Visitas aos museus podem contribuir para aumentar o desempenho de candidatos às segundas fases dos vestibulares

 Visitas aos museus podem contribuir para aumentar o desempenho de candidatos às segundas fases dos vestibulares


Equipe do Poliedro Curso lista cinco benefícios de frequentar exposições e aponta como podem ajudar a conquistar uma maior pontuação nos processos seletivos



A maratona de primeiras fases dos vestibulares está chegando ao fim. Agora, é hora de se preparar para a próxima etapa! Com a aproximação do período das festas de final de ano e férias, o mais importante é saber dosar a energia, estabelecendo pausas para o descanso, mas sem abrir mão dos estudos, já que estamos entrando na reta final.

Segundo Maria Catarina Bózio, coordenadora do Ensino Médio do Poliedro Colégio de São José dos Campos, é preciso manter o empenho, tomando cuidado para não se sobrecarregar. "Não é hora de reduzir totalmente o ritmo, principalmente se há chances de ter passado para a segunda fase. Por outro lado, também é importante estabelecer mais momentos de lazer e descontração para evitar sobrecargas. Pensar em saídas culturais pode ser muito benéfico.", explica.

Os museus, por exemplo, apresentam amplo potencial educativo e pedagógico, já que estimulam as descobertas, o pensamento criativo e crítico, por meio de diálogos entre passado e presente, culturas e territórios. "O conhecimento sobre artes contribui diretamente para a formação cidadã. Além disso, é nítido que há o esforço das universidades em trazer temas artísticos para os vestibulares, e os candidatos que dominarem o assunto certamente terão maiores chances de se destacar. Por isso, recomendamos a visita às exposições como uma forma de estudo não conteudista, mas que proporcionará uma série de habilidades fundamentais para um bom desempenho nos processos seletivos e para uma formação integral.", diz.

Analisando tantos pontos positivos, o Poliedro Educação, grupo com quase 30 anos de atividades e composto por três unidades de negócios - Sistema de Ensino, Colégio e Curso -, patrocina, pela primeira vez, uma das mais importantes instituições de cultura do País: o Museu de Arte de São Paulo (MASP). A iniciativa foi firmada para o biênio 2021/2022 e permitirá que alunos e colaboradores tenham acesso às exposições com visitas on-line e presenciais guiadas. Neste período, a programação será dedicada às histórias brasileiras por ocasião do bicentenário da independência do Brasil.

"Sabemos que é muito importante que os estudantes reconheçam os movimentos históricos e sociais que permeiam as artes, uma vez que toda obra expressa, inevitavelmente, uma visão de mundo e uma forma de conhecimento", conclui Maria Catarina.

Confira, abaixo, cinco benefícios de frequentar exposições e como podem ajudar a melhorar o desempenho nas provas:

• Ajuda a criar repertório artístico

Os vestibulares trabalham com temas atuais que podem ser representados e discutidos por meio de produções artísticas. Podem surgir em um grafite, em um meme, uma escultura, uma foto ou qualquer outro tipo de gênero. Especificamente na Unesp, as artes - principalmente quadros - aparecem com frequência na prova de Linguagens, com o intuito de estabelecer relações e comparativos entre diferentes produções. Então, é necessário ter um repertório consolidado, saber analisar obras, as características mais importantes e os pontos de atenção em cada uma, para conseguir resolver os enunciados com precisão. Neste sentido, frequentar exposições em museus pode auxiliar no desenvolvimento de tais habilidades, assim como agregar ainda mais conhecimento sobre cada uma das artes e seus contextos de produção.

• Desenvolve o raciocínio crítico e analítico

Ao permitir descobertas e o contato com obras de arte originais, patrimônios históricos e manifestações plurais, os museus criam um ambiente primoroso para o desenvolvimento do raciocínio crítico e analítico, estimulando o entendimento dos estudantes acerca da complexidade do mundo.

• Auxilia na construção de filtros de relevância

Por meio dos processos de curadoria, museus bem estruturados, como o MASP, trazem com muita força a relevância de saber selecionar e filtrar o que é importante, o que interessa e o que pode ter mais impacto. Observando a disposição das obras, a correlação entre cada uma e lendo atentamente seus materiais de apoio, o estudante é direcionado para compreender as informações que realmente importam, uma habilidade fundamental na hora de ler os enunciados de prova, se ater ao comando das questões e ser objetivo nas respostas.

• Permite conhecer novos gêneros textuais

Os vestibulares, principalmente a Unicamp, tendem a trabalhar com gêneros textuais diversos. Então, conhecer a estrutura de um texto de exposição, de abertura do curador, as características de um artigo de opinião a respeito de uma determinada exposição, entre outros, pode contribuir muito para o bom desempenho do candidato na hora de executar a proposta de redação ou compreender os excertos que compõem a prova. "Há uma série de gêneros no espaço artístico interessantes de serem conhecidos para ampliar o repertório. É possível que essa riqueza no conhecimento garanta ao candidato maior tranquilidade e segurança na hora de fazer a redação e de transitar por formatos que pode não ter tanto domíno.", explica Maria Catarina.

• Cria habilidades de estabelecer conexões

O exercício de frequentar um espaço de museus com produções diversas gera estímulos semelhantes aos da redação da Fuvest, por exemplo, que exige uma análise sociológica e propõe correlações entre diferentes excertosEm função da curadoria e de como as obras estão dispostas no espaço, os estudantes são levados a traçar paralelos e fazer reflexões mais aprofundadas, algo fundamental para qualquer vestibular.

Sobre o Poliedro Educação

O Poliedro Educação é um ecossistema voltado à Educação, com quase 30 anos de atividades e composto por três unidades de negócios: Sistema de Ensino, Colégio e Curso. Com o objetivo de criar valor para a educação em nosso País, alia inovação e excelência pedagógica para oferecer as melhores soluções e metodologias que apoiam a formação de mais de 160 mil estudantes das mais de 480 escolas associadas em todo o Brasil.

Informações à imprensa:

Conteúdo Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo HDI adquire operação da Liberty Seguros na América Latina

Desenvolve SP lança linhas de crédito de R$ 50 milhões exclusivas para mulheres empreendedoras

iFood Arraial Estrelado, no Jockey Club de São Paulo, receberá shows de Wesley Safadão, Luan Santana, Zezé di Camargo, Elba Ramalho e muito mais

Governo do Estado de São Paulo abre Temporada 2023 da Osesp

Governo do Estado de São Paulo aprova a eliminação da GIA nas obrigações tributárias

Defensor público alerta sobre o uso de expressões capacitistas em nosso vocabulário

31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco

Carlos Drummond de Andrade - ENEM 2009

Dori Alimentos apresenta ideias criativas de decoração para festas com seus produtos na Celebra Show