arthur W. Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.


Mais Informações

Ortolani Comunicação & Marketing