Pesquisar

24 de jan. de 2022

Novo Ensino Médio: os impactos que os itinerários formativos podem causar na vida dos jovens

 

 

Considerando que hoje, 24 de janeiro, é o Dia Internacional da Educação, gostaríamos de sugerir uma pauta sobre os impactos que os itinerários formativos podem causar na vida dos jovens.
 

De acordo com o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, neste ano o Novo Ensino Médio fará parte das escolas de todo o país. Com os itinerários formativos, os alunos do Ensino Médio passam a ter um conjunto de disciplinas e projetos curriculares ofertadas pelas instituições e redes de ensino, onde eles poderão escolher em quais matérias querem aprofundar seus conhecimentos e se preparar para prosseguir os estudos ou para o mercado de trabalho.
 

Serão cinco os itinerários disponíveis que farão parte do Novo Ensino, sendo: Linguagens e suas Tecnologias, Formação Técnica e Profissional, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
 

Com os itinerários formativos, o aprendizado dos alunos, hoje bastante generalizado, ficará mais aprofundado nas áreas de conhecimento mencionadas acima e na Formação Técnica e Profissional. Além disso, os itinerários também garantem maior autonomia para que os alunos realizem os próprios projetos de vida, promovem a incorporação de valores como pluralidade e solidariedade e fazem com que os alunos tenham uma visão de mundo mais diversa tanto na escola quanto na vida e no trabalho que venham a conquistar no futuro.
 

Diante desse cenário, gostaria de oferecer essa pauta sobre os impactos que o Novo Ensino Médio pode causar na vida dos jovens. Como fonte para esta matéria, sugerimos Leonardo Libmansócio-fundador e CEO da Seren, edtech brasileira desenvolvedora da metodologia de ensino baseado na experimentação vocacional, que ajuda jovens a escolherem sua carreira profissional, a partir da experiência de quem já está no mercado, opera como um complemento ao Novo Ensino Médio.
 


 


 
 

Sobre a Seren

Seren é uma edtech brasileira desenvolvedora da metodologia de ensino baseada na experimentação vocacional, conectando as escolas as exigências do Novo Ensino Médio, impulsionando o tema Projeto de Vida no Currículo Escolar, servindo como um Laboratório Digital para os alunos encontrarem sua vocação e garantirem maior assertividade no processo da escolha profissional. A ferramenta está disponível no Web Site e no app dos sistemas Android e iOS.

 

A Seren tem o reconhecimento de uma das principais referências e autoridade da literatura brasileira, o escritor e psiquiatra doutor Augusto Cury. Com o objetivo de gerar impacto e transformação social, criou o Instituto Seren Social, para buscar parcerias com a rede de ensino público, Organizações não-Governamentais (ONGs) e instituições sócio-protetivas e socioeducativas, interessadas em promover inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade.


Informações à imprensa
Seven PR | Seren

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CMC, CIDADE DE MARÍLIA