PESQUISA

Páginas

5 dicas de como retomar os estudos no início do ano

 

5 dicas de como retomar os estudos no início do ano

Professora de Planejamento Estratégico de Estudos dá dicas para ajudar a se organizar e estudar com foco e planejamento neste início de ano
 

Viviane Rocha, professora de Planejamento Estratégico de Estudos na Central de Concursos


Todos nós iniciamos o ano com grandes planos e expectativas, escrevemos nossas metas e focamos em tudo o que queremos fazer de diferente em relação ao ano anterior. Com os concurseiros não é diferente. A busca por salários mais atrativos e a conquista da tão sonhada estabilidade aparecem como principais metas neste início de 2022.
 

Se a pessoa quer, então quais são os motivos para postergar esse início ou retomada dos estudos?
 

Alguns concurseiros ainda não voltaram a estudar porque, por terem sido reprovados ou não atingirem nota de corte suficiente nas primeiras experiências com concurso, decidem parar de estudar e esquecem de que grande parte do conteúdo de uma preparação pode ser aproveitada em outras provas.
 

Outros alunos, mesmo com editais publicados e diversos concurso previstos para 2022, estão desmotivados porque não conseguem organizar os estudos e dar o pontapé inicial. E tem aqueles que estão ansiosos porque ainda não tiveram os seus editais publicados e aguardam tais publicações para intensificarem os estudos.
 

A professora Viviane Rocha, que leciona Planejamento Estratégico de Estudos nos cursos preparatórios da Central de Concursos, listou 5 dicas para ajudar a se organizar e estudar com foco e planejamento neste início de ano. Confira a seguir:
 

1. Identifique o concurso ideal
 

Comece elegendo uma carreira e/ou carreiras que realmente você queira trabalhar. Leve em conta a atividade cotidiana naquele cargo, o local de trabalho e, é claro, a remuneração.
 

Caso já tenha se preparado para algum concurso, eleja um cargo que você possa aproveitar as disciplinas já estudadas. Você pode até prestar outras provas, mas foque naquela que estabeleceu como a melhor opção.
 

2. Conheça o edital e a banca organizadora
 

Para organizar e planejar a preparação, o candidato deve conhecer as disciplinas que são cobradas na prova, a quantidade e conteúdo das questões, pesos de cada matéria, o mínimo de pontos por disciplina e demais critérios de avaliação. Para conseguir isso, a dica é usar como referência editais anteriores.
 

3. Crie sua rotina de estudos
 

Agora que já conhece as disciplinas e critérios de avaliação do seu concurso, você pode iniciar seu estudo pelas disciplinas básicas. Sendo assim, estude a teoria, faça muitos resumos, estabeleça um ritmo de revisões constantes, faça muitos exercícios e provas anteriores.
 

Na sua rotina de estudos você deve fazer as adequações necessárias para dar conta dos compromissos pessoais e profissionais.
 

Esse conjunto de atividades certamente o farão caminhar mais rapidamente rumo à aprovação.
 

4. Faça simulados periódicos
 

Faça muitos simulados. Eles são fundamentais para saber em que nível está a sua preparação e a melhor ferramenta para treinar o dia de sua prova, desenvolvendo ritmo de resolução de questões, além de aprender a passar gabarito e controlar o tempo.
 

Essa noção da realidade de seu concurso será fundamental, pois muitos candidatos estudam, sabem a teoria, mas não estão prontos para o dia de prova. Prepare-se para todas as etapas e circunstâncias do seu concurso.
 

5. Material didático adequado
 

Busque auxílio em cursos preparatórios, estude ou aprofunde a teoria por meio de livros e apostilas especializadas e atualizadas (esses materiais serão imprescindíveis durante seu processo de revisão da matéria).
 

Se você sonha em ser um funcionário público, aproveite esse início de ano para manter o foco nos estudos e estar pronto para as oportunidades que certamente surgirão.


Serviço - Central de Concursos 

A Central de Concursos oferece cursos preparatórios para concursos de diferentes áreas. Além das aulas 100% presenciais, disponíveis nos períodos da manhã, tarde, noite e fins de semana, a Central também oferece cursos online e material didático completo. MAIS INFORMAÇÕES 

Sobre a empresa 

Com 32 anos de tradição, a Central de Concursos é referência nacional no segmento em que atua: cursos preparatórios para concursos públicos. É a maior empresa do país na divulgação, preparação e treinamento para aqueles que buscam ingressar na carreira pública. 

Atualmente, a escola possui cinco unidades espalhadas pelo estado de São Paulo: Metrô República, Paulista, Santo Amaro, Guarulhos e ABC.